Policia esclarece morte da professora Rosiane Costa em São Luís

 

professora
Professora Rosiane Costa, 45 anos/Foto: Reprodução

A Polícia do Maranhão apresentou nesta quarta-feira (22), na capital maranhense, Marcio Jorge Lago Marques, acusado de assassinar a professora Rosiane Costa, 45 anos, cujo o corpo foi encontrado dentro do campus da UFMA(Universidade Federal do Maranhão).

A professora foi encontrado no inicio da manhã do último dia 13 de maio, ao lado da TV UFMA por uma funcionária da instituição.

Ao confessar o crime à polícia disse que cometeu por causa de uma divida de R$ 2.500, e estava sendo cobrado pela dívida, e ainda, decidiu abandonar o corpo da professora Roseane na Universidade, porque em seguida aproveitaria para buscar a esposa na UPA da área Itaqui Bacanga.

Segundo a polícia autor e vitima se conheceram na rede social Badu. Chegaram a manter um relacionamento, mas atualmente a única ligação que havia entre eles era a dívida. De acordo com a delegada, Viviane Fontinele, 20 minutos após abandonar o corpo da professora, o acusado foi a um Supermercado, onde fez compras no valor de R$ 600 e sacou R$ 1 mil, com o cartão da vítima.

Ainda segundo as investigações, havia cerca de R$ 12 mil na conta da professora, que vinha sendo gasto e sacado por Marcio Jorge em terminais de auto-atendimento desde o dia do crime. Ele foi preso na noite de ontem terça-feira (21), na Avenida Litorânea. Para a polícia o acusado já sabia que estava sendo procurado.

Abaixo o áudio em que a delegada Viviane Fontelle narra os detalhes do crime.

Zé Gentil diz que não autorizou Duarte Jr. colocar seu nome em outdoor e que vai tomar providencias

 

gentil_duarte-1024x1024
Deputados Zé Gentil e Duarte Junior/Foto: Reprodução

O deputado Zé Gentil surpreendeu a todos presentes na Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quarta-feira (22), ao usar a tribuna na abertura dos trabalhos. Em tom de indignação e revolta cobrou da presidência da casa providencias em relação ao colega Duarte Jr.

Zé Gentil está inconformado, segundo ele, com o comportamento desrespeitoso de Duarte Jr. ao se apropriar de projetos dos colegas para se promover. Inclusive, já estaria fazendo o mesmo com vereadores de São Luís, se referindo a questão da Feirinha do Vinhais.

O experiente Zé Gentil ficou indignado ao chegar na Assembleia Legislativa e se deparar na entrada com um outdoor com foto de Duarte destacando a criação do RG+, projeto de sua autoria, e que o deputado Duarte teria tomado para se. O nome de Zé Gentil aparece em letras pequenas.

Ouça aqui o pronunciamento do deputado Zé Gentil.

Decisão de Flávio Dino para 2022 definirá cargo majoritário que Othelino Neto deverá disputar

 

dep Othelino
Deputado Othelino Neto (Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão)/Foto: Reprodução

O deputado Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, voltou presidir a sessão no plenário da casa nesta terça-feira (21), após rápida e marcante passagem no comando do governo do Estado.

Em entrevista ao blog upaonews.com e o jornalista Henrrique Pereira, ele fez um balanço da experiência à frente do governo, falou também brevemente sobre a conjuntura política no estado e nacionalmente, e ainda, a respeito da união do grupo político liderado pelo governador Flávio Dino.

Quanto a disputa majoritária em 2022, principal assunto nos meios políticos durante os dois dias no governo, ele ratificou sua determinação e interesse em concorrer a uma das vagas, mas diferente de alguns seguimentos políticos e da imprensa foi mais cauteloso.

“Já disse que vejo com simpatia a possibilidade de disputar o Senado, mas ainda não é algo concreto, até porque precisamos ver também qual será a decisão do governador Flávio Dino em relação a 2022. Se ele vai mesmo disputar a eleição de Presidente da República ou Senado. A partir dessa decisão dele é que outras peças vão se mexendo. Essa intensão minha como de outros, em participar da chapa majoritária é legitima. Nós precisamos é ter o discernimento para que não façamos de nossos desejos algo impositivo. Em política essas coisas se resolvem no dialogo para atender os interesses das mais diversas forças políticas, mas claro, antes de decidirmos quem será candidato a governador, vice-governador e senador precisamos ouvir sua excelência o povo”, disse Othelino Neto.

Ainda relativamente jovem, mas já de notória habilidade política, o deputado Othelino desfruta do bom momento político com prudência e colhe os frutos do trabalho que vem realizando.

