Eleições 2024: Brandão volta reunir base para discutir estratégia

Do O Globo

O governador Carlos Brandão (PSB), maior liderança política do Maranhão na atual conjuntura, assumirá a direção do PSB maranhense, mas já está no comando da articulação da Eleição 2024, objetivando os rumos políticos no estado.

Ele voltou reunir os 13 partidos da base do seu governo segunda-feira, dia 18, (Cidadania, MDB, Patriota, PCdoB, PODEMOS, PP, PSB, PSDB, PT, PV, Solidariedade, União Brasil e PSD), para tratar das Eleições 2024. Na reunião o governador, disse que pedirá uma pesquisa eleitoral para definir estratégias de apoio e, em seguida, irá anunciar publicamente seu aval à candidatura de Duarte Júnior.

Ele solicitou as siglas que sigam o mesmo caminho, para formar uma chapa única. Em São Luís, capital maranhense, a eleição deve repetir o cenário de 2020, com a disputa entre Eduardo Braide (PSD) e Duarte Júnior (PSB).

Natal 2023: governo abre oficialmente a festa em São Luís

As cores, luzes e o clima natalino chegaram de vez à capital maranhense, com a abertura, pelo governo do Maranhão, oficialmente a programação de Natal em São Luís. A população pode conferir em frente ao Palácio dos Leões, na Praça Dom Pedro II, Centro Histórico da capital, com atrações musicais e a volta do video mapping, além de uma decoração toda especial.

Neste domingo, dia 17, tem início a programação na Praça Deodoro.

“Estamos iniciando as comemorações natalinas e convidamos todas as famílias a participarem deste momento muito especial do ano, em que celebramos o nascimento de Jesus, renovamos a fé e comemoramos todas as vitórias e conquistas de 2023, para que 2024 seja ainda melhor. A nossa parte estamos fazendo e faremos muito mais ainda, como o programa Mais Renda, por exemplo, que tem se mostrado uma boa fonte de renda para muitas famílias neste período”, assinalou.

A programação oficial de Natal é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), e segue até o dia 30 deste mês com ações nas praças Dom Pedro II e Deodoro.

Des. José Joaquim suspende investigação contra vereadores de São Luís

O desembargador, José Joaquim, do Tribunal de Justiça do Maranhão, suspendeu de modo imediato, nesta quarta-feira, dia 13, procedimentos em caráter liminar em Habeas Corpus a investigações de vereadores de São Luís, entre eles, o vereador Paulo Vitor (PSDB), presidente da Câmara Municipal, e ainda, servidores e empresários.

“… ante as contundentes ilegalidades descritas supra, requer: (1) a concessão de LIMINAR, com fundamento no art. 989, inciso II, do Código de Processo Civil, para: (1.1) suspender/sustar o andamento de todos os procedimentos investigatórios criminais – e medidas cautelares deles derivadas – relacionados aos fatos que ora se narra, especialmente aqueles de número 0869327-74.2022.8.10.0001 (Investigação), 0851813-74.2023.8.10.0001 (2ª Busca e apreensão) e 0851817-14.2023.8.10.0001 (Pedido de Prisão preventiva), sem prejuízo da suspensão daqueles cuja numeração a defesa desconhece; (1.2) a imediata CONCESSÃO DE ACESSO à defesa a todos os autos mencionados supra, bem como todos aqueles cuja numeração a defesa desconhece, mas que possuem ligação com os mesmos fatos e envolvam o Paciente Paulo Victor; (1.3) notifique-se ao Ministério Público para enumerar todos os procedimentos investigatórios e cautelares relacionados aos fatos em tela e à pessoa do Paciente nos quais esteja atuando…”, diz parte trecho da decisão judicial.

Igor Almeida saí do comando da SECOM da Prefeitura de SL

O jornalista, Igor Almeida, anunciou no início da tarde desta segunda-feira, dia 11, sua saída do comando da Secretaria Municipal de Comunicação, da gestão Eduardo Braide (PSD), em São Luís.

Chamou atenção o fato da informação ser divulgada no WhatsApp, aponto de alguns pensarem tratar-se de fake news. Também a ausência de menção ao prefeito Eduardo Braide.

