“Com tristeza recebi a notícia da morte do vereador, Batista Matos”, Eduardo Braide

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, lamentou nas redes sociais nesta quarta-feira, dia 31, o falecimento do vereador João Bratista Matos, ocorrido hoje em consequência da Covid-19.

Batista era vice-líder do governo na Câmara Municipal.

“Com o coração cheio de tristeza recebi a notícia da morte do vereador e vice-líder do nosso Governo na Câmara, Batista Matos, vítima de complicações causadas pela Covid-19, ocorrida nesta quarta-feira, dia 31 (..) Batista era reconhecido por sua fé em Deus, extremamente dedicado à sua família e ao povo de São Luís. Como jornalista, tinha uma grande capacidade de diálogo e conciliação, sempre preocupado em ajudar ao próximo (..) Nossa cidade perde uma referência na política e eu perdi um amigo. Neste momento de tamanha dor, me uno à Liana, sua esposa; seus filhos, Samuel e Daniel; demais familiares e admiradores do seu trabalho (..) Peço a Deus que conforte o coração de todos. Decreto luto oficial por três dias”, destacou Eduardo Braide.

Covid-19: vacinação é intensificada no final de março em São Luís

A Prefeitura de São Luís intensificou o cronograma de vacinação contra a Covid-19, no final do mês de março.

Com a conclusão da aplicação da segunda dose em pessoas agendadas para esta segunda-feira (29), a vacina para idosos com 70 anos será oferecida na terça (30) e quarta-feira (31), fechando assim o mês de março.

“À medida que estamos avançando nos públicos, sempre em ordem decrescente de idade, é preciso oferecer a melhor logística para atender bem as pessoas durante a vacinação”, destacou Eduardo Braide.

Na terça-feira (30), com inicio da vacinação de idosos de 70 anos, pela manhã, vacinam os nascidos em janeiro, fevereiro e março; à tarde, os nascidos em abril, maio e junho.

Já na quarta-feira (31), pela manhã, recebem a primeira dose idosos de 70 anos nascidos em julho, agosto e setembro; e pela tarde, nascidos em outubro, novembro e dezembro, concluindo, assim, a aplicação da primeira dose da vacina para o público desses idosos.

A Prefeitura de São Luís abriu no último sábado, dia 27, o cadastro para idosos a partir de 65 anos na plataforma #VacinaSãoLuís. Tão logo cheguem novas doses de vacina, a Prefeitura irá informar o calendário de vacinação.

Mantidas medidas restritivas na Prefeitura de São Luís até 4 de abril

A Prefeitura de São Luís prorrogou até o dia 4 de abril, as medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19.

As atividades presenciais no município continuam suspensas, sendo mantidos os serviços essenciais em horário reduzido das 9h às 16h.

“..Temos investido para garantir os insumos necessários aos pacientes, em higienização de feiras, mercados, terminais e coletivos; na campanha de vacinação e na adequação do funcionalismo público, com a prorrogação das medidas restritivas..”, assegurou o prefeito Eduardo Braide

Prefeitura de São Luís já pode comprar vacinas contra Covid-19

A capital do Maranhão, São Luís, passou integrar, nesta segunda-feira, dia 22, do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras.

De acordo com o prefeito, Eduardo Braide, a partir de agora, a possibilidade de acelerar a imunização da população ludovicense aumentará, uma vez que o município poderá comprar as vacinas diretamente dos fabricantes.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em São Luís, já foram aplicadas 89.272 doses de imunizantes.

Na primeira dose, 66.117 pessoas foram vacinadas. Na segunda dose, 23.155 pessoas já completaram o processo de imunização.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 são atualizados diariamente e divulgados nas redes sociais da Prefeitura de São Luís.

Eduardo Braide anuncia vacinação de idosos de 73 e 74 anos em São Luís

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou no final da tarde desta quinta-feira, dia 18, o calendário de vacinação para idosos de 73 e 74 anos.

Ele informou que a capital recebeu mais um lote de vacinas hoje propiciamo a continuidade do cronograma.

Prorrogadas até 21 de março em São Luís medidas para conter avanço da Covid-19

O prefeito Eduardo Braide prorrogou até o dia 21 de março, as medidas para conter o avanço da Covid-19 em São Luís. O Decreto n° 56.894/2021, de sexta-feira (12), ratifica as medidas já estabelecidas pelo Decreto 56.887/2021.

Além da suspensão do atendimento presencial, os serviços essenciais no Município permanecerão em horário reduzido, das 9h às 16h.

