Dino e Zanni na equipe de transição de Justiça e Segurança Pública

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou nesta quarta-feira, dia 16, os últimos nomes das equipes técnicas de transição para o novo governo Lula.

O ex-governador e senador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PSB), e Cristiano Zanin, advogado de Lula, são alguns nomes que não chegam ser novidades, mas ambos são especulados para o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Eles também figuram como potenciais escolhas para próximas indicações ao STF (Supremo Tribunal Federal). Na lista está também o nome de Andrei Passos, coordenador da equipe de segurança do presidente Lula.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), destacou a confirmação do nome de Flávio Dino na equipe técnica da área de Justiça e Segurança.

“O amigo e senador eleito Flávio Dino foi anunciado hoje para compor o Grupo Técnico de Justiça e Segurança Pública de transição de governo do presidente Lula. Sem dúvida, um reforço inestimável para esse processo de reconstrução do país.”, disse Brandão.

Participaram também da equipe técnica de Justiça e Segurança Pública representantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Polícias Civil, Polícias Militares e Guardas Municipais.

“símbolo para o esporte, mas também de seus ideais”, Lula sobre Izabel

Isabel Salgado, a Isabel do Vôlei, 62 anos, ex-jogadora de vôlei faleceu nesta quarta-feira, dia 16. No inicio desta semana o nome dela foi anunciado na equipe de esporte na transição para o governo Lula.

Ela estava internado desde ontem no Hospital Sírio Libanês, onde foi diagnosticada com uma bactéria no pulmão.

O presidente eleito Lula, que se encontra no Egito, onde participa da COP 27, lamentou o falecimento da jogadora que para ele, sua importância foi para além do vôlei.

“Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino (…) Uma referência tanto na quadra quanto na praia, foi convidada a integrar o Grupo Técnico de Esporte no Gabinete de Transição por sua competência como atleta e voz ativa por um país mais justo (…) Meus sentimentos e solidariedade aos filhos, netos, familiares e admiradores de Maria Isabel Barroso Salgado, nossa eterna Isabel do Vôlei.”, disse Lula, nas redes sociais.

Maria Isabel Barroso Salgado disputou duas Olimpíadas (Moscou 1980 e Los Angeles 1984) no vôlei de quadra e depois, no início dos anos 1990, migrou para o vôlei de praia, em que foi uma das pioneiras mundiais da modalidade. Deixa cinco filhos e cinco netos.

COP27: agenda de Lula no evento internacional da ONU

Da Revista Forum

O presidente eleito Lula viajará ao Egito nesta segunda-feira, dia 14,para participar 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas, a COP 27. 

O primeiro compromisso do futuro mandatário será quarta-feira (16), quando participará do evento “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”, junto com os governadores Antônio Waldez Góes da Silva, do Amapá, Gladson de Lima Cameli, do Acre, Mauro Mendes, do Mato Grosso, Helder Barbalho, do Pará, Wanderlei Barbosa , do Tocantins, e Marcos Rocha, de Rondônia.

No mesmo dia, às 17h15 (horário do Egito), Lula fará um pronunciamento na Blue Zone, que é a área da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Já na quinta-feira (17) o presidente eleito terá um encontro com representantes da sociedade civil brasileira, com integrantes do Fórum Internacional dos Povos Indígenas e Fórum dos Povos Sobre Mudanças Climáticas

Para além das agendas confirmas, Lula deve ainda se reunir, durante a COP, com chefes e ex-chefes de Estado e representantes de governos.

O petista já recebeu ao menos 10 convites para reuniões bilaterais, entre eles da China, Estados Unidos e Alemanha, além de inúmeras outras autoridades, como o presidente do Banco Mundial, David Malpass, e o parlamentar britânico Alok Sharma, que presidiu a última COP, realizada em Glasgow, na Escócia, em 2021.

Na sexta-feira (18), Lula seguirá para Portugal, onde terá encontros com o presidente Marcelo Rebelo e com o primeiro-ministro António Costa

Lula dar entrada no Sírio Libanês para realizar bateria de exames

O presidente eleito Lula (PT), deu entrada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, neste sábado, dia 12, para exames de rotina.

De acordo com a assessoria de Lula os exames são importantes antes da viagem para Egito, na segunda-feira, dia 14, onde o presidente eleito participará da 27ª Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU), a COP 27.

