Parceria FAMEM e Rádio Timbira fortalecerá municipalismo no Maranhão

 

famem e timbira
Leandro Miranda (Coordenador de Comunicação da FAMEM), Clodoaldo Correa (apresentador do ‘A Hora dos Municípios), e Robson Paz (diretor da Rádio Timbira)/Foto: Divulgação

Parceria firmada entre a FAMEM (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão) e a Rádio Timbira AM, dará mais voz ao municipalismo no estado. Com o nome de “A hora dos Municípios”, o programa estreia a partir no próximo sábado (8), às 12 horas. O objetivo será dar mais visibilidade ao trabalho dos prefeitos e da Famem estabelecendo um diálogo aberta com sociedade.

Nesta quarta-feira (5), o coordenador de comunicação da Famem, Leandro Miranda, e o secretário adjunto de Comunicação e diretor da Rádio Nova 1290 Timbira AM, Robson Paz, se reuniram onde oficializaram a parceria.

“O presidente Erlanio tem cumprido as promessas de campanha e a gestão da Famem tem sido mais transparente. O programa será um meio de prestação de serviço, transparência e informação das ações dos municípios”, pontuou Leandro Miranda.

O programa será todo sábado, das 12h às 13h, com a apresentação do jornalista Clodoaldo Corrêa e a participação do jornalista Marcos Leite e será transmitido também pela internet através do site da rádio (www.radiotimbira.ma.gov.br) e das redes sociais da Famem.

“É uma oportunidade de demonstrar que existem muitas ações positivas nas gestões municipais. O presidente Erlanio já deu uma outra cara para a Famem. E a comunicação é peça chave para este novo momento. E nesta parceria com a Rádio Timbira, que tem um grande alcance em todo o estado, não só as ações da Federação enquanto organização, como o trabalho dos prefeitos terá maior visibilidade”, destacou Clodoaldo Correa.

Para o diretor-geral da Rádio Timbira, Robson Paz, destacou a importância da parceria com a FAMEM.

“A parceria com a Famem agrega um segmento importante em nossa programação e contribuirá para o fortalecimento dos municípios oportunizando diálogo e transparência permanentes entre gestores e munícipes”, disse Robson Paz.

O formato do programa será atrativo, com foco na informação que mais interessa ao cidadão comum e terá quadro de entrevistas com autoridades municipais e estaduais destacando as principais informações, entre outras participações especiais.

Márcio Jerry reage com indignação a fake news sobre sua morte espalhada no whatsApp

 

MARCIO CAMARA
Deputado Federal Márcio Jerry (PCdoB)/Foto: Reprodução

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), disse no twitter na noite desta quarta-feira (5), que está adotando providência em relação ao autor(es), da noticia falsa espalhada em grupos de whatsApp de que ele teria morrido num acidente de avião.

“Atenção !!!  Postagem CRIMINOSA reproduzida no WhatsApp diz que morri há pouco em acidente aéreo. Estou aqui vivo, graças a Deus. E adotando as providências para descobrir quem cometeu tamanho absurdo”, esclareceu Márcio Jerry.

A notícia foi plantada por hackers no site oficial do governo do Maranhão.

Dia Mundial do Meio Ambiente: Othelino Neto alerta para retrocessos

 

59bd6b1a62d99c235843ee97bdb10614
Deputado Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia Legislativo do Maranhão/Foto: Reprodução

O deputado Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, fez uma reflexão, na sessão plenária desta quarta-feira (5), sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste 5 de junho. Ele chamou atenção para as diversas decisões e atos administrativos, por parte do Governo Federal, que causam preocupação e impõem retrocesso à gestão ambiental e à conservação dos recursos naturais.

“É triste ver o presidente da República promover retrocessos tão grandes em tão pouco tempo. Nós, depois de muitos anos, percebemos, por exemplo, que o desmatamento na Amazônia voltou a crescer acima da média. E isto, senhores deputados, senhoras deputadas, não é uma questão de um governo de esquerda, de um governo de centro, ou de um governo mais conservador”, afirmou o presidente.

Othelino Neto afirmou, afirmou também, que a questão ambiental é apartidária e deve ser uma preocupação de todos.

“Sejamos de esquerda, de direita, de centro, é algo que nós precisamos ter o cuidado para que não comprometamos as futuras gerações”, completou.

O Meio Ambiente é um tema que o deputado Othelino conhece muito bem. Ele por duas vezes foi Secretário de Estado do Meio Ambiente, nos governos Zé Reinaldo e Jackson Lago.

