Governador Flávio Dino instala na CEASA primeiro Banco de Alimentos de São Luís

 

Screenshot_2019-06-01-17-48-24-1-1-1
Secretários Ivaldo Rodrigues (Agricultura e Abastecimento de São Luís), Márcio Honaiser (Agricultura, Pecuaria e Pesca do MA) e o governador Flávio Dino/Foto: Reprodução

Com objetivo de ampliar a política de combate a insegurança alimentar e o desperdício, o governador Flávio Dino inaugurou nesta sábado (1º), o primeiro Banco de Alimentos  de São Luís. e localizado na Central de Abastecimento do Maranhão (Ceasa). A solenidade foi muito prestigiada e comemorada.

A ideia do Banco de Alimentos é arrecadar produtos agrícolas em bom estado de consumo e doá-los para creches, asilos e entidades socioassistenciais que atendam aos critérios da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar.

“Nós estamos mostrando que mediante a parceria plena entre o Poder Público, o Governo do Estado, comerciantes, e  entidades assistenciais você consegue avançar na conquista de direitos. É um modelo institucional muito bem sucedido e que nós trouxemos hoje para o Banco de Alimentos. Tenho certeza que mediante esse fornecimento e a coleta que nós vamos fazer com caminhões refrigerados nós teremos alimentos disponíveis para quase 60 entidades, todos os dias, garantindo que milhares de pessoas possam ter acesso a uma alimentação digna”, destacou o governador.

O Banco cotará com parceiros cadastrados no Clube de Doadores como, entre eles, supermercados e atacadistas, distribuidoras de alimentos, armazéns, padarias, produtores rurais, além da própria Ceasa.

Os alimentos doados serão inspecionados na central, que também terá estrutura completa para realização das operações de coleta, armazenamento e entrega, sem custos para doadores e beneficiários.

Poderão ser doados legumes, verduras, frutas, grãos e cereais, massas frescas, carnes, aves, peixes, pães, bolos sem recheio e sem cobertura, além de leite e derivados. Até o momento, 58 associações estão cadastradas para utilizar o Banco de Alimentos.

‘Arraial do Povo 2019’ sendo preparado para mais uma temporada junina

 

8223e1bf8714a7a25e1ebfea90405bcf
‘Arraial do Povo’ sendo montado na Assembleia Legislativa do Estado

O ‘Arraial do Povo 2019’ da Assembleia Legislativa do Maranhão começou ser montado para mais uma temporada de festividades juninas. Organizado pelo Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), a festança está sendo preparada e aguardada com grande expectativa

Aberta ao público, acontecerá na área do estacionamento da Assembleia Legislativa, ao lado do Complexo de Comunicação, nos dias 14, 15 e 16 de junho. Os organizadores do ‘Arraial do Povo’ trabalham com objetivo de superarem o sucesso da festa em 2018.

“Convidamos a todos para prestigiarem, junto conosco, os três dias do ‘Arraiá do Povo’, que está sendo preparado, com muito carinho, para que o público possa apreciar e se divertir, mais uma vez, com a beleza e a riqueza da nossa cultura”, convidou Ana Paula Lobato, presidente do Gedema.

Os três dias de festança do ‘Arraiá do Povo’ serão transmitidos, ao vivo, pela TV Assembleia (canal aberto 51.2 / 17 TVN), rádio Alema, pelo site http://www.al.ma.leg.br/tv e pelas redes sociais.

“A exemplo do ano passado, a TV Assembleia terá uma cabine própria para a transmissão, com equipes de reportagem no arraial, mostrando toda a festa, ao vivo. Os telespectadores e internautas terão a oportunidade de, mais uma vez, acompanhar o melhor do São João do Maranhão”, completou Edwin Jinkings, diretor de Comunicação da Alema.

“Não interessa a cor do gato, interessa que mata o rato”, Flávio Dino sobre público-privado

 

D7qgEvcXsAA1Q4w
Forum em São Paulo sobre parcerias com setor empresarial, promovido pela revista Exame/Foto: Reprodução

O governador Flávio Dino (PCdoB), participou nesta terça-feira (28), em São Paulo, do EXAME Fórum PPPs e Concessões. Outros nove governadores além de autoridades e especialistas discutiram sobre a temática: ‘Como as parcerias público-privadas e concessões de serviços públicos podem contribuir para o crescimento econômico do Brasil?.

Os participantes apontaram oportunidades de negócios que serão criadas pelas parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. Também debateram as dificuldades jurídicas e políticas encontradas nessas parcerias e como superá-las.

“Não interessa a cor do gato, interessa que mata o rato”: a máxima chinesa citada por Flávio Dino, governador do Maranhão, durante o evento mostrou o pragmatismo como chave para viabilizar parcerias entre o setor público e privado no Brasil.

Abaixo o governador, Flávio Dino, fala como vem sendo estabelecido essa relação no Estado do Maranhão.

 

(Com informações da EXAME)

Centro Histórico de São Luís já no clima do São João de Todos 2019

 

mosaico
São João de Todos/Foto: Reprodução

O clima dos festejos juninos já podem ser sentidos na ruas do centro de São Luís. A decoração na Praia Grand, colocada nesta semana, virou uma atração a mais da festa na capital maranhense.

A tradicional decoração com bandeirinhas ganhou a inovação de um mosaico que decora o céu, de algumas das principais vias do Centro Histórico da capital, com personagens e símbolos de uma das maiores festas populares do Brasil.

“A cada evento, buscamos inovar para encantar os maranhenses e também atrair turistas para o Maranhão. Está sendo muito gratificante ver o nosso Centro Histórico ocupado, as pessoas orgulhosas, o objetivo era esse. Para a temporada junina, ainda teremos mais novidades”, garantiu o secretário de estado da Cultura, Diego Galdino.

