Flávio Dino falará sobre ‘Justiça e Segurança’ em evento na Inglaterra

 

londonO governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), participará neste sábado ((18), da edição 2019 do BrazilForum UK, na Inglaterra. Com o tema “Justiça e Segurança Pública: a relação entre o Judiciário e Políticas Públicas de Segurança”, ele falará sobre a experiência e avanços na área da Segurança no Maranhão, entre 2014 e 2018.

Realizado pela London School of Economics and Political Science, o evento será transmitido ao vivo, a partir das 6h (horário de Brasília), no site /www.brazilforum.com.uk/. O evento reunirá especialistas de diferentes setores da sociedade que debateram vários temas como desenvolvimento econômico, social e ambiental do Brasil.

Governador em exercício Othelino Neto consolida força política no MA

 

IMG-20190516-WA0042
Governador em exercício Othelino Neto (PCdoB)/Foto: Handson Chagas

A interinidade do governador Othelino Neto (PCdB), começou com intensa agenda nesta quinta-feira (16), no Palácio dos Leões. Amanhã, as ações como chefe do executivo estadual serão para vistoriar obras na capital e nos municípios de Imperatriz, Barra do Corda e Genipapo dos Vieiras.

O governador do Maranhão em exercício Othelino iniciou os trabalhos sancionando a Lei que torna o dia 15 de Maio (Dia Estadual do Ministério Público), o ato contou com a presença do Procurador Geral de Justiça do Estado, Luis Gonzaga. Em seguida o desembargador José Joaquim, Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, foi recebido pelo governador em exercício onde falaram sobre a importância da política e harmonia entre os poderes. Eles também trataram do fracionamento das férias dos magistrados.

Na agenda do governador Othelino também no Palácio dos Leões teve visita de deputados estaduais; o Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior; o Presidente da Câmara, Osmar Filho; amigos e correligionários.

Mesmo com interinidade por 48 horas no governo do Maranhão, Othelino Neto, eleito este ano duas vezes Presidente da Assembleia Legislativa do Estado para os biênios (2019-2020 e 2021-2022), se consolida como um dos políticos mais importantes e influentes atualmente no estado, o que lhe garante voz e posição de peso no pleito eleitoral no estado em 2022.

IMG-20190516-WA0038
Governador em exercício Othelino Neto e o Presidente TJ-MA, José Joaquim/Foto Handson Chagas
IMG-20190516-WA0040
Governador em exercício Othelino Neto e o Procurador Geral de Justiça do Maranhão, Luis Gonzaga/ Foto: Handson Chagas

Requalificação de Avenidas e BRT reduzirá tempo em viagens no transporte coletivo na Grande Ilha

 

IMG-20190515-WA0007
Obras de prolongamento da Avenida Litorânea/Foto: Handson Chagas

Entre as obras do governo do Estado em andamento em São Luís, apresentadas à imprensa nesta terça-feira (14), e que serão entregues em breve, a extensão da Litorânea que vai além do prolongamento é uma das mais destacadas.

Ela representa a primeira etapa de implantação do sistema de transporte tipo BRT na capital, que beneficiará milhares de pessoas diariamente na Grande Ilha.

Com previsão de conclusão até outubro de 2020, o obra de requalificação das avenidas Litorânea e Holandeses, conta com investimento da ordem de R$ 140 milhões.

IMG-20190515-WA0009
Lawrence Melo (Presidente da Agencia Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos)/Foto: Randson Chagas

O BRT vai interligar os municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. A obra de requalificação das avenidas e implantação do BRT vai reduzir viagens dos usuários de transporte coletivo em mais de 40 minutos na Região Metropolitana.

Presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos, Lawrence Melo, foi ouvido pelo blog Upaonews.com onde fala do andamento e importância da obra.

Deputado Othelino Neto assume o governo do Maranhão esta semana

 

vice
Deputado Othelino Neto e o vice-governador Carlos Brandão/Foto: Reprodução

O deputado Othelino Neto, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, foi comunicado nesta terça-feira (14), que assumirá o governo do Estado na próxima quinta-feira (16), em razão das ausências do governador Flávio Dino e o vice Carlos Brandão.

O governador Flávio Dino se ausentará do País de 15 a 19 de maio, para participar de um evento internacional na London School of Economics and Political Science, onde será um dos palestrantes do Brazil Fórum UK 2019.

Assume o governo interinamente nesta quarta-feira (15), o vice-governador Carlos Brandão, que se licenciará do cargo no dia seguinte para tratar de interesses particulares. Com isso Othelino Neto assume o governo nos dias 16 e 17 de maio.

Carlos Brandão volta assumir o governo nos dias 18 e 19 de maio, até o retorno do governador Flávio Dino.

Othelino Neto destaca em reunião solução do passivo com população quilombola de Alcântara

 

othelino 2
Othelino Neto (PCdoB), Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão/Foto: Reprodução

Com participação dos deputados federais Márcio Jerry (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB) além de representantes do governo e parlamento estadual foi realizada nesta segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa do Maranhão, uma reunião para discutir a regularização fundiária de comunidades quilombolas localizadas nas proximidades do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

othelino 3
Reunião sobre impactos do Acordo Brasil e EUA nas comunidades quilombolas em Alcântara/Foto: Reprodução

Para Othelino Neto, Presidente da Assembleia Legislativa, é fato a importância do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre Brasil e EUA para o país, mas é imperativo resolver o passivo com a população nativa de Alcântara desde implantação do CLA.

