“Reflexo da intolerância bolsonarista”, Lula sobre ataques a Eliziane

O ex-presidente Lula (PT), usou as redes sociais nesta quinta-feira, dia 20, para se solidarizar com a senadora Eliziane Gama (Cidadania), que teve a sua “fé desqualificada” através de uma nota da Assembleia de Deus no Maranhão, após ela confirmar apoio ao petista para presidência da república.

“Reflexo da intolerância bolsonarista que tenta invadir o ambiente sagrado das igrejas evangélicas”, disse Lula.

Outros políticos também utilizaram as redes sociais para prestarem solidariedade e apoio à senadora Eliziane Gama, entre eles, o governador do Maranhão Carlos Brandão (PSB), o ex-governador e senador eleito Flávio Dino (PSB), o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) e a senadora Simone Tebet (MDB).

“pensei que fosse fake”, Eliziane sobre nota da Assembleia de Deus

A Senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), se posicionou nesta quinta-feira, dia 20, em relação ao seu apoio ao ex-presidente Lula (PT), que culminou com a divulgação de uma nota da CEADEMA (Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão).

A senadora disse que chegou a imaginar que seria uma fake news.

“Tive conhecimento ontem através das redes sociais de uma nota de repúdio do conselho político da minha igreja no Maranhão. No primeiro momento pensei que fosse fake. Depois que vi a veracidade da nota ao ser publicada nos canais oficiais da @ceadema_oficial.

Lamentei profundamente e redigi uma carta que encaminhei ao conselho político da CEADEMA pedindo humildemente que a nota seja retirada dos canais oficiais por ela ser incompatível com a prática do Evangelho de Jesus Cristo.

Compartilho aqui o documento que enviei, considerando que até o presente momento não recebi nenhum retorno. Vamos continuar firmes e fortes na defesa da democracia e contra qualquer ato de intolerância. Que Deus abençoe a todos e todas!”, destacou a Senadora, nas redes sociais.

Eleições 2022: Lula entrega Carta Compromisso para evangélicos

O petista Lula, candidato a presidência da república, nesta quarta-feira, dia 19, se reuniu com líderes evangélicos onde entregou uma ‘Carta Compromisso’ ao seguimento.

O objetivo é barrar o avanço do bolsonarismo no eleitorado desse meio. Entre os pontos destacados na carta está: liberdade religiosa e condenação do uso político da fé.

Carta compromisso com os evangélicos

Meus Amigos e Minhas Amigas, nesta reta final do segundo turno, decidi escrever esta Carta Pública ao Povo Evangélico.

A grande maioria dos brasileiros e brasileiras que viveram os oito anos em que fui Presidente da República, sabe que mantive o mais absoluto respeito pelas liberdades coletivas e individuais, particularmente pela Liberdade Religiosa.

Como todos devem se lembrar, no período de meu governo, tivemos a honra de assinar leis e decretos que reforçaram a plena liberdade religiosa. Destaco a Reforma do Código Civil assegurando a Liberdade Religiosa no Brasil, o Decreto que criou o dia dedicado à Marcha para Jesus e ainda o Dia Nacional dos Evangélicos.

Mantenho o mesmo respeito e o mesmo compromisso que me motivou a apoiar essas conquistas do povo evangélico.

E o nosso Povo sabe também que cuidei, com especial carinho, dos mais pobres e injustiçados e assim, sob as Bênçãos de Deus, meu governo contribuiu para melhorar a vida de milhões de famílias brasileiras. Sempre penso, neste sentido, no trecho bíblico que diz: “a verdadeira religião é cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades…” (Tiago, 1,27)

Vivemos, entretanto, um período em que mentiras passaram a ser usadas intensamente com o objetivo de provocar medo nas pessoas de boa fé, e afastá-las do apoio a uma Candidatura que justamente mais as defende. Por isso senti a necessidade de reafirmar meu compromisso com a liberdade de culto e de religião em nosso País.

Todos sabem que nunca houve qualquer risco ao funcionamento das Igrejas enquanto fui Presidente. Pelo contrário! Com a prosperidade que ajudamos a construir, foi no nosso Governo que as Igrejas mais cresceram, principalmente as Evangélicas, sem qualquer impedimento e até tiveram condições de enviar missionários para outros países.

Não há por que acreditar que agora seria diferente. Posso lhes assegurar, portanto, que meu Governo não adotará quaisquer atitudes que firam a liberdade de Culto e de Pregação ou criem obstáculos ao livre funcionamento dos Templos.

