“continuarei governador dos 7 milhões de maranhenses”, diz Carlos Brandão

A solenidade de posse do governador Carlos Brandão (PSB) e do vice-governador Felipe Camarão (PT), para exercício do Poder Executivo do Maranhão até 2026, na Assembleia Legislativa do Estado, será realizada domingo dia 1º de janeiro, às 8h.

O ato será comandado pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), no Plenário Nagib Haickel, com a presença de autoridades, convidados e imprensa.

“Nossa posse se aproxima e continuarei sendo governador dos mais de 7 milhões de maranhenses, sem distinção. Governarei pela união de todas as forças que querem o melhor para o Maranhão. Do menor ao mais alto cargo, vamos trabalhar tendo o povo como principal foco de nossa gestão.”, disse o governador Brandão sobre sua posse.

A programação da cerimônia de posse será iniciada com uma entrevista coletiva de Carlos Brandão à imprensa, às 8h, no hall de entrada do Plenário. Em seguida, a sessão solene será iniciada com a composição da Mesa dos Trabalhos pelas autoridades constituídas dos Poderes do Estado do Maranhão.

Programação:

8h – Entrevista coletiva de Carlos Brandão, no hall de entrada do Plenário;

8h30 – Sessão solene de posse do governador e do vice-governador;
         – Execução do Hino do Estado do Maranhão;
         – Juramento do governador Carlos Brandão e assinatura do Termo de Posse, que será lido pela deputada Andreia Rezende, 1ª secretária da Mesa;
         – Juramento do vice-governador Felipe Camarão e assinatura do Termo de Posse, que será lido pela deputada Cleide Coutinho, 2ª secretária da Mesa;
        – Pronunciamento do governador Carlos Brandão;
        – Encerramento da sessão solene;
        – Cerimônia militar na área externa.

Fredson Pinheiro assume cargo de Rafael Velasco na SEAP

O governador Carlos Brandão (PSB), se reuniu com o secretário Murilo Andrade (Administração Penitenciária), onde foi apresentado o policial penitenciário Fredson Pinheiro Maciel, que substituirá Rafael Velascos Brandani convidado por Flávio Dino para a Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça.

“Estive com o secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, que apresentou o novo subsecretário Fredson Pinheiro Maciel, assumindo o cargo do advogado Rafael Velasco, que será secretário Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça. Sucesso a todos!”, destacou Carlos Brandão.

Carlos Brandão celebra alinhamento com vereadores de São Luís

O governador Carlos Brandão (PSB), segue reforçando seu alinhamento e liderança política no Maranhão. Ele se reuniu nesta quinta-feira, dia 22, com 26 vereadores de São Luís, liderados pelo vereador Paulo Vitor (PCdoB), que assumirá a presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís em 2023.

O governador foi homenageado pelos vereadores pelos relevantes serviços prestados a capital.

“Encontro com 26 vereados da Câmara Municipal de São Luís, que também está perto de dar posse à nova Mesa Diretora. Momento de alinhamento para 2023 e de agradecimento pela caminhada vitoriosa. Grato ainda à homenagem que recebi pelos serviços prestados em nossa capital. Vamos em frente!”, destacou o governador Carlos Brandão.

Brandão agradece Galdino e anuncia Luzia Waquim na SEGOV

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou nesta quinta-feira, dia 22, a secretária-chefe de Gabinete, Luiza Waquim, interinamente na Segov (Secretaria de Estado de Governo).

Estava como titular da Segov, Diego Galdino, que vai se integrar ao Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Lula. O governador agradeceu Galdino pela contribuição e destacou que, Luzia Waquim, comandará a SEGOV interinamente acumulando as duas pastas.

“Agradeço imensamente a contribuição do secretário Diego Galdino, que deixa a pasta da Segov para compor o Ministério da Justiça. Quem assume interinamente é a secretária-chefe de Gabinete, Luzia Waquim, que acumulará as funções.”, informou o governador Carlos Brandão.

O governador Carlos Brandão fará uma reforma administrativa após tomar posse e ser reconduzido ao cargo. A expectativa é que sua equipe seja anunciada após a eleição da Mesa Diretora da Assembleia que acontecerá em 1º de fevereiro.

Carlos Brandão garante investimento para o Projeto Babaçu

Idealizado pela maranhense de Palmeirândia, Cornélia Rodrigues, a Nelinha, o Projeto Babaçu, tem recebido atenção de investidores e empresários de fora do Maranhão. A empreendedora que tem sociedade com o diretor de televisão e empresário Jayme Monjardim, que apostou na viabilidade do projeto e tem garantido seu financiamento, também terá apoio do Governo do Maranhão.

O governador Carlos Brandão e o Secretário de Estado de Turismo, Paulo Matos, se reuniram com Cornélia Rodrigues, onde recebeu a garantia de investimentos para reforçar as atividades já executadas no Projeto Babaçu.

