Deputado Dr. Yglésio diz que liminar mostra que oposição não é para torcer contra o Estado

 

yglésio
Deputado estadual Dr. Yglésio(PDT)/Foto: Reprodução

O deputado estadual Dr. Yglésio (PDT), criticou a oposição nesta segunda-feira (1º), na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão. O motivo foi a decisão liminar do ministro do STF, Marco Aurélio, que trata do empréstimo que o governo deve contrair para pagamentos de precatórios.

De acordo com Yglézio, deputados de oposição chegaram classificar de ‘palhaços’ parlamentares a favor do empréstimo. Ele disse ainda que a oposição deveria ter um pouco mais de cautela ao tentar barrar as medidas adotadas pelo governo.

“..então a gente pede, para que deputados de oposição evitem se transformarem em arautos da desventura, porque não interessa a ninguém no Maranhão situações negativas para o estado”, cobrou o parlamentar.

Flávio Dino apresenta em Brasília redução da mortalidade infantil no Maranhão

 

PAN
Governador do Maranhão em Brasília/Foto Reprodução

Flávio Dino apresentou, na sede da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), em Brasília, a experiência exitosa do Maranhão na redução da mortalidade infantil e materna. Foi a primeira vez que um governador participou de uma reunião da Comissão Intergestores Tripartite, do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).

O governador do Maranhão destacou as principais ações da política de combate à mortalidade materna e infantil implementadas no Maranhão nos últimos anos, como a experiência na região de Balsas.

“Há uma premissa nesse trabalho, que é a da união. Os bons resultados se devem exatamente em razão das parcerias. Viemos demonstrar, em forma de agradecimento a OPAS, OMS, Conass e toda equipe técnica que tem visitado o Maranhão, que a soma de forças tem salvado vidas. E salvar essas mães, salvar essas crianças, é salvar a todos nós”, defendeu o governador Flávio Dino

Emoção e gratidão marcaram a entrega das obras do Nazaré Ramos em São Luís Gonzaga do Maranhão

 

nazaré
Secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão, recebendo o carinho e agradecimento dos professores do Nazaré Ramos/Foto: Reprodução

O governo do Maranhão através da Secretaria de Estado da Educação está entregando obras de recuperação de unidades de ensino estaduais em vários municípios. A ação de valorização da Educação pelo governo vai além da estrutura física das escolas, esse aspecto pode ser testemunhado na emoção e geralmente lágrimas dos munícipes contemplados, que sempre marcam as entregas.

O Secretario de Educação do Estado, Felipe Camarão, voltou entregar várias obras nesta quarta-feira (26), um dos municípios contemplados foi São Luís Gonzaga do Maranhão. No mês em que completou 165 anos, não poderia receber melhor e maior presente que a completa reforma do Centro de Ensino Médio Nazaré Ramos, escola do estado, mas patrimônio do povo gonzaguense. O prefeito de São Luís Gonzaga, Dr. Junior (PDT), comemorou e agradeceu a entrega das obras concluídas.

“Em nome de toda população de São Luís Gonzaga, agradecemos a reconstrução da escola, porque foi mais que uma reforma. E ela veio através de um governo que trata o povo com respeito e carinho”, disse o prefeito.

D98TLK1XUAA9wRv
Centro de Ensino Médio Nazaré Ramos, em São Luís Gonzaga do Maranhão/Foto: Reprodução

Referência na região do Médio Mearim e fundada em 1942  a escola é responsável por abrir portas de um futuro melhor para várias gerações. A importância da reforma do Nazaré Ramos, como é chamado e conhecido na região, foi descrita por sua diretora, Denise Santos Miranda Pereira, com a emoção de quem se dedica e ama a escola a exemplos de todos gonzaguenses.

“Todo gonzaguense, que concluiu o Ensino Médio nessa cidade, passou por esta escola. Por isso, nós dizemos que ela é parte da nossa história e da nossa vida. Essa escola tem valor tradicional, histórico, emocional, um valor educacional. E estava deteriorada pelo tempo e pela falta de reforma”, destacou a gestora Denise Santos.

A escola de 77 anos passou por três pequenas intervenções durante todo esse tempo. Sendo que a estrutura permanecia praticamente a mesma de quando da sua fundação. A última pequena reforma que o Nazaré Ramos foi submetido aconteceu há 23 anos, por tanto em 1996.

A obra custou mais R$ 800 mil, e envolveu toda estrutura do prédio, incluindo a climatização das salas. Mais de mil estudantes serão beneficiados. Diante da obra pronta, a diretora da escola Denise Santos, disse que o sentimento da população de São Luís Gonzaga, em especial estudantes e professores é de gratidão.

“Pela primeira vez alguém olhou para nós, para essa escola com olhar humanizado. Quando o secretário Felipe Camarão veio aqui, percebeu que não podíamos ficar do jeito que estávamos. E, graças a Deus, agora estamos recebendo uma escola nova, e que merecemos. O que estamos sentindo é gratidão”, disse a professora Denise, gestora da escola.

nazaré 1
A gestora da Escola, Denise Santos Miranda, agradecendo a entrega do Nazaré Ramos completamente reformado/Foto: Reprodução

Gratidão também foi o tom que deu o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, na sua fala ao povo de São Luís Gonzaga. Ele também fez um apelo à população, estudantes e professores.

“Trago algumas palavras do governador Flávio Dino. Queremos agradecer pela paciência e compreensão que vocês tiveram conosco em relação a obra. Também agradecer a parceria com a Prefeitura, que esteve sempre dando apoio do começo ao fim do trabalho. Pedimos a cada estudante que cuide dessa escola, porque ela é de vocês, façam bom proveito, estudem, e deem o melhor de cada um de vocês”, disse Felipe Camarão.