Ampliado prazo para municipalização do Trânsito no Maranhão

 

famem acordo
juiz Douglas de Melo Martins, deputado Othelino Neto (presidente da Assembleia Legislativa do Estado) e Erlânio Xavier (presidente da FAMEM)/Foto: Reprodução

Acordo entre a FAMEM (Federação dos Municípios do Maranhão), Justiça (através da Vara de Direitos Difusos e Coletivos), e participação da Assembleia Legislativa, resultou no aumento do prazo para que seja municipalizado o transito no Estado.

Para o presidente da FAMEM, Erlânio Xavier, o entendimento para adoção da medida contará com total empenho da entidade junto ao Detran-MA.

“Os municípios terão mais tempo para poderem se organizar. A Famem em parceria com o Detran-MA dará suporte para que os prefeitos consigam municipalizar o trânsito em suas cidades. Isso é muito importante para o dia a dia do município. Temos que agradecer ao juiz Douglas Martins e ao Ministério Público que sempre estiveram abertos para o diálogo”, afirmou o presidente da Famem.

othelino difuso
Foto: Reprodução

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Othelino Neto, que teve importante papel nas negociações destacou a importância do acordo para o destravamento da decisão judicial, que proibia o Estado de realizar transferências voluntárias aos municípios que não estivessem no Sistema Nacional de Trânsito.

“De alguma maneira, a decisão judicial acabou gerando injustiças pela complexidade de ingresso no sistema. O cumprimento de uma série de regras, alguma fora da raia de controle dos atuais gestores, como, por exemplo, dívidas acumuladas com a Previdência. Sabe-se que muitas das vezes o prefeito está preocupado em resolver a crise do dia”, assinalou o presidente da Assembleia, Othelino Neto.

Saúde e segurança

Para o juiz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, Douglas Martins, o acordo será benéfico por ampliar direito à saúde e segurança no trânsito.

“São vários assuntos somados resolvido em um único processo. Na verdade, é que a rede de saúde tanto dos municípios como do Estado, se encontra superlotada. E, um dos motivos, é o excessivo número de acidentes de trânsito. Especialmente, aquele envolvendo motociclistas sem capacete”, destacou o juiz.

No Maranhão, 58 municípios já fizeram adesão ao Sistema Nacional de Trânsito e pelo menos mais 30 iniciaram processo. A estratégia do acordo é que os municípios se integrem ao sistema, instalando órgão de fiscalização e organização do trânsito e façam campanhas educativas. De maneira que, assim consigam reduzir o número de acidentes e reduzindo a ocupação em hospitais por acidentados do trânsito. A redução também incide sobre os custos da Previdência Social, já que muitos dos acidentados passam a ser dependentes dos benefícios continuados.

“O presidente da Famem tem tido uma posição maravilhosa neste aspecto, estimulando as soluções de consenso. Acho que os diálogos são fundamentais para o aperfeiçoamento das instituições”, elogiou Douglas Martins.

Deputado volta cobrar vigilância armada 24 horas em bancos no Maranhão

 

zé-inácio
Deputdo Zé Inácio (PT)/Foto: Reprodução

O deputado Zé Inácio (PT), voltou cobrar na Assembleia Legislativa do Estado, o cumprimento da lei, cujo é autor, e que prevê vigilância armada 24 horas nas agências bancárias públicas e privadas do Maranhão, inclusive em finais de semana e feriados.

O apelo do deputado foi motivado pela gravidade e repercussão do assalto na madrugada desta segunda-feira (3), na agencia do Banco do Brasil, localizado em frente ao Shopping do Automóvel, em São Luís.

“Nós não estamos pedindo a vigilância armada 24 horas nas agências bancárias com o objetivo de substituir o trabalho da Polícia Militar, que tem melhorado consideravelmente no Maranhão. Mas é uma forma de contribuir com o trabalho da Secretaria de Segurança Pública. Por isso, há a exigência da lei não somente para  atender  à  categoria   dos  vigilantes,  mas,  sobretudo  para contribuir com a  segurança  pública do nosso estado”, declarou o deputado.

Governador Flávio Dino vira alvo de bolsonaristas após projeção nacional

 

dino e bolsonaro
governador Flávio Dino e o presidente jair Bolsonaro/Foto: Reprodução

Blog Marrapá – O crescimento do nome de Flávio Dino como provável candidato à Presidência do Brasil em 2022 tem causado desconforto no seio do bolsonarismo. O governador do Maranhão é um dos membros da esquerda que mais tem se destacado nacionalmente por suas posições políticas e pelo bom governo que faz à frente do estado.

