Políticos Maranhenses lamentam morte de Paulo Henrique Amorim

 

PHA em São Luís
Paulo Henrique Amorim em passagem por São Luís onde participou de evento jornalístico e político/Foto Reprodução

Políticos maranhenses, entre ele, o governador Flávio Dino e o senador Weverton Rocha lamentaram nas redes sociais a morte do jornalista Paulo Henrique ocorrida na madrugada desta quarta-feira (10), no Rio de Janeiro, vitima de um infarto fulminante.

Atento e combativo no debate político o experiente jornalista Paulo Henrique Amorim utilizava a mídia alternativa na internet com grande desenvoltura, onde tinha como principal instrumento de criticas seu Blog Conversa Afiada.

paulo morreu

‘Minhas homenagens ao jornalista Paulo Henrique Amorim. Longa e vitoriosa carreira. Tivemos algumas conversas inesquecíveis e muitas entrevistas’, governador Flávio Dino (PCdoB).

‘A morte do jornalista Paulo Henrique Amorim é uma grande perda para a livre expressão brasileira. Com texto afiado e bem articulado, ele tinha a coragem de fazer o bom jornalismo, que tanto precisamos’, senador Weverton Rocha (PDT).

‘Triste, muito triste, a notícia da morte do Paulo Henrique Amorim’, deputado federal Márcio Jerry (PCdoB).

“Dono de um estilo jornalístico inconfundível, o grande jornalista Paulo Henrique Amorim é mais um gênio que se vai. Jamais esqueceremos de sua sensatez em seus comentários políticos na defesa da democracia e da liberdade de expressão’, deputado federal Zé Carlos (PT).

Para Rafael Leitoa oposição quer tirar do estado administração do Porto e prejudicar o Maranhão

 

rafael leitoa
Deputado Rafael Leitoa (PDT)//Foto: Reprodução

Coube ao líder do governo na Assembleia Legislativa, Rafael Leitoa (PDT), nesta terça-feira (9), esclarecer as reais intenções dos deputados de oposição. De acordo Leitoa, por trás do discurso de apurar irregularidades no Porto do Itaqui, está o desejo de tirar do estado a administração do Porto.

Para o deputado estadual Rafael Leitoa a oposição no Maranhão com objetivo de causar  embaraços e desgaste político a Flávio Dino através dos deputados César Pires (estadual) e Edilázio Júnior (federal), que tentam criar uma crise no Porto do Itaqui, mesmo eles sabendo que poderiam causar um prejuízo maior ao Maranhão.

Antes utilizada para festas Casa de Apoio Ninar celebra a vida após dois anos

 

Ninar
Casa de Apoio Ninar/Foto: Reprodução

Em dois anos de funcionamento, a Casa de Apoio Ninar registrou mais de 200 mil atendimentos. Administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no último dia 04 de julho, profissionais, as crianças com problemas de neurodesenvolvimento e as famílias assistidas comemoraram na Casa.

“A Casa de Apoio Ninar celebra a vida. São dois anos de cuidados não apenas às crianças, mas também às famílias. O projeto foi pensado para atender todos os envolvidos, mostrando que apesar das circunstâncias, a vida merece e precisa ser valorizada”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula.

A Casa de Apoio Ninar registrou 211.220 atendimentos desde o início das atividades.

Além disso, 63.113 consultas multiprofissionais, 14.047 terapias individuais, 7.921 procedimentos em enfermagem, 3.226 serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), entre outros.

Atualmente, a Casa de Apoio Ninar possui 667 famílias cadastradas recebendo assistência.

No dia 4 de abril de 2017, o governador Flávio Dino entregou a Casa de Apoio Ninar. Antes a Casa de Veraneio do Governo do Estado, localizada numa áreas mais caras de São Luís, era utilizadas para festas, tudo bancado pelo erário público.

