Lula recebe no MA proteção e título de Guardião dos Territórios indígenas

O ex-presidente Lula se reuniu com líderes de povos indígenas de várias tribos do Maranhão e o Pará, nesta quinta-feira, dia 19, em São Luís. Ele participou de ritual de proteção e foi homenageado com o título Guardião dos Território.

“..Talvez não tenhamos feito tudo que poderíamos, mas daqui pra frente nada será feito de um gabinete em Brasília..”, disse Lula, ao assumir compromisso com a causa indígena.

Lula também ao visitar hoje as obras do Hospital da Ilha, em São Luís, agradeceu e parabenizou os governadores em nome do governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), pelo exemplo e lição que estão dando ao governo Bolsonaro, no enfrentamento à pandemia.

“..estão fazendo aqui é dando uma lição de moral no governo federal, no ministro da Saúde, dizendo: olha, nós estamos fazendo a nossa parte, façam a vocês..”, destacou Lula.

Lula esta no Maranhão desde a noite de ontem, quarta-feira, dia 18, e permanece até amanhã sexta-feira cumprindo agenda com lideranças políticas e movimentos sociais.

Lula é recibo por Dino no Maranhão, onde cumpre extensa agenda

O ex-presidente Lula foi recebido em São Luís na noite desta quarta-eira, dia 18, pelo governador Flávio Dino (PSB), e por militantes políticos.

Lula fica em São Luís até sexta-feira, dia 20, onde tem encontros agendados com com lideranças políticas e movimentos sociais.

l

Lula retorna ao MA nesta quarta, dia 18, onde cumpre extensa agenda

O ex-presidente Lula volta ao Maranhão nesta quarta-feira, dia 18, onde segue com sua visita política no Nordeste, após passar pelos estados de Pernambuco e Piauí.

Lula desembarca em São Luís onde cumprirá extensa agenda com participação em entrevista coletiva, encontros com lideranças políticas, entre elas, o governador Flávio Dino (PSB), movimentos sociais e militantes do PT.

Segundo a coluna Radar da Veja, o avanço de Lula no Nordeste onde já é muito forte, está tirando o sono no Palácio do Planalto.

Enquanto Jair Bolsonaro insiste na estratégia suicida de ataques ao STF e de golpe militar, o ex-presidente Lula segue costurando apoios e defendo vacina contra a Covid-19, o combate à fome, desenvolvimento regional, emprego, incentivo a micro e pequena empresa, educação e saúde.

‘..o governador colocou a Timbira como prioridade..’, diz Robson Paz

A Rádio Timbira (1290 FM) completa 80 anos, neste sábado (14). Para comemorar a data, o secretário adjunto de radiodifusão do estado, Robson Paz, diretor-geral da emissora, concedeu entrevista ao Fala Timbira, programa apresentado por Edvaldo Oliveira e Mônica Moreira Lima.

Na ocasião, ele relembrou como a gestão Flávio Dino mudou para melhor a comunicação pública no Maranhão.

“O governador Flávio Dino, desde que assumiu, sempre colocou a Rádio Timbira como uma prioridade, né? Pela sensibilidade que o governador tem, entusiasta que é da comunicação pública, sempre colocou o resgate da Rádio Timbira como uma das metas a serem alcançadas e de pronto nós, desde 2015, já com a nova direção da emissora, tratamos de criar as condições para que a rádio voltasse a ter relevância”, disse.

Segundo Paz, a missão dada foi seguir “um preceito fundamental da comunicação pública, inclusive designada pela UNESCO, que é o princípio da universalidade”.

“Nós precisávamos fazer com que as pessoas, o cidadão, a cidadã pudessem ter acesso à rádio, independentemente de sua condição social e econômica, ter acesso à nossa emissora, e existia uma dificuldade muito grande naquele momento. Os ouvintes que sempre acompanharam a Timbira sabem que a Timbira passou por duas décadas, pelo menos, de completo abandono, ostracismo, chegando ao ponto de tentativa de privatização. Foi desmontada toda a estrutura da Rádio Timbira, passou por um período de muita dificuldade. Mas, de 2015 para cá, nós começamos trabalhar a reformulação também da equipe, no processo de renovação da rádio”, explicou.

