STF: Academia Maranhense de Letras homenageia Flávio Dino

O senador Flávio Dino foi homenageado em São Luís, quinta-feira, dia 15, pelos membros da Academia Maranhense de Letras, onde ocupa uma das cadeiras dos imortais da intelectualidade do Maranhão.

O acontecimento se deu em consequência da posse de Flávio Dino no STF, que ocorrerá no próximo dia 22 de fevereiro.

“Ser membro da Academia Maranhense de Letras – fundada em 1908 – é uma grande honra, em face das suas tradições e missões. Nesta quinta, fiquei feliz com as homenagens em face da posse no STF, na próxima semana. Muito obrigado aos presentes e aos que enviaram mensagens”, agradeceu Flávio Dino.

Flávio Dino passou a ser membro da Academia Maranhense de Letras em 2022. Ele ocupa a cadeira que pertenceu ao seu pai Sálvio Dino, que faleceu em 2020.

Brandão destaca ‘diálogo e parceria’ ao celebrar 189 anos da AL-MA

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), utilizou as redes sociais nesta sexta-feira, dia 16, para parabenizar os 189 anos da Poder Legislativo Estadual. Ele lembra o papel democrático do poder, e ainda, a parceria do seu governo com a Assembleia Legislativa, “reforço nosso compromisso com diálogo e parceria”.

Dino aproveita passagem rápida no Senado antes da posse no STF

O ainda senador Flávio Dino (PSB-MA), com data marcada para o próximo dia 22 de fevereiro, tomar posse no STF, está aproveitando ao máximo sua efêmera passagem pelo Senado Federal, como destaca o UOL, nesta sexta-feira, dia 16, onde presidiu uma sessão de plenário, apresentou projetos e discursou diversas vezes.

Flávio Dino foi eleito para o Senado pelo Maranhão, com 2.125.811 dos votos, 62,41% dos votos válidos. Mas, tomou posse em 1º de janeiro de 2023, como ministro da Justiça e Segurança Pública do governo de Lula. Ele reassumiu o mandato de Senado dia 1º de fevereiro de 2024.

Natural de São Luís, Flávio Dino de Castro e Costa tem 54 anos e governou o Maranhão por dois mandatos consecutivos, de 2015 a 2022. Licenciou-se do cargo em abril deste ano para concorrer pela primeira vez ao Senado. De 2007 a 2011, foi deputado federal.

PRF-MA divulga resultado da Operação Carnaval 2024

A Polícia Rodoviária Federal divulgou nesta quinta-feira, dia 15,o resultado da ‘Operação Carnaval – 2024’ no Maranhão. Realizada entre os dias 09 a 14 de fevereiro foram registrados: 20 acidentes; 18 feridos; 04 mortes.

Balanço – Operação Carnaval 2024 – PRF

De 09 a 14 de fevereiro

Fiscalizações com abordagem

  • Pessoas: 2.966
  • ⁠Veículos: 2.190

Atendimentos de ocorrências de trânsito

  • Acidentes: 20
  • ⁠Feridos: 18
  • ⁠Óbitos: 04

Acidentes com Óbitos:

▪️Sexta-feira (09) – 02 Óbitos: Caminhonete saiu de pista e colidiu com árvore, na BR-135, próximo à São Mateus do Maranhão;

▪️Domingo (11) – 01 óbito: Um automóvel capotou no km 05 da BR-135, em São Luís. Os primeiros levantamentos apontam que o condutor não usava o cinto. Ele morreu no local;

▪️Domingo (11) – 01 óbito: Uma colisão frontal envolvendo um Jeep/Renegade e uma motocicleta, na BR-010, em Açailândia. O motociclista veio a óbito no local.

Infrações de Trânsito

Total: 3.782

Mais registradas

  • Excesso de velocidade: 1.548
  • ⁠Falta de capacete: 333
  • ⁠Não uso do cinto: 299
  • ⁠Ultrapassagem proibida: 182
  • ⁠Embriaguez ao volante: 47

Combate à criminalidade:

  • 33 ocorrências (total)
  • ⁠29 pessoas detidas (total)
  • ⁠17 crimes de trânsito
  • ⁠10 pessoas detidas por embriaguez
  • ⁠06 veículos adulterados/ recuperados
  • ⁠01 crime ambiental

Fonte: Polícia Rodoviária Federal
Núcleo de Comunicação Social – NUCOM/MA

SSP-MA comemora resultado do trabalho durante o Carnaval 2024

O Sistema de Segurança Pública do Maranhão apresentou nesta quarta-feira, dia 15, o resultado do trabalho realizado durante o carnaval no estado. Com público estimado em três milhões de pessoas nos circuitos oficiais em São Luís, o trabalho esta sendo comemorado pelo governo do Maranhão.

“Parabenizo todas as forças do nosso sistema de segurança que trabalharam diuturnamente com um grande efetivo, garantindo a paz e a tranquilidade dos foliões. O serviço de vocês é orgulho para o Maranhão! (…) O Carnaval do Maranhão 2024 entra para a história com recorde de público: foram mais de 3 milhões de pessoas nos cinco dias dos circuitos Beira Mar e Litorânea, de acordo com a @sspmaranhao. E o melhor: sem nenhuma ocorrência de crime grave (…) No Carnaval, mais de 8 mil agentes cuidaram da segurança no estado, envolvendo todas as nossas forças: civil, militar, CTA, Corpo de Bombeiros, Perícia e Ciops. Só a PM mobilizou 7 mil policiais, sendo 600 agentes e 200 viaturas na Grande Ilha, além de 800 policiais civis”, destacou o governador Carlos Brandão.