Ouça aqui a entrevista com o deputado Othelino Neto

Neto Evangelista e Duarte Jr. trocam farpas e disputam nas redes sociais autoria de projeto

 

neto_duarte-768x768
Deputado Neto Evangelista (DEM) e Duarte Júnior (PCdoB)/Foto:

O midiático Duarte Jr. (PCdoB), voltou se envolver em polêmica por causa de projetos que teriam como autores colegas de parlamento. Dessa vez a confusão é com Neto Evangelista (DEM). Os dois parlamentares são pretensos candidatos a prefeito de São Luís.

A nova polêmica envolvendo o deputado Duarte Júnior é a instalação de uma unidade da DPE (Defensoria Pública do Estado), na área Itaqui-Bacanga.

O ex-diretor do Procon, parece ainda não entender que não é mais executivo. Por essa razão, mantém uma postura que deve empurrá-lo para o isolamento político.

Os dois parlamentares são da base governo do estado, o deputado Neto Evangelista acusa Duarte Jr., de já ter agido da mesma forma com os deputados César Pires, Adelmo Soares e Zé Gentil, como o próprio.prefeito 2

Publicado no Diário Oficial anistia de multas dos partidos, após Bolsonaro negar ter sancionado.

 

Plenário do Congresso
Foto: Reprodução

Foi publicado no Diário Oficial da União, desta segunda-feira(20), o projeto que altera regras de funcionamento dos partidos políticos e anistia multas daqueles que não aplicaram o mínimo legal em projetos que incentivam a participação de mulheres na política.

Sancionado na última sexta-feira(17), pelo pelo presidente Jair Bolsonaro. No dia seguinte, ele negou ter sancionado a alteração na Lei que anistiou cerca de R$ 70 milhões em multas dos partidos.

O projeto teve apenas um veto do presidente Bolsonaro. A parte que tratava da anistia em caso de doações de servidores públicos que ocupam cargos comissionados. A justificava para o veto foi a limitação fiscal.

Othelino Neto retorna à presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão maior politicamente

 

3112cba6-337d-4b63-9ab7-089a0855fbc8-633x390
Rodrigo Lago, Edivaldo Holanda Júnior, Othelino Neto e Osmar Filho durante reunião no Palácio dos Leões (Foto: Gilson Teixeira)

O vice-governador Carlos Brandão (PRB), reassumiu o governo do Maranhão neste sábado (18), após passagem rápida, marcante e consolidadora do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), à frente do Poder Executivo Estadual.

O governador Flávio Dino retorna ao comando do Estado, na segunda-feira (20), após participação num evento sobre Justiça e Segurança na London School of Economics and Political Science, na Inglaterra.

Othelino Neto assumiu o governo na última quinta-feira (16), em razão de um gesto político facilmente compreendido e de união do grupo político liderado por Flávio Dino. No exercício do governo Othelino adotou sua marca já conhecida de político habilidoso e agregador. Características que o torna atualmente quase unanimidade na Presidência do Parlamento Estadual.

Nas agendas internas e externas durante exercício do governo do Maranhão, Othelino Neto, viu seu prestigio político confirmado e fortalecido por vários seguimentos da sociedade, entre eles, a classe política.

O momento político favorável do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto, é notório e atento a isso, o próprio já não esconde sua pretensão de alçar voos mais alto na política.

Apesar do tempo, Othelino já não é tratado apenas nos bastidores políticos como liderança forte e consolidada no Maranhão, tanto que é fato a inclusão do parlamentar na lista de potenciais nomes na disputa de uma das três vagas majoritárias no pleito de 2022, são elas: Governador, vice-Governador e Senado.

Consórcios Públicos de Saúde podem ser saída para Hospitais de 20 leitos

 

16173_ses_1_8798804072009772794

Prefeitos, Secretários Municipais de Saúde, Famem e Conselhos Municipais de Saúde se reuniram nesta sexta-feira (17), com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. O objetivo foi discutir o atendimento e financiamento dos Hospitais de 20 leitos.

Uma das propostas colocadas para viabilizar e otimizar o funcionamento dessas unidas de saúde foi a formação de Consórcios Públicos de Saúde entre os municípios com hospitais de 20 leitos, e aqueles próximos, para compartilharem os serviços e captarem recursos federais.

Para o presidente do Cosems, Vinícius Araújo, a Reunião foi proveitosa. “Os prefeitos e secretários vão voltar mais conscientes de que a gente tem de ver na região a quantidade de equipamentos de saúde que temos, para não ter concorrência um com outro”, disse.

“Temos questões atuais para resolver, mas, também, em longo prazo. Para melhorar nossa rede, precisamos conversar com a Comissão Intergestores Regional (CIR), com os municípios, desenhar novamente nosso sistema de saúde, para que a gente possa ter fontes de financiamento mais estáveis e com resultados palpáveis para apopulação”, destacou Carlos Lula.