De acordo com o diretor-geral da Rádio, além do sucateamento da rádio entre 1995 e 2015, outra dificuldade foi melhorar o sinal do transmissor, na época localizado no bairro do Maracanã.

“O parque de transmissores era um grande problema que a rádio tinha, localizado no Maracanã, uma área que tecnicamente, inclusive nós tivemos uma consultoria do engenheiro eletrônico Sidney Morato, que foi um profissional fundamental nesse processo, e é bom que a gente reconheça e resgate aqueles que contribuíram para que a gente conseguisse alcançar esse status que estamos hoje com a Rádio Timbira; (…) trouxemos o parque de transmissores para o Aterro do Bacanga, hoje ali ao lado do Parque João Paulo II, e, a partir de então, nós conseguimos com a aquisição de novas torres, novos equipamentos, a Timbira passou a ter novamente um sinal de qualidade, passou a ser ouvido em praticamente todo o Estado do Maranhão, diretamente no dial, além, claro, das plataformas digitais, que nós também avançamos muito no período, e hoje a gente cumpriu aquilo que eu disse no início que é esse princípio da universalidade, garantindo assim que as pessoas pudessem alcançar a Timbira, pudesse ouvir”, completou Paz.

Expansão de acesso à internet 4G vai contemplar 32 cidades no Maranhão

O projeto de expansão da infraestrutura de rede, chamada Sky Coverage, foi apresentado ao governador Flávio Dino, que a empresa TIM pretende instalar no Maranhã com 105 antenas 4G, o que possibilitará a conectividade para mais 32 novas cidades.

“É muito importante saber que a empresa TIM vai expandir suas atividades para mais municípios no Maranhão. Nós acreditamos que quanto mais fornecedores, mais prestadores de serviço de telecomunicação representa mais oportunidades para a população a ter acesso a esse serviço tão fundamental, além de haver apresentação pela empresa de múltiplas oportunidades, envolvendo preocupação deles com serviços educacionais, concursos livres, e até mesmo acesso a cursos de graduação”, afirmou Flávio Dino. 

A ação está atrelada à meta da TIM de garantir que todas as cidades do Brasil tenham cobertura 4G até 2023. Aqui mais informações

Adolescentes de 12 a 17 anos serão vacinados contra Covid-19 no MA

O secretário Carlos Lula (Saúde), anunciou na noite desta quarta-feira, dia 11, a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos em todo Maranhão, contra a Covid-19.

A ação é resultado da parceria entre as secretarias de Saúde e Educação do Estado. A vacinação começa a partir desta semana nas escolas estaduais de Paço de Lumiar.

Weverton lança pré-candidatura ao governo no sábado em Imperatriz

O senador Weverto Rocha (PDT), lança sua pré-candidatura ao governo do Maranhão no próximo sábado, dia 14, na cidade de Imperatriz.

Nas redes sociais Weverton está anunciando o ato que também marca a série de eventos políticos que realizará em várias cidades de todas as regiões do estado, com objetivo de reunir lideranças políticas e discutir projetos e propostas para o Maranhão.

O senador Weverton faz parte da base de apoio do governo Flávio Dino e disputa a indicação do grupo. Nos meios políticos é cada vez mais forte a tese de que será candidato sendo ou não o escolhido.

Flávio Dino aconselha Flávio Bolsonaro ‘procurar o que fazer’

O governador Flávio Dino reagiu nesta segunda-feira, dia 9, à provocação do senador Flávio Bolsonaro que insinuou que o governo do estado estaria se apropriando de uma obra do governo federal, em São Luís, executada pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano.

Nas redes sociais Flávio Dino aconselhou o filho do presidente Bolsonaro deixar o Maranhão em paz e procurar o que fazer.

“..Deveria procurar alguma coisa de útil para fazer. E deixar o Maranhão em paz. Temos muito o que fazer aqui, diferente dessa gente..”, disse Dino.

A obra no bairro do São Francisco, de fato está sendo executada com recursos federais, porém fruto de convenio realizado com o governo Dilma Rousseff.

O secretário Márcio Jerry (SECID), também rebateu o senador Flávio Bolsonaro, nas redes sociais.

“..especialista em “rachadinhas” , o Flávio Bolsonaro resolve inticar com gov Flávio Dino por causa de placas em obras no Maranhão..”, disse Márcio Jerry.