O incômodo está tão grande que a cúpula bolsonarista resolveu enviar ao Maranhão representantes do alto escalão para criticar Flávio Dino. Primeiro foi Léo Índio, primo de Carluxo, que veio ao estado com o único objetivo de tentar frear a ascensão do governador.

Agora, a deputada Joice Hasselmann, líder do governo Bolsonaro no Congresso, ratifica que o objetivo da extrema-direita é minar o que é hoje a maior ameaça para as próximas eleições. Nas redes sociais, ela – que cobrou R$ 100 por pessoa para palestrar sobre a Reforma da Previdência – atacou veementemente Flávio Dino.

Além dos bolsonaristas à nível nacional, o governador do Maranhão também é alvo diário de representantes do presidente no estado. Coronel Monteiro, que possui cargo no governo federal, e Maura Jorge, candidata do PSL derrotada em 2018, vivem somente para atacar o governo do Estado.

Todas essas evidências mostram que Flávio Dino está incomodando o Palácio do Planalto.

Câmara Municipal de São Luís realizará um grande debate sobre Reforma da Previdência

 

osf1-7
Osmar Filho (PDT), Presidente da Câmara Municipal de São Luís/ Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de São Luís realizará no próximo dia 5 de julho, às 9 horas da manhã, um grande debate sobre a Reforma da Previdência na capital maranhense. O que dá ao legislatismo municipal protagonismo na realização da primeira grande discussão sobre esse tema no Maranhão.

O presidente da Câmara Municipal, Osmar Filho (PDT), está definindo o local para  acolher os participantes e realizar o evento, uma vez que o plenário da Câmara é considerado pequeno. Uma das opções mais prováveis é a FIEMA(Federação da Industria do Maranhão).

Deverão participar Ricardo Rolim (Secretário da Previdência Social do ministério da Economia), que falará sobre a proposta de Reformada Previdência do governo federal; o senador Alvaro Dias (Podemos-PR), que discorrerá sobre o atual modelo da previdência brasileira, e também, a Reforma Tributária; e o senador Weverton Rocha (PDT-MA) que já confirmou sua presença.

O encontro será aberto à população e toda classe política, Centrais Sindicais, Empresários e trabalhadores de todos setores.

Joice Hasselmann aproveita passagem por São Luís para fazer ‘futricas políticas’

 

joice
Joice Hasselmann (PSL-SP), líder do governo Bolsonaro na Câmara Federal/Foto: Reprodução

A histriônica deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), líder do governo Bolsonaro na Câmara Federal, esteve neste fim de semana em São Luís, falando sobre reforma da previdência. Mas, não fosse um vídeo gravado sabe-se lá aonde e circunstâncias, e divulgado no twitter pela deputada, sua passagem pelo Maranhão passaria desapercebida.

A deputada parece ter atendido apelos de adversários paróquias de Flávio Dino e aproveitou para fazer uma média com seu chefe, o presidente Bolsonaro. No vídeo ela critica o governador do Maranhão pelas condições de infraestrutura de uma rodovia que não dá para saber se é municipal, estadual ou federal.

A reação de populares e políticos maranhenses nas redes sociais foi imediata. O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA), além de repudiar a postura da parlamenta a convidou para visitar as estradas federais no Maranhão, também disse que ela deveria fazer um favor ao Maranhão, e cobrar Bolsonaro a recuperação da BR 135, já que está tão preocupada com o estado, ao invés de ficar fazendo futricas políticas.

“Deputada Joice Hasselmann, nossa bancada no Congresso já reuniu várias vezes com Min da Infra Estrutura e com direção do DNIT cobrando manutenção das BRs e continuidade de obras paradas. Preocupado com buracos ? Então ajuda e para de fazer politicalhazinha oportunista” destacou Márcio Jerry.

Ainda sobre a provocação da deputada bolsonarista, o governador Flávio Dino alertou para algo que ele classificou de nova estratégia da extrema-direita, que seria tentar atingi-lo com mentiras através de políticos inexpressivos.

“Há uma nova moda na extrema-direita: figuras políticas de pouca expressão me agredindo com mentiras, termos chulos, baixarias. Não respondo a esse tipo de coisa. Tenho juízo, boa educação e mais o que fazer. Depois de 15 inaugurações em 15 dias, já temos mais nesta semana. Avante”, alertou Flávio Dino.