“Infelizmente, essas populações, que moravam à beira do mar e que viviam da pesca, tiveram a sua qualidade de vida reduzida a partir da implantação do CLA. E existe um débito histórico com as populações. Antes de nós partimos para um novo momento, é preciso que se resolva esse grande passivo para que, aí sim, se tenha credibilidade e a população tenha confiança em receber um novo projeto, quanto mais com as características deste que já foram anunciadas”, afirmou Othelino, frisando que é preciso que o Governo Federal resolva essa demanda, que está acumulada, para proteger a população quilombola.

Ministério Público encontra ‘remédio’ para prefeito resolver falta de medicamentos em Imperatriz

 

mpitz
MP-MA em Imperatriz/Foto: Reprodução

O prefeito, Assis Ramos (DEM), terá que resolver a falta de fornecimento regular de medicamentos a pessoas com deficiência em Imperatriz, para que o município não seja impedido de fazer propaganda institucional e de festas.

O Ministério Público do Maranhão voltou solicitar à Justiça que obrigue o município a cumprir a sentença proferida em 2013. No documento o MP informa que ele é resultado da contínua irregularidade junto a esse público.

O Promotor de Justiça, Joaquim Ribeiro de Souza Júnior, desde 2017 entrou com o pedido para que a determinação judicial fosse cumprida pela Prefeitura.

Diante da provocação do MPMA, em novembro de 2018 a justiça estabeleceu o prazo de 30 dias para o cumprimento da decisão, sob pena de multa pessoal ao secretário de Saúde de R$ 1 mil para cada substância em falta no programa no momento do atendimento ao usuário.

O Ministério Público requereu ainda o cumprimento da sentença mediante o bloqueio de verbas do orçamento geral do município. O pedido se estende ainda à proibição de o município utilizar qualquer verba com publicidade e propaganda institucional, e ainda, que seja vetada quaisquer festividades, tais como festa junina e aniversário da cidade, bloqueando os valores existentes para tais fins, até que seja comprovadamente restabelecido o fornecimento de medicamentos e insumos para pessoas com deficiência.

Flávio Dino defende Educação durante reunião com o presidente Bolsonaro

 

D6J9-9dXoAAOCvW
Flávio Dino e governadores do Nordeste durante reunião com participação do presidente Bolsonaro/Foto: Reprodução

O governador Flávio Dino defendeu o Maranhão e a retomada do crescimento do país, na tarde desta quinta-feira (9), em Brasília, na reunião dos governadores do Nordeste que contou com presença do presidente Bolsonaro, no Palácio do Planalto.

Foi apresentado um documento em que os governadores pleiteiam o novo FUNDEB  e a revisão dos cortes em Universidades e Institutos Federais. Flávio Dino defendeu a manutenção dos recursos do Fundeb, que hoje é utilizado por Estados e Municípios para arcar com parte dos gastos na educação, especialmente salário dos professores.

“Esperamos que o governo federal estude o assunto e apresente uma proposta o quanto antes. Nós vamos insistir nessa pauta para que não haja retrocessos nas conquistas educacionais que nós tivemos nas últimas décadas”, declarou Flávio Dino.

Para o governador do Maranhão, entre as várias questões tratadas, houve avanço na proposta de equilíbrio fiscal com o Plano de Estabilidade Financeira (PEF) do governo federal, mas que a maioria serão esquecidos, principalmente a educação.

Além de Bolsonaro participaram da reunião os ministros Paulo Guedes (Economia), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Santos Cruz (Secretaria de Governo), Bento Albuquerque (Minas e Energia), e o Advogado-Geral da União, Luiz de Almeida.

fundeb

fundeb 1

Ponte Central-Bequimão: Plataforma Iemanjá chega no domingo ao Rio Pericumã

 

ponte
Deslocamento da plataforma Iemanjá para construção da ponte Central-Bequimão/ Foto: Reprodução.

A plataforma Iemanjá, está se deslocando nesta quinta-feira (9), para o leito do Rio Pericumã, para execução de mais uma etapa da Ponte Central até Bequimão . Puxada por dois rebocadores de 9,5 toneladas cada, o percurso da viagem da plataforma de 600 toneladas será de 120 km, feito a 6 km por hora, durando três dias até chegar em Bequimão.

A obra está em estágio de fabricação da pré laje de concreto armado, uma espécie de tabuleiro que serve de fôrma para colocar toda a estrutura metálica da ponte que ficará na parte superior.

São cerca de quatro mil e oitocentas peças de pré laje fabricadas, além da construção das camisas metálicas de 1.700 mm com 20m de comprimento, que também servem de fôrma para a colocação do concreto das estacas de sustentação.

A obra de grande complexidade está sendo realizada pelo governo do Maranhão.O investimento na obra é de R$ 68 milhões, a ponte vai interligar 10 municípios da Baixada Maranhense e diminuir a distância de deslocamento dos moradores da região em 125 quilômetros.

As cidades beneficiadas são: Bequimão, Central, Apicum-Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Cururupu, Porto Rico, Cedral, Guimarães e Mirinzal.