Igor Almeida assumiu a pasta no fim de 2021 após a saída de Joaquim Haickel.

O prefeito Braide deve ainda hoje anunciar o substituto de Igor Almeida na SECOM.

NOTA PÚBLICA: MP-MA sobre denúncia do vereador Paulo Vitor

O Ministério Público do Maranhão, se pronunciou por meio de nota pública, nesta quarta-feira, dia 6, sobre as sérias e graves denúncias do vereador Paulo Vitor, presidente da Câmara Municipal de São Luís, contra o promotor de Justiça Zanony Passos Filho.

Tendo em vista as declarações feitas no dia 04/12/2023, pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor Melo Duarte, durante a Sessão Ordinária no Parlamento Municipal, o Ministério Público do Estado do Maranhão vem informar:

O vereador noticiou ter sofrido extorsão por um Promotor de Justiça que teria lhe solicitado valores em dinheiro e cargos públicos para pessoas por ele indicadas, em troca de cessar investigações em desfavor de vereadores de São Luís. Além disso, declarou que teve acesso a decisão judicial sigilosa em que figura no polo passivo como alvo de medidas de busca e apreensão e prisão requeridas pelo Ministério Público.

Em relação à conduta imputada a membro desta instituição, importa dizer que o Ministério Público zela pela legalidade, moralidade e probidade, razão pela qual já estão sendo adotadas as providências para apuração nas searas administrativa, cível e criminal.

Convém esclarecer que, embora a fala do Presidente da Câmara Municipal tenha buscado relacionar a conduta do Promotor de Justiça à Operação Véu de Maquiavel, deflagrada em 10/08/2023, no bojo de investigação criminal presidida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas – GAECO, não existe qualquer conexão entre tais fatos, uma vez que o procedimento investigatório criminal conduzido pelo GAECO não foi originado a pedido do Promotor de Justiça, assim como não há qualquer participação deste no curso da investigação.

A atribuição do Promotor de Justiça apontado pelo presidente da Câmara Municipal está relacionada à apuração de atos de improbidade no âmbito da sua Promotoria, já o GAECO atua na investigação de organizações criminosas, tratando-se, portanto, de atuações distintas e independentes.

Surpreende que o denunciante tenha afirmado que a relação com o Promotor de Justiça teve início quando assumiu o cargo de Secretário Estadual de Cultura, contudo somente agora esteja dando conhecimento às instituições responsáveis por apurar a conduta.

Em entrevista à imprensa, ao ser questionado pela demora em denunciar o Promotor, Paulo Victor respondeu que não foi envolvido na 1ª operação do GAECO e, só depois de tomar conhecimento da existência de investigação em torno de sua pessoa, como presidente da Câmara, levou a situação a público.

Outrossim, Paulo Victor Melo Duarte confessou ter nomeado duas pessoas para cargos na Câmara Municipal por exigência do Promotor de Justiça, para que fossem “resolvidas” as investigações, pessoas estas que nunca compareceram para trabalhar. O recebimento da promessa caracteriza, em tese, crime de corrupção passiva por parte do Chefe do Parlamento Municipal. Anote-se que ele não esclareceu quem são as pessoas nomeadas e porque foram mantidas nos cargos sem exercê-los.

O presidente da Câmara de São Luís também não explicou como teve acesso a uma decisão judicial sigilosa, quem lhe forneceu e porque, ao tomar conhecimento do vazamento, novamente não comunicou às autoridades a quem compete apurar possível delito de violação de sigilo por funcionário público, e ainda utilizou o documento obtido por meio ilícito em favor próprio, o que deverá ser objeto de investigação criminal.

Vale informar à sociedade maranhense que desde 2019 o Ministério Público apura ilegalidades na destinação de recursos de emendas parlamentares por vereadores de São Luís, já tendo sido oferecidas quatro denúncias, parte das quais, figura como acusado Ney Almeida Duarte, irmão do Presidente da Câmara, além de outras pessoas ligadas a vereadores, por integrarem organização criminosa voltada para o desvio e apropriação desses recursos (Processos n. 0829110-23.2021.8.10.0001, 0849669-98.2021.8.10.0001, 0849519- 20.2021.8.10.0001 e 0802338-86.2022.8.10.0001).