O cardiologista, Dr. Roberto Kalil Filhos, médico de Lula faz parte da equipe de transição na área de saúde do novo governo. (Com informações do Metrópoles)

“é hora de encerrar o indevido cerco a quartéis”, defende Flávio Dino

O senador eleito no Maranhão, Flávio Dino (PSB), nesta sexta-feira, dia 11, defendeu o encerramento do “cerco em quartéis”, com base na nota das Forças Armadas divulgada hoje, sobre os atos bolsonaristas em várias cidades brasileiras, inconformados com a vitória de Lula.

Flávio Dino que coordena as equipes das áreas de Justiça e Segurança na transição do governa Bolsonaro para a nova gestão Lula, também classificou a nota assinada pelo Exército, Aeronáutica e Marinha de ‘atípica’, mas disse ser positivo o aspecto da nota que trata da utilização de ‘instrumentos legais do estado democrático de direito’ para enfrentar abusos.

“Embora notas políticas das Forças Armadas sejam atípicas, destaco o ponto positivo na tal nota: “A solução a possíveis controvérsias no seio da sociedade deve valer-se dos instrumentos legais do estado democrático de direito”. Logo, é hora de encerrar o indevido cerco a quartéis.”, disse Flávio Dino.

O conteúdo da nota assinada pelos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica ratificam “compromisso irrestrito e inabalável com o Povo Brasileiro, com a democracia e com a harmonia política e social do Brasil”. Também citam as manifestações de apoiadores de Jair Bolsonaro.

Às Instituições e ao Povo Brasileiro

Acerca das manifestações populares que vêm ocorrendo em inúmeros locais do País, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira reafirmam seu compromisso irrestrito e inabalável com o Povo Brasileiro, com a democracia e com a harmonia política e social do Brasil, ratificado pelos valores e pelas tradições das Forças Armadas, sempre presentes e moderadoras nos mais importantes momentos de nossa história.


A Constituição Federal estabelece os deveres e os direitos a serem observados por todos os brasileiros e que devem ser assegurados pelas Instituições, especialmente no que tange à livre manifestação do pensamento; à liberdade de reunião, pacificamente; e à liberdade de locomoção no território nacional.


Nesse aspecto, ao regulamentar disposições do texto constitucional, por meio da Lei nº 14.197, de 1º de setembro de 2021, o Parlamento Brasileiro foi bastante claro ao estabelecer que: “Não constitui crime […] a manifestação crítica aos poderes constitucionais nem a atividade jornalística ou a reivindicação de direitos e garantias constitucionais, por meio de passeatas, de reuniões, de greves, de aglomerações ou de qualquer outra forma de manifestação política com propósitos sociais”.


Assim, são condenáveis tanto eventuais restrições a direitos, por parte de agentes públicos, quanto eventuais excessos cometidos em manifestações que possam restringir os direitos individuais e coletivos ou colocar em risco a segurança pública; bem como quaisquer ações, de indivíduos ou de entidades, públicas ou privadas, que alimentem a desarmonia na sociedade.


A solução a possíveis controvérsias no seio da sociedade deve valer-se dos instrumentos legais do estado democrático de direito. Como forma essencial para o restabelecimento e a manutenção da paz social, cabe às autoridades da República, instituídas pelo Povo, o exercício do poder que “Dele” emana, a imediata atenção a todas as demandas legais e legítimas da população, bem como a estrita observância das atribuições e dos limites de suas competências, nos termos da Constituição Federal e da legislação.


Da mesma forma, reiteramos a crença na importância da independência dos Poderes, em particular do Legislativo, Casa do Povo, destinatário natural dos anseios e pleitos da população, em nome da qual legisla e atua, sempre na busca de corrigir possíveis arbitrariedades ou descaminhos autocráticos que possam colocar em risco o bem maior de nossa sociedade, qual seja, a sua Liberdade.


A construção da verdadeira Democracia pressupõe o culto à tolerância, à ordem e à paz social. As Forças Armadas permanecem vigilantes, atentas e focadas em seu papel constitucional na garantia de nossa Soberania, da Ordem e do Progresso, sempre em defesa de nosso Povo.


Assim, temos primado pela Legalidade, Legitimidade e Estabilidade, transmitindo a nossos subordinados serenidade, confiança na cadeia de comando, coesão e patriotismo. O foco continuará a ser mantido no incansável cumprimento das nobres missões de Soldados Brasileiros, tendo como pilares de nossas convicções a Fé no Brasil e em seu pacífico e admirável Povo.


Brasília/DF, 11 de novembro de 2022.