Integram os serviços essenciais municipais:

1.    Secretaria Municipal de Governo;

2.     Procuradoria Geral do Município;

3.    Central Permanente de Licitação;

4.    Controladoria Geral do Município;

5.    Secretaria Municipal de Comunicação;

6.    Secretaria Municipal de Administração;

7.    Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento;

8.    Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania;

9.    Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos;

10. Secretaria Municipal da Fazenda;

11. Secretaria Municipal de Saúde;

12. Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes;

13. Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação;

14. Secretaria Municipal da Criança e da Assistência Social;

15. Instituto de Previdência e Assistência do Município;

16. Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento;

17. Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia.

“Nesse momento é importante que façamos a nossa parte para conter o avanço da Covid em nossa cidade. Além de prorrogar as medidas já implementadas, buscamos o avanço na aquisição de vacinas diretamente dos fabricantes. É lei: o Município está autorizado a integrar o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (CONECTAR), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Estamos buscando ampliar a vacinação em São Luís”, completou Eduardo Braide citando a Lei n° 6.484/2021, que autoriza o Município a integrar o CONECTAR, da Frente Nacional de Prefeitos.

Ainda segundo o Decreto:

a) servidores, empregados e colaboradores com suspeita ou confirmação de contaminação pela COVID-19, devem ser afastados imediatamente por prazo não inferior a 10 (dez) dias;

b) as viagens de agentes públicos municipais a serviço do município, para deslocamentos no território nacional bem como ao exterior permanecem suspensas;

c) reuniões de trabalho e demais atos de natureza coletiva deverão ser feitas com a utilização de videoconferência ou de outras tecnologias que assegurem o distanciamento social.

d) adoção no que couber, regime de teletrabalho para os servidores, empregados e colaboradores conforme interesse público.

Demais medidas

A dispensa do trabalho presencial não se aplica aos profissionais de saúde que tenham recebido as duas doses da vacina contra a COVID-19, ainda que estejam enquadrados no grupo de risco. Além disso, os processos de contratação da administração direta e indireta do Município seguem com os prazos estabelecidos.

Aqui o Decreto nº 56.894, de 12 de Março de 2021.

Braide dentro do ‘Buzão’ anuncia inicio do ‘Rapidão’ no transporte coletivo

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, em vídeo divulgado nas redes sociais nesta sexta-feira, dia 5, inicio das medidas restritivas mais rígidas contra a Covid-19 no estado, anunciou o ‘Rapidão’ que são linhas do transporte coletivo direto entre Terminais de Integração.

O serviço ‘Rapidão São Luís’, estabelece trajetos de terminais para terminais, a partir de novas rotas, menos paradas e com saída de três Terminais de Integração: Distrito Industrial, Terminal do São Cristóvão e Terminal da Cohama. 

Rotas do Rapidão São Luís 

Linha Terminal Cohama/Terminal Praia Grande 

  • Ida: Daniel de La Touche, Avenida dos Holandeses, Avenida Castelo Branco-Terminal Praia Grande.
  • Volta: Rua das Cajazeiras, Camboa, Ponte Bandeira Tribuzzi, Avenida Carlos Cunha, Avenida dos Holandeses, Avenida Daniel de La Touche.

Linha Terminal São Cristóvão/Terminal Praia Grande

  • Ida: Avenida Jerônimo de Albuquerque, Terminal da Cohab, Avenida Jerônimo de Albuquerque, Terminal da Cohama, Avenida Jerônimo de Albuquerque, Avenida Colares Moreira, Avenida Castelo Branco, Terminal da Praia Grande.
  • Volta: Avenida dos Franceses, Rodoviária, Avenida Guajajaras, Terminal do São Cristóvão.

Linha Terminal Distrito Industrial/Terminal Praia Grande

  • Ida: BR 135, Avenida dos Franceses, Monte Castelo, Praça Deodoro, Terminal Praia Grande.
  • Volta: Avenida dos Africanos, Franceses, BR 135, Terminal do Distrito.

Covid-19: Unidade Mista do Bequimão agora é referência em casos moderados e graves

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (4), mais 30 leitos exclusivos, entre enfermaria e suporte avançado, para o combate à Covid-19 em São Luís.

Os novos leitos foram disponibilizados na Unidade Mista do Bequimão, que será referência para atendimento a casos moderados e graves.

“Estamos disponibilizando mais 30 novos leitos aqui na Unidade Mista do Bequimão, que conta com toda a estrutura necessária para atender desde o paciente que necessite de estabilização até aquele que precise de cuidados mais específicos como a utilização de respiradores e a necessidade de intubação. Encerrando a primeira etapa do nosso plano vamos entregar nos próximos dias mais 10 leitos de UTI no Hospital Universitário e o ambulatório de atendimento pós-Covid que também vai funcionar aqui na Unidade Mista do Bequimão”, disse Eduardo Braide.

Agora a rede municipal de saúde chega a 110 leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com coronavírus. O Plano Municipal de Enfrentamento às Síndromes Respiratórias prevê a abertura de 120 leitos na capital.