Lula deve realizar novos exames nas proximas 72 horas

Do G1

O presidente Lula participa da Cúpula do BRICS através de videoconferência. A viagem que fária no domingo, dia 20, teve que ser adiada devido a um acidente doméstico.

Nas proximas 72 horas, Lula, realizará novos exames. Ele sofreu um corto-contuso na região occipital – ou seja, um corte na região da nuca.

Os médicos avaliaram que o caso não é grave, permitindo que o presidente mantenha sua agenda normal no Palácio do Planalto esta semana. No entanto, por precaução, foi recomendado evitar viagens de longa duração.

CCJ da Assembleia Legislativa aprova “Maranhão Juro Zero”

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado aprovou, a Medida Provisória 461/2024, de autoria do Poder Executivo, que reinstitui o programa ‘Maranhão Juros Zero’.

Além disso, foi aprovada a MP 458/2024, também de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação e reestruturação de unidades da Polícia Militar do Maranhão.

Na pauta, constaram outras 82 proposições. A reunião também teve as participações dos deputados Florêncio Neto (PSB), Glaubert Cutrim (PDT), Davi Brandão (PSB) e Éric Costa (PSD).

Parte do PSDB defende fim do partido após Eleições 2024

Do Metrólpoles

Ala do PSDB quer fim do partido, após o resultado das eleições em 4 de outubro, e ainda, defendem a fusão com o MDB de Baleia Rossi ou o PSD de Gilberto Kassab.

A legenda considera que a votação de Datena em São Paulo, foi um forte sinal que a sigla voltará dificilmente a ter o protagonismo no país. Essa mesma ala, não quer formar federação com Solidariedade e PDT, por considerar as duas siglas menores.

O PSDB, que já comandou o país e polarizou com o PT desde a redemocratização, vem, se enfraquecendo desde 2014, quando Aécio Neves foi derrotado para Dilma Rousseff.

A fusão com grandes partidos estava, antes, fora de cogitação. 

Colegas destacam Ana do Gás na 4ª Vice-Presidência da Mesa Diretora

A deputada Ana do Gás (PCdoB) foi eleita nesta quarta-feira, dia 16, para a 4ª Vice-Presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Ela passa ocupar a função que era de Andreia Rezende (PSB), eleita 1ª vice-presidente da Mesa Diretora do Parlamento Estadual.

Em pronunciamento de agradecimento na tribuna da Casa, a deputada Ana do Gás (PCdoB), agradeceu o apoio e votos dos seus pares para ocupar cargo na Assembleia Legislativa. Vários colegas parabenizaram a parlamentar.

“A deputada Ana é uma parlamentar experiente, com muito a contribuir com essa Casa e com o povo do Maranhão. É uma alegria e estamos muito felizes por ter mais mulheres, pois isso é importante, e também por ter uma bancada feminina atuante, presente nas discussões e que faz valer o papel do deputado e do Legislativo”, disse Iracema Vale, presidente da Assembleia.

“Nós ficamos muito felizes em ver uma Mesa Diretora tão bem dividida e que a nossa presidente tem buscado a pluralidade neste parlamento. Hoje, nós somos quatro mulheres compondo a Mesa Diretora, mais a Procuradoria. Então, está 50%, que é o que a gente realmente tem buscado. E, hoje, ocupar a Mesa Diretora com os outros colegas é motivo de muita felicidade. Isso nos faz perceber que a nossa luta não é em vão. Que nós estamos no caminho certo”, disse a deputada A deputada Daniella (PSB).

“Vossa Excelência recebe o voto unânime desta Casa, de reconhecimento pelo seu trabalho, pela figura que Vossa Excelência representa para nós como amiga e como parlamentar, como exerce o seu mandato e pela confiança da nossa presidente no seu trabalho, pela confiança do nosso governador no seu trabalho. E isso eu tenho certeza de que a engrandece muito e a torna merecedora do cargo que passa a exercer”, disse o deputado Glalbert Cutrim (PDT).

“Deputada Ana, eu a parabenizo por tudo, pela garra, força e pela grande política que Vossa Excelência é. Com certeza, o Maranhão inteiro fica muito feliz com a sua eleição”, exalta Andreia Rezende (PSB).

“Eu acho que é a mesa mais plural e feminina da história da Assembleia Legislativa do Maranhão, com três grandes mulheres: a presidente Iracema, a vice, Andreia, e a 4ª vice-presidente agora, Ana do Gás”, destacou Fred Maia (PDT).

“Uma mulher guerreira, batalhadora, lutadora. Nós conhecemos Ana do Gás como deputada, mas também a conhecemos lá nas bases, trabalhando incansavelmente em prol da qualidade de vida do seu povo. Esta Mesa Diretora está bem representada, porque, além do trabalho, são mulheres que realmente se preocupam com a população”, disse Para o Vinícius Louro (PL).