Almirante de Esquadra ALMIR GARNIER SANTOS
Comandante da Marinha


General de Exército MARCO ANTÔNIO FREIRE GOMES
Comandante do Exército


Tenente-Brigadeiro do Ar CARLOS DE ALMEIDA BAPTISTA JUNIOR
Comandante da Aeronáutica

Computadores do Planalto foram apagadas logo após a vitória de Lula

De acordo o Site Metrópoles, logo após o segundo turno das eleições funcionários da área de informática do Palácio do Planalto foram informados que o sistema antivírus da rede da Presidência da República “detectou uma ameaça” e que, por isso, os computadores teriam que ser formatados – ou seja, teriam seu conteúdo todo apagado.

O aviso foi recebido com estranheza por alguns destinatários, especialmente por ter sido disparado dias depois da derrota eleitoral de Jair Bolsonaro.

No texto disparado para os funcionários do setor de informática, a orientação era para formatar os equipamentos e, em seguida, reinstalar o sistema operacional padrão das máquinas.

As equipes foram convocadas a chegar mais cedo no dia 3 de novembro, a quinta-feira seguinte à eleição, para atuarem em uma força-tarefa destinada a “amenizar” a situação.

“É preciso ter sensibilidade”, Brandão sobre o ‘mercado’ e a fala de Lula

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), nesta sexta-feira, dia 11, opinou sobre a reação do mercado à fala do presidente Lula, esta semana em Brasília, quando defendeu o aumento dos gastos públicos para combater a pobreza.

Carlos Brandão entende ser imperativo compreensão e sensibilidade nesse momento de esforço da ‘equipe de transição’ do governo Lula.

“Depois de tanto tempo sem aumento real do salário mínimo, o esforço da equipe de transição do governo federal para manter o auxílio de R$ 600 é a coisa certa a se fazer. O caminho do desenvolvimento passa tanto pelo equilíbrio econômico e fiscal quanto pelo combate à fome (…) É preciso ter sensibilidade. É claro que o bom governante precisa ter a máxima atenção ao equilíbrio das contas públicas, com responsabilidade e transparência. Mas deve também ser capaz de se sensibilizar e de priorizar o combate à fome.”, destacou o governador.

Durantes agenda política em Brasília esta semana, o presidente Lula em discurso no Centro Cultural do Banco do Brasil, local utilizado pela sua equipe de transição do governo, ele criticou o teto de gastos ao defender prioridade às demandas sociais e combate a pobreza e desigualdades no Brasil, o que desagradou o ‘mercado’.

“Por que as pessoas são levadas a sofrerem por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal desse País? Por que toda hora as pessoas falam que é preciso cortar gastos, que é preciso fazer superávit, que é preciso fazer teto de gastos? Por que as mesmas pessoas que discutem teto de gastos com seriedade não discutem a questão social neste País?”, destacou Lula.

De acordo com o Blog da Andréia de Sadi, após a reação do mercado à fala de Lula, petistas e aliados do presidente eleito passaram defender a importância de área econômica do novo governo ter quadros diferentes nos principais postos.

“O Maranhão e o Brasil terão dias melhores!”, diz Carlos Brandão

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), nesta quinta-feira, dia 10, se reuniu com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), em Brasília.

Coordenador da equipe de transição do próximo governo da República, Alckmin apresentou a Brandão detalhes do processo de mudança da gestão Jair Bolsonaro para o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.   

“Estive com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, amigo de longa data. Conversamos bastante sobre o andamento da transição do governo federal. Saio muito entusiasmado porque não tenho dúvida de que nossas demandas serão atendidas. O Maranhão e o Brasil terão dias melhores! (…) Essa parceria entre governo federal e governo do Estado, que a gente tanto defendeu, está cada vez mais próxima. Vai ser um momento fértil, um momento em que teremos o Maranhão como protagonista. A gente sai daqui muito feliz porque sabemos de que nós vamos avançar; o Maranhão vai crescer, vai se desenvolver, vai ter dias melhores, assim como o Brasil”, pontuou Brandão. “, destacou Carlos Brandão.

O governador Carlos Brandão está desde o inicio da semana cumprindo extensa agenda de trabalho e política na capital federal.

Um dos resultados obtidos da série de compromissos do governador Carlos Brandão em Brasília, foi o anúncio da destinação de R$ 25 milhões das chamadas emendas impositivas para custeio da saúde e início das obras do Centro de Convenções da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).