Márcio Jerry diz positiva visita ao Porto do Itaqui, e Aluízio Mendes se impressiona com números

 

marcio no itaqui
Márcio Jerry (PCdoB), deputado federal, durante visita ao Porto do Itaqui realizada pela Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara Federal/Foto: Reprodução

Dos 42 membros da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara Federal, apenas três participaram da visita ontem, quinta-feira (4), ao Porto do Itaqui. Os parlamentares presentes foram Aluízio Mendes (PODE), Márcio Jerry (PCdoB) e Edilázio Júnior (PSD).

Após visita às instalações foi realizada uma mesa redonda, onde foram respondidos questionamentos dos parlamentares por Ted Lago, gestor da EMAP. Para ele, a visita foi importante para o Brasil conhecer melhor o trabalho que está sendo realizado no Porto.

“Essa é uma boa oportunidade que o Brasil conheça de perto, por meio de seus representantes na Câmara Federal, o modelo de gestão portuário que implementamos aqui. Trabalho sério com reconhecimento no mercado”, disse Ted Lago.

Para o deputado Márcio Jerry, a agenda foi bastante positiva e não houve surpresas, como alguns esperavam ou queriam.

“Conhecemos o trabalho da EMAP à frente do Porto, importante hoje não só para o Maranhão, mas todo centro norte do Brasil. Com modelo de gestão vencedor, a prova são os sucessivos recordes alcançados desde 2015”, comemorou Márcio Jerry.

A visita ao Porto coincidiu com apresentação do resultado do 1º Semestre do Porto, que apresenta a continuidade do crescimento da movimentação de cargas, com quase 111 milhões de toneladas o que representa um crescimento 18%, em relação aos seis primeiros meses de 2018.

O deputado Aluízio Mendes, disse que saiu da visita impressionado com os resultados do Porto.

“Saiu muito impressionado com os números apresentados e com a gestão do Porto do Itaqui”, declarou Aluízio, ao final da reunião.

Sobre a ‘Operação Draga’ realizada em 2017, para apurar denúncias de irregularidades no Porto, o presidente da EMAP informou que após dois anos e meio a Polícia Federal nada concluiu, tendo enviado o inquérito à Polícia Civil.

Ainda sobre eventuais repasses do Porto para o governo do Estado, Ted Lago disse que houve pagamentos de juros sobre capital próprio ao único acionista da empresa (o Governo do Maranhão), com manda Lei Federal Nº 6.404.

Deputado Edilázio Junior volta perder compostura em agenda política em São Luís

 

porto
Foto: Reprodução

O deputado federal Edilázio Júnior (PSD), não terá a semana que esperava. Apostou em duas agendas para causar desgaste político ao governo Flávio Dino, mas não deu certo. Provavelmente foi essa a razão para o deputado está tão nervoso e dando piti ontem quinta-feira (4), durante visita ao Porto do Itaqui.

Na primeira agenda ocorrida em Brasília, na Comissão de Segurança da Câmara Federal, terça-feira (2), com o ex-delegado Thiago Bardal e o delegado licenciado Ney Anderson sobre denúncias de suposta ‘espionagem’ realizada pelo Secretário de Segurança do Estado, Jefferson Portela, ficou no que todos já sabem, mas sem provas e resultado prático.

A segunda, a visita técnica ao Porto do Itaqui, solicitada pelo próprio Edilázio, ocorrida ontem e que contou com participação da Comissão de Fiscalização Financeira da Câmara, CGU, TCU, deputados estaduais e Secretários de Estado para esclarecer denúncias de irregularidades na utilização dos lucros do Porto, o destaque foi o destempero e chiliques do deputado de oposição ao governo do Estado.

(Com Informações do Marrapá)

Parceria: Vale investirá R$ 60,3 milhões em educação, patrimônio histórico e segurança no MA

 

Foto_Gilson-Teixeira-Assinatura-Protocolo-de-Intenções-1
Cerimônia da Assinatura do Protocolo de Intenções (Foto: Gilson Teixeira)

A Vale anunciou nesta terça-feira (2),  investimentos no Maranhão nas áreas de educação, saúde, patrimônio histórico e segurança. Um termo de cooperação foi assinado pelo governador Flávio Dino e o diretor-presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, no valor de R$ 52,2 milhões.

