Braide ratifica que não terá aumento na passagem em São Luís

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), concedeu entrevista à TV Mirante, nesta segunda-feira, dia 25, onde repetiu o que havia dito antes no inicio da greve do transporte coletivo na capital.

O prefeito tem sido muito cobrado para adotar providencia em razão da paralização.

O próprio Braide, ontem domingo, dia 24, usou as redes sociais para informar sobre a entrevista, onde falaria a respeito da paralização que entrou hoje no quinto dia, com 100% da frota parada.

No sábado (23), empresários do setor transportes coletivo e trabalhadores tentaram um entendimento, mediado pelo desembargador, José Evandro de Souza, mas sem nenhum avanço.

Hoje às 15 horas, as partes voltarão se reunir no O Ministério Público do Trabalho no Maranhão.

‘Não terá aumento de passagem de ônibus!’, Braide para empresários 

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), nesta sexta-feira, dia 15, tranquilizou os usuários do transpor coletivo na capital, ao informar que ” não terá aumento de passagens de ônibus em São Luís!”.

Empresários do setor terão que se resolverem com os rodoviários, sem que o passageiro seja penalizado com aumento da passagem, como tem ocorrido a vários anos em São Luís.

Braide se posicionou através das suas redes sociais para dizer que “..o momento é de melhorar o serviço..”..

O posicionamento do prefeito é péssimo para os empresários do setor, que alegam prejuízos, e esperavam as negociações com os rodoviários, a oportunidade de forçarem o novo aumento das passagens.

Os rodoviários estão com um indicativo de greve por tempo indeterminado a partir da próxima sexta-feira, dia 22, aprovado em Assembleia Geral da Categoria.

Eles estão reivindicando principalmemte aumento salarial de 13%; inclusão de mais um dependente no Plano de Saúde, carga horaria de trabalho de 6h.

Profissionais da Saúde recebem 3ª dose da vacina para Covid-19 em SL

A Prefeitura de São Luís iniciou a vacinação da terceira dose contra a Covid-19, nesta segunda-feira (27), profissionais da saúde a partir dos 60 anos, como recomenda o Ministério da Saúde MS.

São Luís já vacinou com a terceira dose 4.672 idosos e imunossuprimidos, desde o dia 26 de agosto. 

“.. conforme havíamos anunciado, nossos profissionais da saúde, também já receberão, a terceira dose do imunizante contra o novo coronavírus. Nosso compromisso é que toda população possa estar protegida e vamos avançar cada vez mais na luta contra a Covid-19 em São Luís..”, destacou Eduardo Braide. 

Hoje estão sendo vacinados profissionais a partir de 60 anos e que tomaram a segunda dose até 30 de março.

Este público poderá ir a qualquer um dos nove pontos de vacinação da Prefeitura, das 8h às 18h, levando documento de identificação com foto e o cartão de vacina. 

Braide lança São Luís Digit@l com wi-fi grátis nos Terminais

O prefeito de São luís, Eduardo Braide, lançou nesta terça-feira, dia 14, no Terminal de Integração Cohab/Cohatrac, o São Luís Digit@l, plataforma que permiti acesso gratuito a internet nos cinco terminais de integração da capital.

Cerca de 350 mil pessoas utilizam diariamente os terminais de integração na capital maranhense.

“… a partir de agora, todos os terminais têm internet de graça fornecida pela Prefeitura de São Luís. Para acessar, basta selecionar a rede São Luís Digit@l, preencher o formulário de cadastro e passar a usar livremente. Desta forma, vamos garantir inclusão digital para aquelas pessoas que não têm condições de contratar um pacote de dados e permitir que todos os usuários dos terminais possam se comunicar para tratar de assuntos pessoais, profissionais, acompanhar o noticiário e buscar outras informações que estejam precisando…”, destaca Eduardo Braide. 

Para acessar, basta selecionar a rede wi-fi São Luís Digit@l e preencher um formulário com o nome, CPF e data de nascimento, concordar com os termos de uso e clicar em conectar. A partir daí, o usuário será conectado automaticamente em qualquer um dos cinco terminais em que estiver. O formulário de acesso está disponível em português do Brasil e de Portugal, inglês, espanhol, francês e alemão. 