As prévias juninas começam no dia 14 na Praça Nauro Machado, que ao longo do mês de junho receberá atrações sempre às sextas e sábados. De 19 a 30 de junho, a festa acontece nos arraiais oficiais do Ipem e Maria Aragão. Já em Imperatriz, o São João do Maranhão será realizado de 12 a 15 de junho.

São-João-de-Todos36jpg
São João de Todos/Foto: Reprodução

Além dos arraiais oficiais, o São João estará nos bairros da Cidade Operária, João de Deus, Anil, João Paulo, Liberdade, Anjo da Guarda, Largo de Santo Antônio (22 a 29 de junho) e Cohajap (1 a 13 de junho).

Outra atração que faz parte do calendário junino são as festas Encontro de Gigantes, Arraiá do Povo, Arena Pátio Norte, Encontro de Danças Portuguesas e Manifestações Culturais, São Pedro, São Marçal, Encontro de Miolos de Boi e Festival de Zabumbas. Estes eventos também receberam apoio do Governo do Estado

FAMEM realiza I Seminário de Integração das Procuradorias Municipais

 

nova-sede-famem-2-940x540

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão realiza nesta sexta-feira (24), no American Flat, na Ponta D’Areia, em São Luís, o I Seminário de Integração das Procuradorias Municipais. O público alvo prefeitos, prefeitas e procuradores municipais.

Um dos participantes e palestrantes será o juiz de Direito da 1ª Vara da Fazenda Pública, que falará sobre o “Processo Administrativo Disciplinar”, na abertura do seminário.

O procurador do Estado e Conselheiro Federal da OAB-MA, Daniel Blume, proferirá palestra sobre o tema central “A mediação na Administração Pública Municipal e a efetivação do art. 174 do Novo Código de Processo Civil” que atribui à união, estados e municípios a criação de câmaras de mediação e conciliação, com objetivo de dirimir conflitos envolvendo órgãos e entidades da administração pública, bem como celebrar termos de ajustamento de conduta.

Na parte da tarde, o juiz de Direito da Vara de Direitos Coletivos e Difusos, Douglas de Melo Martins falará sobre “Ação Civil Pública na esfera municipal”. Na conclusão do seminário, a diretora geral do Detran, Larissa Abdala Britto fará explanação sobre a municipalização do trânsito.

Cerveja Magnifica foi atração do Dia de Campo da Cultura da Mandioca

 

mandioca
Dia de Campo da Cultura da Mandioca/ Foto: Hugo Andrade

Idealizado pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Tabuleiros do São Bernardo com apoio do Governo do Maranhão, Prefeitura de Magalhães de Almeida e Sebrae, foi realizado na quarta-feira (22), o Dia de Campo da Cultura da Mandioca. Centenas de pessoas participaram.

Com investimentos do Governo do Maranhão, por meio de técnicos e políticas públicas do Sistema SAF (Agerp, Iterma e SAF), os irrigantes do Tabuleiros de São Bernardo, em Magalhães de Almeida, são os principais fornecedores da mandioca que serve de matéria-prima para a produção da cerveja Magnífica, da cervejaria AmBev.

O café da manhã do Presidente com Deputados e Senadores do Nordeste

 

Café 2
Foto: Reprodução

O Palácio do Planalto ofereceu ontem, quarta-feira (22), um café da manhã para as bancadas dos deputados e senadores do Nordeste. O objetivo foi aproximar e melhorar a relação do presidente com os representantes dos nove estados do nordeste, antes da primeira agenda presidencial na região amanhã, sexta-feira (24).

O presidente Jair Bolsonaro falou da pauta que cumprirá  na sua no Nordeste, onde em recente pesquisa o governo Bolsonaro foi avaliado por 40% da população, como ruim ou péssimo.

De acordo com o blog marrapá, dos 18 deputados da bancada maranhense apenas quatro compareceram ao chamado do Palácio do Planalto e do presidente Bolsonaro: Aluízio Mendes (Podemos), Edilázio Junior (PSD), Hildo Rocha (MDB) e Pastor Gildenemyr (PMN).

Mas, pela quantidade de parlamentares que faltaram ao encontro, o governo terá que ser mais convincente em relação às demandas de interesse do Nordeste.

café 1
Foto: Reprodução

Para Flávio Dino manifestações de domingo podem dar ‘errado’ mesmo dando ‘certo’

 

flavio e bosa
Governador do Maranhão Flávio Dino/Foto: Reprodução

Em matéria pública no site Uol nesta quinta-feira (23), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), alerta para possibilidade das manifestações de domingo (26), agravarem ainda mais a capacidade do governo Bolsonaro conduzir o país.

Não foi em razão do conselho de Flávio Dino, mas o presidente Jair Bolsonaro que chegou a dizer que poderia participaria das manifestações, após até convocar seus aliados e eleitores, ele avaliou melhor e resolveu desistir e ainda aconselhou seus ministros fazerem o mesmo.

Para Dino, as manifestações darão ‘errado’ mesmo dando ‘certo’.

“Essa manifestação tem tudo para da errado, mesmo se der certo. De duas uma: ou serão pequenas.., aí politicamente é muito ruim.., ou haverá manifestações importantes, mas com uma pauta contra o Congresso, contra o STF. Portanto, é uma pauta que pode ser entendida como violadora de deveres constitucionais, já que foi o próprio presidente quem convocou”, disse Dino.

O governador Flávio Dino estará entre os governadores do Nordeste, que se reunirão amanhã sexta-feira (24), em Pernambuco com Bolsonaro, na primeira viagem presidencial à região do país que foi derrotado nos nove estados.