De acordo com o Sistema de Segurança foram realizadas no período milhares de abordagens; recolhidos das ruas 35 armas de fogo, 38 munições, 12 armas brancas e entorpecentes. Não houve registros de homicídio, latrocínio, feminicídio ou lesão corporal seguida de morte relacionados à festa.

DENGUE: vacinação começa nesta quinta, dia 15, no Maranhão

O Governo do Maranhão realiza quinta-feira, dia 15, a abertura da campanha de imunização de crianças de 10 a 11 anos contra a dengue, na Unidade Integrada José Giocelli Costa, no bairro Madre Deus, em São Luís.

A primeira remessa da vacina contra a dengue (Qdenga) chegou ao Maranhão segunda-feira, dia 12. As 40.610 doses do imunizante são destinadas aos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara. O esquema vacinal da Qdenga será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Os critérios de escolha dos municípios para recebimento da vacina contra a dengue foram estabelecidos em conjunto pelo Ministério da Saúde e os conselhos de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O monitoramento do cenário epidemiológico das arboviroses no Maranhão é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Para evitar a propagação dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus, transmitidas pelo Aedes aegypti, a SES reforça o combate ao criadouro do mosquito como principal forma de prevenção desta e de outras doenças.

A vacina será aplicada em doses, sendo a segunda dose após três meses da primeira dose e conforme orientação do Ministério da Saúde, a imunização vai começar pelas crianças de 10 e 11 anos e avançará a faixa etária progressivamente, assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante e distribuídos aos estados. 

Ainda segundo o MS, o início da vacinação por essa faixa etária é uma estratégia para quemais municípios recebam as doses neste primeiro momento, diante do quantitativo limitado de vacinas disponibilizadas pelo laboratório fabricante.

Dados

Em 2024, a SES confirmou 53 casos de dengue, 04 de Chikungunya e 07 de Zika vírus noMaranhão. Já em 2023 o Maranhão teve a confirmação de 4.109 casos de dengue, 2.626 de Chikungunya e 101 de Zika vírus.

“44 anos de histórias de defesa da democracia e do Brasil!”, Camarão sobre o PT

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), enalteceu neste sábado, dia 10, os 44 anos do Partido dos Trabalhadores. Para ele, o PT é formado por ‘mulheres e homens valorosos que defendem a democracia e um Brasil para todos”.

O PT foi criado durante a ditadura militar, com união de líderes sindicais e populares, intelectuais, religiosos progressistas, artistas e trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade.

Também nas redes sociais, o presidente Lula, descreveu a trajetória do PT nestes 44 anos, e ainda, parabenizou de modo especial a militância do partido.

“No começo, era só um retalho de pano vermelho com uma estrela branca por cima. Mas por trás daquela bandeira improvisada havia uma determinação muito sólida: mudar a história deste país. E nós mudamos. O PT nasceu enfrentando a ditadura. E ajudou o Brasil a vencer a ditadura. O PT cresceu num momento em que o povo não tinha direitos. E com apenas oito anos de existência ajudou a gravar na Constituição os direitos do povo brasileiro. O PT enfrentou o neoliberalismo. A ditadura do pensamento único. O fim da história. O fim do Estado. A crise financeira mundial de 2008. O golpe e as mentiras. A injustiça e o ódio das elites. E nunca se rendeu. Levamos 22 anos para chegar ao governo. E em apenas 13 anos no governo conseguimos o que nenhum outro partido, em qualquer momento da história, jamais foi capaz de realizar.   Fizemos o país crescer com inclusão social. Tiramos o Brasil do Mapa da Fome. Colocamos o povo pobre no orçamento, na universidade e na vida digna.   Aos 44 anos, temos que avançar ainda mais, mas sem esquecer de onde viemos. Retornar às nossas raízes, ao mesmo tempo em que nos renovamos para vencer novos desafios da era digital. É preciso percorrer de novo o Brasil, ocupar as ruas, conversar com as pessoas nos bairros, igrejas, locais de trabalho, movimentos sociais, universidades. Jamais perder de vista a sabedoria do povo brasileiro. Mas é também preciso também promover o debate nas redes sociais. Combater o ódio, a desinformação e as fake news.   E assim mostrar àqueles que de tempos em tempos anunciam a morte do PT, que nós estamos mais vivos do que nunca. E cada vez mais jovens.   Viva o PT. E viva a extraordinária militância do PT”, disse Lula.

Governo Lula isenta mais de 15 milhões do Imposto de Renda

O Governo Federal determinou nova isenção do Imposto de Renda. A partir de agora, quem tem remuneração mensal de até R$ 2.824,00 mensal (dois salários mínimos) não pagará Imposto de Renda.

O teto de isenção, que estava congelado em R$ 1.903,98 desde 2015, subiu nesse primeiro momento para R$ 2.640,00 e, agora, salta para R$ 2.824,00.

A nova tabela, que entra em vigor a partir da publicação da MP, isenta do IRPF 15,8 milhões de brasileiros. Isso vale para empregados, autônomos, aposentados, pensionistas e outras pessoas físicas que não terão mais de pagar o Imposto de Renda.