“Justo reconhecimento”, Brandão sobre Eduardo Campos ‘Herói da Pátria’

O ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, está inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, após sanção da Lei assinada pelo presidente Lula nesta terça-feira, dia 15, a solenidade contou com presença da família do homenagem do que morreu durante a campanha presidencial de 2014, em Santos.

O governador Carlos Brandão (PSB), comentou nas redes sociais a homenagem e reconhecimento ao legado de Eduardo Campos ao país, “justo reconhecimento a um dos grandes líderes políticos de Pernambuco e do Brasil”.

“Justo reconhecimento a um dos grandes líderes políticos de Pernambuco e do Brasil. Que o legado de honestidade e de compromisso com o povo de Eduardo Campos continue nos inspirando a trabalhar por um país cada vez mais igualitário e democrático”, destacou Carlos Brandão.

O acidente aéreo que encerrou a vida e carreira política de Eduardo Campos, aconteceu na manhã de 13 de agosto de 2014. O avião caiu em um terreno baldio, cercado por comércios e prédios residenciais, no bairro Boqueirão, em Santos.

Além de Eduardo Campos, então candidato à presidência, morreram outros seis tripulantes, além de ter destruído casas e empreendimentos ao redor.

Eliziane comemora criação do Dia Nacional da Música Gospel

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), comemorou nesta terça-feira, dia 15, a sanção do Dia Nacional da Música Gospel. O presidente Lula sancionou uma série de leis que valoriza a diversidade cultural, artística e religiosa do país. Dia Nacional da Música Gospel.

“A música gospel agora tem um dia nacional de celebração. Com o deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ), sancionei o projeto de lei 3090/2023, que institui o dia 9 de junho como o Dia Nacional da Música Gospel, dando visibilidade ao importante papel da cultura, da religiosidade e da fé de milhões de brasileiros e brasileiras”, disse Lula.

O Dia Nacional da Música Gospel passará a ser celebrado, anualmente, em 9 de junho.

“Com muita satisfação recebemos a noticia da sanção pelo Lula da lei que cria o Dia Nacional da Música Gospel. Uma honra estar ao lado do governo que, além da prioridade à pauta social, reconhece um gênero musical tão importante para os evangélicos e p/ cultura nacional”, comemorou Eliziane Gama.

A proposta da lei é destacar a presença da música gospel na cultura e na religiosidade de milhões de brasileiros, além de valorizar esse gênero como uma importante manifestação cultural, reconhecendo a sua contribuição para ampliar a riqueza e a identidade musical do país.

Secap convida prefeitos eleitos para projeto de Transição Municipal

A Secretaria de Estado de Articulação Política para garantir que as transições de governo nos 216 municípios onde as eleições já foram definidas, com base no manual de transição municipal lançado pelo Governo Federal, está convidando todos os prefeitos eleitos no estado a aderirem ao projeto.

O objetivo é facilitar o processo de troca de gestão, promovendo a continuidade de políticas públicas e a boa governança.

“A transição municipal é uma fase crucial para que as novas gestões possam dar continuidade aos serviços e projetos em andamento, sem interrupções prejudiciais à população. Convido todos os 216 prefeitos já eleitos a participarem deste projeto, que será fundamental para garantir uma gestão pública eficiente, comprometida com o povo maranhense e alinhada às diretrizes do Governo Federal”, afirmou Rubens Pereira.

O projeto orienta a criação de comissões de transição em cada município, com o intuito de promover o intercâmbio de informações entre as administrações atuais e as equipes eleitas. O manual de transição, disponibilizado pelo Ministério do Planejamento, será a base técnica para nortear esse processo, garantindo que todos os prefeitos e suas equipes estejam preparados para assumir suas responsabilidades de maneira organizada e transparente.

A Secap está se dedicando a fornecer o suporte para as prefeituras do Maranhão, para garantir que o processo de transição ocorra sem sobressaltos e que as novas gestões possam iniciar seus trabalhos com pleno conhecimento da realidade administrativa e financeira dos municípios. Para ter acesso ao manual de transição completo, acesse AQUI.

Lula participa de procissões do Círio de Nazaré em Belém do PA

No périplo que o presidente está realizando nesta semana pelo Brasil. está Belém do Pará, onde se encontra neste sábado, dia 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida, participando de uma das maiores demonstração de fé da Igreja Católica no país, o Círio de Nazaré.

O presidente Lula participa das três principais procissões da festa religiosa: Romaria Fluvial, Trasladação e Círio. Participam cerca de 3 milhões de pessoas.

De acordo com a assessoria da presidência da república. Lula pela manhã, acompa a romaria fluvial no navio que também leva a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. À Noite estará no palanque do Governo do Estado, para a Trasladação. No domingo dia 13, acompanha a principal procissão do Círio e a qual leva o nome da própria festividade.