CNT/MDA: Lula amplia vantagem contra Flávio Bolsonaro

Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira, dia 16, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem em relação ao senador Flávio Bolsonaro (PL), no 1º e 2º turnos da disputa presidencial.

A pesquisa ouviu 2.002 no período de 10 a 14 de junho de 2026, sob o Registro: BR-04256/2026, e com Margem de erro: ±2,2 p.p.

Orleans Brandão reúne pré-candidatos do MDB para alinhamento político

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, reuniu nesta terça-feira, dia 16, os pré-candidatos do MDB à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa em São Luís para discutir o mobilização partidária visando as eleições de outubro. O encontro demonstrou a união dos emedebistas em torno do projeto político liderado por Orleans para o Maranhão.

Participaram do encontro os pré-candidatos a deputados Neto Evangelista, Rui Jorge, Júnior Viana, Larissa DP, Bruna Pessoa, Daniela, Iracema Vale, Abigail Silva, Nathassia Weba, Vanessa Marreca, Ricardo Arruda, Guilherme Paz, Keké Teixeira, Francisco Nagib, Arnaldo Melo, Davi Brandão, Yuri Arruda, Osmar Filho, Ariston e Antônio Pereira, que disputarão vagas na Assembleia Legislariva e na Câmara Federal pelo MDB.

Ao final do encontro, Orleans Brandão destacou o alinhamento do partido e a importância da união dos pré-candidatos para a continuidade do trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão.

“Tivemos uma ótima reunião de alinhamento aqui com o nosso partido. E o MDB é Orleans Brandão, juntos seguiremos avançando”, afirmou.

O encontro integra a agenda de reuniões de Orleans Brandão com diferentes segmentos políticos e marca mais uma etapa da mobilização do MDB para as eleições de 2026.

Gaeco, Seic e PM realizam prisões, apreensões e bloqueios de bens

A Operação do OPeração do Gaeco, Seic e Polícia Militar realizou prisões preventivas, buscas e bloqueio de bens contra grupo que teria desviado cerca de R$ 9,6 milhões em verbas destinadas a projetos sociais.

Vereador e ex-vereador de São Luís alvos da Benedictio

A investigação, que começou com a análise de prestações de contas de recursos públicos, resultou na deflagração da Operação Benedictio, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão, com apoio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e da Polícia Militar em cumprimento a uma decisão da Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados (Vecco).

A operação cumpriu mandados de prisão preventiva contra os investigados Evania Maria Sousa Nicacio, Lucivânia Martins Alves Siqueira, José Roberto Santos Cunha e Cristiana Serra Duarte Cunha, além de buscas e apreensões em 12 endereços. Os alvos são investigados por integrar uma organização criminosa voltada ao desvio de verbas públicas oriundas de convênios e emendas parlamentares, lavagem de dinheiro e associação com facção criminosa.

Segundo as investigações, o grupo teria criado uma sofisticada rede formada por empresas de fachada, operadores financeiros, agentes políticos e colaboradores encarregados de ocultar a origem e a destinação de recursos que deveriam ser aplicados em projetos sociais voltados à população mais vulnerável. As apurações apontam um dano aos cofres públicos de aproximadamente R$ 9,6 milhões.

NEXUS/BTG PACTUAL mostra vitória de Lula no 1º e 2º turno

Pesquisa NEXUS/BTG PACTUAL divulgada nesta segunda-feira, dia 15, o presidente Lula (PT) acumula 49% das intenções de voto no 2º turno com o pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL) nas eleições 2026.

O senador Flávio Bolsonaro (PL) tem 43% das intenções de voto. Brancos, nulos e pessoas que não vão votar em “nenhum” desses nomes somam 8%, enquanto 1% não sabem ou não responderam.

A Nexus/BTG entrevistou 2.017 pessoas, entre os dias 12 e 14 de junho, em 27 unidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-06645/2026.

Vereador e ex-vereador de São Luís alvos de Operação do GAECO e SEIC

O vereador Beto Castro (Avante) e o ex-vereador Umbelino Júnior, ambos de São Luís, estão entre os alvos da Operação Benedicte deflagrada na manhã desta segunda-feira, dia 15, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em conjunto com a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) da Polícia Civil do Maranhão.

O vereador de São Luís, Beto Castro, foi preso em flagrante na manhã de hoje. Ele estava portando uma arma de fogo.