São Luís é a primeira cidade a iniciar aplicação da 3ª dose da Covid-19

A Prefeitura de São Luís iniciou nesta quinta-feira, dia 26, a vacinação da 3ª dose para Covid-19, tornando-se a primeira cidade brasileira a iniciar a aplicação da dose de reforço em em idosos.

Na capital, os primeiros a receber a terceira dose são os idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos residentes em oito instituições de longa permanência.

“São Luís fez a lição de casa muito antes do início da campanha, por isso, tem conseguido cumprir com rapidez todas as orientações do Ministério da Saúde para garantir a proteção da nossa população contra o novo coronavírus. É fundamental garantir a imunização 100% dos nossos idosos. Começamos por aqueles que moram nas instituições de longa permanência e ainda esta semana vamos divulgar o calendário para os demais públicos definidos pelo Ministério da Saúde”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Nesta fase, a Prefeitura está vacinando com a terceira dose, um total de 142 idosos que têm mais de 70 anos e imunossuprimidos que vivem nas oito em instituições de longa permanência de São Luís, entre a rede pública e privada.

Eles estão recebendo a dose de reforço da Pfizer. Serão atendidas duas instituições por turno (manhã e tarde) entre esta quinta-feira (26) e a sexta-feira (27).

A ação ocorre em parceria entre as secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e de Saúde (Semus). 

Prefeitura de São Luís tem 1 ano para reformar o Hospital da Criança

Do TJ-MA

A Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís determinou, ao Município de São Luís, que recupere e garanta funcionamento do Hospital Odorico Amaral Matos “Hospital da Criança”, localizado no bairro Alemanha. 

A unidade de saúde deverá passar por reformas e adaptações para o adequado funcionamento, dentro das normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária. O prazo estabelecido para a recuperação, é de um ano, além da apresentação de um cronograma de cumprimento em 60 dias. 

A decisão foi proferida pelo juiz Douglas de Melo Martins.

O Município deve ainda apresentar alvará de autorização sanitária, condicionado ao cumprimento de requisitos técnicos perante a autoridade sanitária.

Em caso de descumprimento da decisão, o Município devera pagar multa diária de 5 mil reais que serão revertidos para o Fundo Estadual de Direitos Difusos.

Inscrição do ‘Auxílio Municipal de São João’ inicia segunda dia 21 em SL

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou nesta quarta-feira, dia 16, a abertura de inscrições para acesso ao ‘Auxílio Emergencial do São João’, que será iniciada na próxima segunda-feira, dia 21.

O objetivo da medida é auxiliar fazedores de Cultura em São Luís, que estão impossibilitados de trabalharem durante o período junino por causa da pandemia da Covid-19,

O total de recurso investido no Auxílio Emergencial é de R$ 1.000.000,00.

Flávio Dino esclarece ritmos de vacinação contra Covid-19

O governador do Maranhão, Flávio Dino, usou as redes sociais na manhã desta quinta-feira, dia 10, para esclarecer o ritmo diferente de vacinação contra Covid-19 nos municípios.

Ele também destacou o papel do governo do estado na processo, e ainda, como vem colaborando para agilizar a vacinação, uma vez que a aplicação das vacinas é atribuição precípua dos municípios.

“O modo como o Plano Nacional de Imunização foi estruturado, com grupos prioritários definidos nacionalmente e critérios etários, determinou ritmos diferentes de vacinação em cada município. Ademais, há vacinas que são orientadas pelo Min. da Saúde exclusivamente para capitais (..) Estamos ajudando os municípios, com 700 profissionais cedidos, além de doarmos insumos. Ainda há muitas fichas de vacinação em municípios que não foram informadas ao Min. da Saúde. E estamos fazendo os “arraiais da vacinação” para colaborar no aumento da velocidade da aplicação”, destacou Flávio Dino.

Esta semana o Maranhão avançou 11 posições no ranking nacional na aplicação da 1ª dose da vacina. O Estado estava em 24o lugar agora ocupa a 13o.

O governador Flávio Dino e o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, usaram as respectivas redes sociais nesta semana para anunciarem ações para acelerar a vacinação.