“O apoio do governo do Estado é fundamental na estrutura desse projeto, sobretudo pela visibilidade que poderemos ter no Maranhão e para que, no futuro, alcance todas as regiões. Neste encontro, tratamos sobre melhorias na infraestrutura das cidades da região da Baixada e formas de facilitar a logística em torno da exploração do babaçu. Contamos com o total apoio do governador Carlos Brandão e ele próprio tem todo o interesse neste e em outros projetos que trazem sustentabilidade e benefícios para o Maranhão. Isso significa valorização do nosso babaçu, das quebradeiras de coco, melhores condições para as cidades que cultivam o produto e benefícios a todos que compõem essa cadeia produtiva”, ressaltou Nelinha.

O Maranhão é um dos maiores produtores da palmeira do Babaçu. A cada ciclo, ela forma de dois a seis cachos, cada qual contendo de 150 a 300 frutos, ou seja, uma palmeira produz, por ano, cerca de 800 frutos.

Por conter amido, o babaçu é a única palmeira no mundo que pode ser utilizada na produção de etanol. Em floresta nativa é possível encontrar, em média, 200 palmeiras por quilômetro quadrado.

Cada planta, sem receber nenhum cuidado especial, produz, no mínimo, 2,5 toneladas de frutos por hectare ao ano; se forem tratadas, a produção chega a 7,5 toneladas. Uma tonelada de frutos processados resulta em 80 litros de etanol, 145 quilos de carvão, 40 litros de óleo (que é comestível, mas, geralmente utilizado para produzir sabão e cosméticos) e 174 m³ de gás. A planta pode ser usada ainda para fabricar peças de móveis e artesanato, alimentícios (farinhas, biscoitos), chá medicinal, dentre outros itens.

Carlos Brandão se reuni com presidentes do PROS e Solidariedade

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), segue fortalecendo a base política do seu governo. Nesta quarta-feira, dia 20, recebeu no Palácio dos Leões, os presidentes dos partidos PROS e Solidariedade.

“Bom diálogo com o deputado estadual Edson Araújo, os presidentes do PROS, Eurípedes Júnior; e do Solidariedade, Paulinho da Força, junto do secretário Patrick Freire, e o vereador de Igarapé Grande, Wesley Paraibinha. Seguimos construindo parcerias que beneficiem os maranhenses.”, destacou o governador Brandão.

Governo condecora civis e militares por contribuição ao Maranhão

O governo do Estado homenageou civis militares pela contribuição ao Maranhão e dos maranhenses. A cerimônia foi realizada na noite de segunda-feira, dia 19, na Igreja Batista do Angelim, na capital Maranhense.

O governador Carlos Brandão recebeu a Ordem do Mérito do Alto do Comando da Polícia Militar-Ordem Coronel PM Hermelindo Gusmão Castelo Branco, no Grau Grã-Cruz. Também foram condecoradas autoridades de outros estados da federação.

“Nesta data especial, fomos condecorados com esta que é a maior honraria da Polícia Militar. Motivo de muito orgulho para mim e para todos que foram homenageados. Divido essa medalha com todos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento da corporação, da segurança pública e do Estado. Nessa direção, temos muitos projetos e mais avanços nos anos que virão. Sempre investindo e reforçando a nossa segurança pública”, ressaltou o governador Carlos Brandão.

A Ordem do Mérito do Alto Comando da Polícia Militar do Maranhão foi instituída pelo Decreto nº 26.473 de 28 de abril de 2010. O coronel PM Hermelindo Gusmão Castelo Branco, em 1923, foi o primeiro oficial superior da Força Pública do Estado, gênese da atual Polícia Militar do Maranhão, a ser promovido ao último posto da corporação.

Maranhão avança em projetos para a regularização fundiária

O governador Carlos Brandão coordenou, na tarde desta segunda-feira, dia 19, no Palácio dos Leões, uma reunião de alinhamento que contou com a participação de diversas secretarias de Estado, representantes e membros do Poder Judiciário, municípios, Câmara de São Luís e da iniciativa privada.

O governador disse que há grandes avanços nos últimos anos, nesse quesito, no território maranhense. E, para ele, a atuação das Corregedorias de Justiça tem sido relevante no processo de colaboração integrada.

“O governo do Maranhão tem muita vontade de avançar na regularização fundiária em seu território. Vamos ampliar a relação com o governo federal e no fomento a financiamentos privados. Precisamos encontrar recursos. Onde houver espaço, iremos atrás”, garantiu.

O encontro objetivou a elaboração de uma parceria institucional voltada para avanços na regularização fundiária no Maranhão.

O momento também foi essencial para a reflexão sobre a viabilidade de diversos mecanismos facilitadores para a regularização de territórios nacionais. Segundo Richard Torsiano, especialista internacional em Governança e Administração de Terras, há uma série de elementos que justificam a investida e interesse de destaque do Estado do Maranhão em gerenciar os processos de regularização fundiária em seus territórios urbano e rural.

“Há o interesse em se construir um projeto nacional para melhorar a gestão fundiária no país. E existem estados que são prioritários para produzir os seus projetos paralelos, por suas características, como é o caso do Maranhão. Pela quantidade de comunidades, biomas Amazônia e Cerrado, avanço da fronteira agrícola, potencial de energias renováveis”, explicou Torsiano, que também é consultor do Banco Mundial junto à Corregedoria-Geral da Justiça do Piauí (CGJ/PI).