Ipec: Lula com 49% dos votos venceria no 1º turno Bolsonaro que tem 23%

Do G1

Se a eleição presidencial de 2022 fosse hoje, Lula (PT) com 49% dos votos venceria em 1º turno o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que tem 23%, é o que mostra Pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira, dia 25.

Também aparecem na pesquisa os nomes de Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB) e Henrique Mandeta (DEM).

O Ipec ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios e realizada entre 17 e 21 de junho. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos.

Gilmar Mendes anula todos os atos processuais de Moro contra Lula

Do Conjur

O ministro do STF, Gilmar Mendes, estendeu a suspeição do ex-juiz Sergio Moro, nesta quinta-feira, dia 24, para todos processos contra Lula.

Hoje em atendimento aos advogados do ex-presidente, o ministro Gilmar tornou Moro suspeito nos casos do sítio de Atibaia e do Instituto Lula.

“Estendo a decisão que concedeu a ordem neste Habeas Corpus às demais ações penais conexas processadas pelo julgador declarado suspeito em face do paciente Luiz Inácio Lula da Silva, de modo a anular todos os atos decisórios emanados pelo magistrado, incluindo-se os atos praticados na fase pré-processual”, decidiu Gilmar Mendes.

“Bolsonaro está no pior momento, e Lula no melhor”, diz Arthur Lira

247 – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou na manhã desta terça-feira, dia 25, de acordo com a Folha de S. Paulo, que Bolsonaro está em seu pior momento no governo.

Por outro lado, segundo Lira, o ex-presidente Lula, está no ápice de sua popularidade.

“Nós estamos numa complicação de vacina, numa ausência que passou-se três meses sem o auxílio emergencial, com a população mais carente privada. Então, na minha visão, rapidamente, o presidente Bolsonaro está no seu pior momento e o candidato e ex-presidente Lula está em seu melhor momento”, disse Lira.

“Serei candidato contra Bolsonaro”, Lula ao Paris Match

O ex-presidente Lula em entrevista ao jornal francês Paris Match, admitiu que é candidato a presidente para enfrentar Jair Bolsonaro.

“Serei candidato contra o Bolsonaro (..) Se estou na melhor posição para ganhar as eleições presidenciais e gozo de boa saúde, sim, não hesitarei (..) Acho que fui um bom presidente. Criei laços fortes com a Europa, América do Sul, África, Estados Unidos, China, Rússia. No meu mandato, o Brasil tornou-se um importante ator no cenário mundial, notadamente criando pontes entre a América do Sul, África (..) O que eles não sabiam é que estou pronto para lutar até o último suspiro para provar que se uniram para me impedir de ir às eleições”, disse Lula.

Exame/Ideia mostra Lula como único capaz de vencer Bolsonaro

Do Brasil de Fato

O ex-presidente Lula seria o único a vencer Jair Bolsonaro no 2º turno, caso as eleições presidenciais de 2022 acontecessem hoje.

É o que mostra pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta sexta-feira, dia 23.

O levantamento mostra Lula com 40% das intenções de voto no 2º turno, Bolsonaro tem 38%. 

Bolsonaro venceria no 2º turno: João Doria, Ciro Gomes, Luiz Henrique Mandetta, Sérgio Moro e Eduardo Leite.

A avaliação do governo Bolsonaro é a pior desde o início da gestão, em janeiro de 2019: 54% desaprovam a maneira como o presidente trabalha.

A rejeição do governo Bolsonaro é maior entre as classes D e E, onde 55% manifestam uma opinião negativa sobre Bolsonaro.

Foram ouvidas 1.200 pessoas entre os dias 19 a 22 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

‘Inês é Morta’: confirmada parcialidade e incompetência de Moro em relação a Lula

O STF formou maioria de votos 7 a 2 nesta quinta-feira, dia 22, pela parcialidade do ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro em relação aos processos contra Lula.

A 2ª turma já havia decido a suspeição, mas a questão foi levado ao plenário e confirmada.

O ministro Marco Aurélio pediu vista e a conclusão do julgamento ficou para a próxima quarta-feira, dia 27, quando também votará Luis Fux presidente da corte.

Consideraram Sérgio Moro parcial: Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Dias Tofffoli, Cármen Lúcia, Kassio Nunes e Rosa Weber.

Votaram a favor de Moro: Edson Fachin e Roberto Barroso.

Com a decisão do STF de hoje Lula fica também livre e mais tranquilo para se dedicar às eleições de 2022.

Zé Inácio é vice-líder do governo na Assembleia Legislativa

O deputado Zé Inácio (PT) assumiu, nesta quinta-feira (15), a vice-liderança do governo na Assembleia Legislativa do Maranhão. O anuncio foi feito pelo próprio governador Flávio Dino (PCdoB).

“O deputado Zé Inácio (PT) passa a integrar a liderança do governo na Assembleia Legislativa, na condição de vice-líder. Vai atuar em conjunto com o líder Rafael Leitoa (PDT)”, destacou Flávio Dino.

Zé Inácio agradeceu o convite do governador Flávio Dino e acredita que esta será uma missão política “prazerosa”.

“Me sinto lisonjeado pelo convite feito pelo governador Flávio Dino. Vamos continuar destacando as ações importantes do Governo do Estado que vem mudando a realidade do Maranhão nesses últimos anos”, pontua Zé Inácio. 

O parlamentar petista, único na Assembleia Legislativa, ocorre no mesmo dia em que o STF confirmou e anulação das sentenças de Lula na Lava Jato.

Não faz sentido.., que reconhecer direitos de Lula “prejudicam a Lava Jato”, diz Dino

O governador e ex-juiz federal, Flávio Dino (PCdoB), comentou nesta quinta-feira, dia 15, a importância do julgamento no STF das ilegalidades praticadas contra o ex-presidente Lula.

“Muito importante que o STF esteja julgando múltiplas ilegalidades perpetradas contra o ex-presidente Lula. Óbvias incompetência e suspeição do juiz, por parcialidade no caso concreto. Outros processos legítimos por corrupção, contra outros réus, podem e devem continuar (..) Não faz sentido o argumento de que reconhecer os direitos do presidente Lula “prejudicam a Lava Jato”. Tal “operação” não pode ser canonizada e ser intocável. Acertos e erros devem ser reconhecidos. As leis não podem deixar de ser aplicadas por argumentos puramente políticos”, pontuou Dino.

O pleno do STF julga hoje a anulação dos processos contra Lula no âmbito da Lava-Jato em Curitiba, que já havia sido descido na 2ª turma, mas que ontem os ministros decidiram levar ao plenário.

Um dos mais contundente críticos da condução dos processos contra Lula em Curitiba, o governador Flávio Dino, sempre contestou e questionou a competência de Moro e Deltan nas investigações e julgamentos dos casos envolvendo o petista.