Na Assembleia Legislativa deputados classificam de ‘grandeza política’ encontro de Dino e Sarney

 

roberto-11
Foto: Reprodução

Coube ao deputado estadual Roberto Costa (MDB), destacar nesta quinta-feira (27), da tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, o encontro do governador Flávio Dino e o ex-presidente Sarney ontem em Brasília.

O fato é que a reunião entre Flávio Dino e Sarney movimentou fortemente a classe política no Maranhão. As especulações e teorias para o encontro foram das mais prováveis às absurdas, tanto que Dino tratou rapidamente de explicar o objetivo da agenda com o adversário político.

“Conversei com o ex-presidente José Sarney sobre quadro nacional. Apresentei a ele a minha avaliação de que a democracia brasileira corre perigo, em face dos graves fatos que estamos assistindo. Já estive com os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique, com a mesma preocupação”, disse Dino no twitter.

O pronunciamento do deputado Roberto Costa, teve como base ‘grandeza política’ de ambas lideranças políticas e o compromisso deles com o Brasil, que esqueceram as diferenças e divergências no campo político para defenderem as instituições e a democracia na mais grave crise social, política e econômica na atual quadra no país.

Com exceção de Wellington do Curso (PSDB), que preferiu manter em sua fala restrita à disputas paróquias, praticamente todos deputados presentes no plenário que apartearam Roberto Costa, classificaram o gesto de Flavio Dino e José Sarney como necessário e de grande importância na atual conjuntura no brasileira.

OUÇA PARTE DO PRONUNCIAMENTO DE ROBERTO COSTA

Flávio Dino e Centrais Sindicais discutem conjuntura e medidas adotadas em meio à crise

 

D92_OskXoAQysG0
Flávio Dino se reúne com representantes de Centrais Sindicais/Foto: Reprodução

O governador Flávio Dino se reuniu nesta segunda-feira (24), no Palácio dos Leões, com representantes de várias entidades sindicais. A iniciativa do governador, senão inédita, mas incomum no Maranhão, teve objetivo de dialogar e estreitar as relações do executivo estadual com as categorias de trabalhadores.

Flávio Dino fez uma exposição do atual quadro econômico e fiscal do Maranhão, em relação a atual conjuntura econômica, política e social do país. Também destacou os esforços que vem sendo realizados para manter pagamentos de salários e precatórios, além dos investimentos importantes para gerarem empregos e renda.

Os sindicalistas aplaudiram a iniciativa do governo em estabelecer um diálogo mais direto com eles, mas também se posicionaram em relação as respectivas demandas das categorias.

Participaram da reunião representantes das seguintes categorias: CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), CUT (Central Única dos Trabalhadores), Conlutas (Central Sindical e Popular Conlutas), Força Sindical, CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), UGT (União Geral dos Trabalhadores) e NCST (Nova Central Sindical dos Trabalhadores).

Programa ‘Nosso Centro’ em São Luís será lançado nesta segunda-feira (24)

 

saoluis3

O governo do Maranhão lançará nesta segunda-feira (24), o projeto de revitalização do Centro Histórico de São Luís, com o nome de Programa Nosso Centro. Com investimentos inicialmente previstos de R$ 100 milhões, o objetivo realizar várias obras que valorizarão mais o local como novos museus, eventos regulares e decorações temáticas.

O Programa vai fomentar a habitação, comércio e atividades culturais como pilares de desenvolvimento da região.

O desenvolvimento será promovido a partir da criação de Polos, que visam criar condições de reabilitação urbana do Centro Histórico da cidade. Serão criados os polos Habitacional, Tecnológico, Cultural e Turístico, Comercial e Gastronômico e o Institucional.

Além da revitalização de prédios e ações de facilitação de moradias, com os polos haverá a criação de um parque tecnológico e outras iniciativas, entre essas, o incremento das estratégias de segurança pública e infraestrutura.

Garantida gratuidade em processos de Regularização Fundiária

 

16998_regularizacao_fundiaria_secid_2_6666889212258203830
Secretário Rubens Pereira Jr, o corregedor Geral do TJ-MA, Marcelo Carvalho, e o procurador Geral do Estado, Rodrigo Maia(Foto: Divulgação).

Realizado pelo governo do Maranhão, através da Secid (Secretaria de Cidades, o programa de Regularização Fundiária, contemplará com gratuidade os participantes que comprovarem serem de baixa renda.

A medida foi adotada após reunião com representantes do Tribunal de Justiça e Procuradoria Geral do Estado. A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) estabeleceu normas gerais para o registro da Regularização Fundiária Urbana no âmbito da Lei Nº 13.465/2017 e Decreto N° 9.310/2018.

O titular da Secid Rubens Júnior comemorou a conquista que beneficiará muitos maranhenses nos seus processos.

“O êxito dará maior abrangência ao programa, ao estabelecer a gratuidade do primeiro registro dos títulos, pois um dos obstáculos aos programas de regularização fundiária refere-se aos custos do procedimento. São as famílias de baixa renda as principais beneficiadas com o programa”, disse.

O Termo de Cooperação Técnica para Regularização Fundiária tem por finalidades estabelecer normas gerais e procedimentos jurídicos e administrativos, com operacionalização e atuação conjunta para garantia do direito social à moradia digna.

Visa, também, identificar os núcleos informais e promover a incorporação para o ordenamento territorial e a titulação dos ocupantes; formular estratégias e ações de provimento habitacional para aplicação no espaço urbano de políticas de sustentabilidades econômica, social, ambiental e ordenação territorial; e ampliar o acesso à terra urbanizada pela população de baixa renda em núcleos urbanos informais de domínio municipal.