
Na Pesquisa PoderData, realizada esta semana e divulgada ontem, quanto a estratificação social de intensões votos, Bolsonaro vence Lula entre os que ganham mais de 10 salários mínimos (61%) e homens (47%).


Na Pesquisa PoderData, realizada esta semana e divulgada ontem, quanto a estratificação social de intensões votos, Bolsonaro vence Lula entre os que ganham mais de 10 salários mínimos (61%) e homens (47%).


Nova Pesquisa PoderData, relacionada a Eleição Presidencial de 2022, divulgada na noite desta quarta-feira, dia 14, mostra no cenário de 2º turno, Lula com 52% e Bolsonaro com 34%.
No cenário de 1º turno Lula também lidera dentro da margem de erro com 34% e Bolsonaro 30%.
O levantamento ouviu 3.500 pessoas em todo Brasil dos dias 12 a 14 desta semana. A vantagem de Lula é de 18 pontos em relação a Bolsonaro.


O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB), em entrevista ao Poder 360 publicada neste sábado, dia 10, sobre a possibilidade do PCdoB compor a chapa com o PT para presidência em 2022, como ocorreu em 2018, disse ser para ele, “uma tendência natural”.
“.. No momento certo, haverá o diálogo e o PCdoB vai defender seus legítimos pontos de vista. Mas não é um condicionamento (..) Há etapas, como definições de aliança, programa. No que depender da minha posição individual, acho que é uma tendência natural, meio que óbvia. Agora, o momento de definir isso e cravar com certeza é maio e junho de 2022..”, disse Dino.
Flávio Dino também avaliou a situação atual do presidente Jair Bolsonaro, que classificou como ‘pior momento desde que foi eleito’. Para ele, a dificuldade em se relacionar com o Congresso e atuação do governo na Pandemia são ingredientes que podem dificultar o futuro político do presidente.

Do Uol
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Nunes Marques devolveu hoje para julgamento pela Segunda Turma a análise do processo que pede a suspeição do ex-juiz federal Sergio Moro.
De acordo com o sistema eletrônico da Corte, o tema foi incluído na pauta para ser julgado ainda nesta terça-feira (23).
Em 9 de março, o ministro pediu vista no processo que analisa parcialidade de Moro durante na condenação do ex-presidente Lula (PT), do tríplex no Guarujá.
O placar no julgamento sobre a suspeição de Sérgio Morro está empatado em 2 a 2.

Do PoderData
Pesquisa PoderData realizada nesta semana em todo o país com 3.500 pessoas indica que, se a eleição presidencial fosse hoje, Jair Bolonaro (sem partido) iria para o 2º turno junto Lula (PT).
O atual presidente tem 30% e o petista pontua 34%. Como a margem de erro do levantamento é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos, há um empate técnico no limite desses percentuais.
Depois de Bolsonaro e Lula, todos os demais candidatos testados ficam com menos de 10%.
Sergio Moro (sem partido) tem 6%; Ciro Gomes (PDT), 5%; Luciano Huck (sem partido) fica com 4%; João Dória (PSDB) pontua 3%; João Amoêdo (Novo) tem 3% e Mandeta (DEM), 2%.



Do EL PAÍS
O ex-presidente Lula (PT) e os ex-ministros Ciro Gomes (PDT) e Henrique Mandetta (DEM) venceriam ao menos 8 pontos de diferença no 2º turno em 2022, mostra a pesquisa Atlas.
O levantamento foi encerrado quarta-feira, dia 10, quando Lula fez, seu pronunciamento como provável candidato.
No segundo turno mais provável pelos números atuais, Lula aparece com 44,9% contra 36,9% de Bolsonaro, 8 pontos de diferença. Na simulação com Ciro, o pedetista também bate Bolsonaro (44,7% contra 37,5%). Em eventual disputa com Mandetta, bateria o ex-chefe por 46,6% contra 36,9%.
Foram 3.721 entrevistas por questionários aleatórios via internet.

Em entrevista à TV Mirante nesta quinta-feira, dia 11, o governador Flávio Dino (PCdoB), informou que em julho inicia conversas com seu grupo sobre as eleições 2022, em dezembro anunciará candidatos ao governo, vice e senado no estado.
Os nomes mais fortes do grupo para suceder Flávio Dino são o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos) e o senador Weverton (PDT), porém o governador disse que há outros nomes potencialmente possíveis de serem escolhidos. Segundo ele, os dois principais nomes já se comprometeram em aceitar a decisão do grupo.
“Os dois são bons aliados do nosso campo político, tem méritos e serviços prestados ao nosso estado e isso é prova de vitalidade de nosso grupo desses dois e outros que postulam, às vezes com menor enfase. Meu desejo, e já disse ao Carlos Brandão e Weverton e dirigentes partidários, é que passado a pandemia em meados de julho deste ano, a gente comece esse diálogo. A minha disposição é que até dezembro deste ano termos a chapa anunciada”, destacou Flávio Dino.
Quanto ao próprio futuro, Flávio Dino disse que sua pretensão em ficar no cargo até abril de 2022 continua, em principio seu objetivo é retornar ao Congresso. Mas, em razão das mudanças no cenário político após a devolução dos direitos políticos de Lula, aguardará conversa com o ex-presidente que deverá acontecer ainda este ano.
“Por imperativo legal disse que me desincompatibilizaria do cargo em abril de 2022, para concorrer a vaga no Senado. A reflexão continua nesse patamar, mas há outras pautas na agenda de 2021 como questões de âmbitos social, econômicos e pandêmico na frente. Eu não tenho feito eventos políticos, conversei com o ex-presidente Lula por telefone duas vezes, desde que sai a decisão do STF, disse que está muito entusiasmado e tão logo seja vacinado virá ao Maranhão, sobre o nosso estado e o Brasil mas não tem data ainda pra isso”, explicou Dino.
O governador Flávio Dino tem sido um dos mais cotados para compor como vice em eventual chapa presidencial encabeçada pelo ex-presidente Lula. O nome é defendida por militantes e lideranças do PT.

O senador Weverton (PDT-MA), defendeu nesta terça-feira, dia 9, o que chamou de “reposição da justiça” para o ex-presidente Lula.
O parlamentar disse que seu partido tem candidato à presidência em 2022, o ex-ministro Ciro Gomes, mas recuperação dos direitos políticos de Lula e a possibilidade de prevalecer a tese de suspeição do ex–juiz Sérgio Moro, em relação aos processos contra Lula, significação o retorno a um ambiente mais democrático.
“Meu partido tem um candidato a presidente, que é Ciro Gomes. Mas considero que a anulação das condenações do ex-presidente Lula é uma reposição da justiça. As intervenções jurídicas do ex-juiz Moro resultaram em grande impacto na democracia e não deveriam ter ocorrido. A Justiça precisa ser imparcial e não pode se adequar aos interesses políticos do momento, o que vale para absolutamente todos”, destacou Weverton