Assim, o Ministério Público tem atuado de forma contínua no sentido de responsabilizar os envolvidos no desvio de dinheiro público, de igual forma atuará em face de quaisquer integrantes desta Instituição que violem a lei, mas vê com preocupação a atuação do Chefe da Casa Legislativa de São Luís que admitiu expressamente ter nomeado pessoas em troca de obstar investigações, bem como ter contribuído para vazamento de decisão sigilosa, embaraçando, assim, apuração de infrações que envolvem organização criminosa.

Novo Hospital da Criança em SL será entregue nesta terça, dia 5

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), entrega nesta terça-feira, dia 5, segundo o gestor, o Novo Hospital da Criança. Especializado no atendimento de crianças, a unidade de saúde, sempre foi objeto de polêmica nos últimos pleitos eleitorais na capital.

Eduardo Braide anunciou nas redes sociais a entrega do hospital, destacando a estrutura, que tem Centro cirúrgico com 4 salas equipadas para cirurgia geral, ortopédicas e neurocirurgia; 120 leitos divididos entre recuperação pós-anestésica e leitos de UTI; Exames de imagem como tomografia, endoscopia, colonoscopia de urgência, raio-x, ultrassons; Uma série de especialidades médicas; Atendimento odontológico de urgência e emergência; Exames laboratoriais; e Sala de medicação.

Novembro Negro é encerrado com várias ações no Maranhão

Com o tema “Maranhão, um território Afrodescendente”, no sábado, dia 2, foi encerrado O Novembro Negro 2023 no Maranhão, com a presença do governador Carlos Brandão, que realizou três ações estaduais em benefício de comunidades quilombolas e da população negra maranhense: lançamento de edital para a produção de artigos sobre a trajetória do povo negro no Maranhão; entrega de certificações para 61 comunidades quilombolas e o anúncio de 100 bolsas de estudo para jovens quilombolas com idade entre 18 e 25 anos.

“Quero aqui registrar: no nosso governo a população negra é prioridade. Estivemos em Brasília no dia 20 de novembro participando de uma solenidade no Palácio do Planalto onde o Maranhão foi premiado como o estado que tem o maior número de quilombos registrados. Somos destaque em nível de Brasil”, comemorou o governador Carlos Brandão.  

A programação de encerramento foi iniciada na Liberdade, bairro ludovicense reconhecido como o maior quilombo urbano da América Latina. Os atos institucionais foram realizados  no Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), na praça Negro Cosme, bairro Fé em Deus.

Congresso debaterá ampliação da mobilidade elétrica no MA

O Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE), principal evento do setor na América Latina, que terá edição em São Luís, nos dias 27 e 28 de novembro, promoverá vasta programação visando ampliar o debate sobre a mobilidade elétrica em diversos setores no país e no Maranhão, incluindo o portuário e o de transporte público.

O evento, que ocorrerá no Centro Pedagógico Paulo Freire (Campus da UFMA, Bacanga), das 10h às 17h, reunirá especialistas, entusiastas e profissionais da indústria em um ambiente de debates, troca de informações e aprendizado. Para isso, a programação destaca exposições, plenárias e painéis.

A abertura será às 10h do dia 27 de novembro, com a realização da primeira plenária, sobre o tema “Conselhos de consumidores e a nova classe de consumo de energia para VE”. No período da tarde, serão realizados três painéis abordando os temas “Programas de incentivos portuários”, “Case: Locomotivas Elétricas” e “O peso da micromobilidade na geração de novos empregos e desenvolvimento das cidades”.

A programação do dia 28 de novembro será aberta às 10h, com plenária sobre “Eletromobilidade e o hidrogênio de baixo carbono”. Em seguida, acontecerá o painel “Veículos pesados – transporte de passageiros”.

À tarde, às 14h, terá início o quinto painel, que debaterá “O impacto dos veículos elétricos na logística do Estado”. Na sequência, será realizada plenária sobre “Infraestrutura de recarga e o impacto dela no desenvolvimento do setor na região”.