O investimento inclui a construção e reforma de escolas, novos laboratórios técnicos, apoio na formação de educadores, alfabetização de crianças e restauro de prédios no centro histórico da capital.

As ações devem ser iniciadas ainda este ano. Além da parceria com o Governo, a Vale anunciou a doação de R$ 8,14 milhões ao Corpo de Bombeiros, em reconhecimento ao serviço prestado pela corporação à população do estado.

“Hoje estamos assinando um importante documento de parcerias com a empresa que atua no Maranhão, a Vale, acordo esse que implicará a realização de investimentos em várias áreas. Destaco a adesão da empresa ao programa Nosso Centro, recentemente lançado. Só nessa área de restauração de patrimônio histórico são R$ 15 mi. E esse é um protocolo que tem consequências práticas e muito significativas girando em torno de R$ 60 mi”, pontuou o governador Flávio Dino.

Como serão distribuído o recurso:

– 36 mi para Educação
– 15 mi Patrimônio Histórico
– 1,4 mi Saneamento Básico
– 4 imóveis da Vale cedidos para implantação de Complexo das Polícias Vitoria, alto alegre, Açailândia e São Pedro da Água Branca
– 8,14 mi para Corpo de Bombeiros
– Total de 60,3 mi

Adriano Sarney diz que encontro de Flávio Dino e José Sarney não interferirá no seu mandato

 

adriano-sarney-e-josé-sarney
Deputado Estadual Adriano Sarney (PV) e o ex-presidente José Sarney (MDB)/Foto: Reprodução

O deputado estadual Adriano Sarney (PV), que andava meio sumido desde o encontro de Flávio Dino e seu avô José Sarney, semana passada em Brasília, nesta terça-feira (2), usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para comentar o assunto.

Num misto aparentemente de ódio e constrangimento em relação a reunião entre os dois líderes políticos, o único representante direto da família Sarney com mandato atualmente, disse que manterá a mesma postura de oposição ao governo Flávio Dino.

Adriano Sarney que já tentou até suprimir o próprio sobrenome por causa do desgaste, afirmou ter havido um acordo entre Dino e Sarney, mas não disse qual e nem que vai dizer. O governador após o encontro negou peremptoriamente que foi tratado qualquer assunto nesse sentido.

Flávio Dino tem mantido posição destacada no debate nacional e demonstrado preocupação com atual conjuntura política no país, o que para ele representa risco para ordem democrática. Nesse sentido se justificaria o encontro com José Sarney, a exemplo dos encontros já ocorridos com Lula e Fernando Henrique, e que deverá ocorrer também com Dilma Rousseff.

O fato é que a reunião ainda não foi digerida muito bem, e talvez nunca seja, por alguns dinistas e principalmente sarneysistas, estes derrotados nas duas últimas eleições para Flávio Dino, e cujas as críticas se intensificaram após a possibilidade do governador do Maranhão disputar as eleições presidências em 2022, tornar-se uma realidade.

Cancelada oitiva com ex-delegado Thiago Bardal na Câmara Federal

 

Portela1
Jefferson Portela, Secretário de Segurança, e o deputado federal Aluízio Mendes/Foto: Reprodução

(Com informações do Marrapá)

O presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, cancelou a oitiva do ex-delegado Tiago Bardal. A audição estava marcada para esta terça-feira (2) no plenário 6, na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara Federal.

A audiência foi solicitada pelo deputado Aluísio Mendes, ex-secretário de Segurança, e foi baseada em depoimentos de Bardal contra o atual titular da pasta, Jefferson Portela.

thiago

thiago 2

thiago 1

thiago 4

thiago 3