A operação apura suposto esquema de desvio de recursos provenientes de emendas parlamentares com possível participação de integrantes de facção criminosa. Ao todo, são 17 mandados de busca e apreensão em diversos endereços da capital maranhense.

Sete investigados tiveram prisão preventiva decretada

A decisão judicial determinou a prisão dos seguintes investigados:

Lucivânia Silva Alves Siqueira;
Robson de Oliveira Siqueira;
José Roberto Santos Cunha;
Cristiana Serra Duarte Cunha;
Evânia Maria Sousa Nicácio;
Evano Hícaro dos Santos Soares;
Josué Santos da Silva, conhecido como “Gaspar”.

Segundo as investigações, o grupo seria responsável por operar mecanismos de desvio de verbas públicas destinadas a projetos financiadas por emendas parlamentares.

A Justiça também determinou a prisão de sete pessoas investigadas por suposto envolvimento no esquema. A investigação apura a existência de um esquema estruturado para o uso irregular dos recursos, com indícios de ligação entre os beneficiários das emendas e integrantes de facções criminosas.

A Operação investiga um suposto esquema de desvio de mais de R$ 9 milhões em recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, com possível participação de integrantes de facções criminosas.

“Quem joga pelo povo, joga pelo Brasil”, jingle de campanha do PT

O PT divulgou nesta sexta-feira, dia 12, o primeiro jingle da pré-campanha. Com o slogan “Lula joga pelo Brasil”, a peça a Copa do Mundo no México para associar Lula a três pilares: Defesa da soberania nacional, Fim da escala 6×1 e Defesa do Pix. O Marketing político usa pautas importantes para o povo.

Flávio Dino toma posse como ministro substituto do TSE

O ministro STF, Flávio Dino, tomou possse como ministro sustituro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele passa a ocupar uma das vagas destinadas a integrantes do STF na Corte Eleitoral.  

A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, no gabinete da Presidência. Após prestar o compromisso regimental e assinar o termo de posse, Dino foi oficialmente empossado no cargo. 

Ao dar as boas-vindas ao novo integrante do Tribunal, Kassio Nunes Marques destacou a trajetória profissional do ministro, marcada pela atuação nos três Poderes da República. Segundo o presidente do TSE, a experiência acumulada por Dino como juiz federal, professor, parlamentar, governador e ministro de Estado contribui para o fortalecimento da Justiça Eleitoral. 

A solenidade contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, do vice-presidente do STF, ministro Alexandre de Moraes, dos ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli, de integrantes do TSE, do procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, do vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa, além de autoridades e familiares. 

ALEMA realiza sessão solene dos 190 anos da Polícia Militar

A Assembleia Legislativa realizou, nesta quinta-feira (11), no Plenário Nagib Haickel, sessão solene em homenagem aos 190 anos da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Na ocasião, foi entregue a Medalha ao Metérito Legislativo Manuel Beckman ao comandante-geral da corporação, coronel Wallace Amorim.

As homenagens foram propostas pelo deputado Neto Evangelista (MDB), por meio do Requerimento 110/2026 e do Projeto de Resolução Legislativa 37/2026.

A cerimônia foi comandada pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (MDB), e contou com a presença de autoridades civis e militares, representantes das forças de segurança e convidados.

Além da presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, compuseram o dispositivo de honra da cerimônia o comandante-geral da PM/MA, Coronel Wallace Gleydison Amorim de Sousa; a secretária de Estado de Segurança Pública, coronel Maria Augusta; o coronel PM Francisco, representando o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto; a primeira sub defensora pública, Elainne Alves do Rego Barros Monteiro, representado a defensora pública-geral, Cristiane Marques; o delegado geral da Polícia Civil do Maranhão, Augusto Barros; o chefe do Gabinete Militar da Alema, Coronel Emerson Bezerra; o ex-comandante da PMMA, o coronel reformado Diniz; e ex chefe do Gabiente Militar da Alema, Evanildo Silva.

A solenidade celebrou a trajetória de uma das mais antigas instituições públicas do estado. A Polícia Militar do Maranhão foi criada pela Lei Provincial 21, de 17 de junho de 1836, com a denominação de Corpo de Polícia da Província do Maranhão, tendo como missão inicial a manutenção da ordem e da segurança da então província.