Envio-lhes esta mensagem, portanto, em respeito à Verdade e ao apreço que tenho a esse Povo crente no Verdadeiro Deus da Misericórdia e a seus dedicados pastores e pastoras.

Se Deus e o povo brasileiro permitirem que eu seja eleito, além de manter esses direitos, vou estimular sempre mais a parceria com as Igrejas no cuidado com a vida das pessoas e das famílias brasileiras.

Sei muito bem que em todas as regiões do Brasil há Igrejas com Irmãos e Irmãs que trabalham ativamente nas suas comunidades com a propagação do Evangelho e com o cuidado do povo, dedicando-se a tornar mais leve os fardos espiritual e social de milhões de pessoas.

Declaro meu respeito e minha admiração pela fé, dedicação e amor com que os evangélicos realizam sua missão, seja na área da difusão do evangelho, seja na área da assistência social, proteção da infância, da juventude, das mulheres, dos idosos e das pessoas com deficiência. Da mesma forma é bem-vinda a participação de Evangélicos nas diversas formas de participação social no Governo, como Conselhos Setoriais e Conferências Públicas.

Em meio a este triste escândalo do uso da Fé para fins eleitorais, assumo com vocês este compromisso: meu Governo jamais vai usar símbolos de sua Fé para fins político-partidários, respeitando as leis e as tradições que separam o Estado da Igreja, para que não haja interferência política na prática da Fé.

Esse é um ensinamento que a própria Bíblia nos dá: andar pelo caminho da Paz com todos. Jesus nos mostra que a casa dividida não prospera. A religião é para ser respeitada e vivida de acordo com a livre escolha de cada pessoa.

Portanto, a tentativa de uso político da fé para dividir os brasileiros não ajuda ninguém, nem ao Estado, nem às igrejas, porque afasta as Pessoas da mensagem do Evangelho. Jesus Cristo nos ensinou Liberdade e paz, respeito e união, disso precisamos. E os cristãos evangélicos têm dado mostras, ao longo da História, de seu compromisso com a paz, seguindo o que Jesus ensinou: “Dai a César o que é de César, dai a Deus o que é de Deus” (Mateus, 22,21).

Outro compromisso que assumo: fortalecer as famílias para que os nossos jovens sejam mantidos longe das drogas. Nós queremos nossa Juventude na escola, na iniciação profissional, realizando atividades esportivas e culturais para que tenham mais oportunidades e exerçam cidadania de forma produtiva, saudável e plena.

O respeito à família sempre foi um valor central na minha vida, que se reflete no profundo amor que dedico à minha esposa, aos meus filhos e netos. Por isso compreendo o lugar central que a família ocupa na fé cristã.

Também entendo que o lar e a orientação dos pais são fundamentais na educação de seus filhos, cabendo à escola apoiá-los dialogando e respeitando os valores das famílias, sem a interferência do Estado.

A preocupação com as Famílias Brasileiras deve ser integral. O povo brasileiro está numa condição de desespero, e precisaremos muito da ajuda das Igrejas para, o quanto antes, reverter esta situação. De nada adianta se dizer defensor da Família e ao mesmo tempo destruí-las pela miséria, pelo desemprego, pelo corte das políticas sociais e de moradia popular.

Queremos dar às famílias, prosperidade e segurança. O Lar é a garantia de proteção. É inaceitável que milhões de brasileiros e brasileiras não tenham um teto. Por isso, vamos retomar o vitorioso programa Minha Casa Minha Vida, com toda intensidade, para que todas as Famílias brasileiras tenham uma casa onde possam viver com segurança e dignidade.

Nosso governo implementará políticas públicas consistentes para que nenhuma família brasileira enfrente o flagelo da fome. Sobretudo, não pouparei esforços para que possam adquirir os necessários e suficientes meios, para viver dignamente por seu trabalho, sem ter que depender da ajuda do Estado.

Nosso Projeto de Governo tem compromisso com a Vida plena em todas as suas fases. Para mim a vida é sagrada, obra das mãos do Criador e meu compromisso sempre foi e será com sua proteção. Sou pessoalmente contra o aborto e lembro a todos e todas que este não é um tema a ser decidido pelo Presidente da República e sim pelo Congresso Nacional.

Meus Queridos e Minhas Queridas, peço que recebam essas palavras como uma demonstração de meu desejo sincero de servir, de ajudar e trabalhar pelo bem de nosso país. E estejam certos de minha estima e meu compromisso com todo o povo cristão de nosso país. Reitero meu compromisso, que é o mesmo de vocês: paz, união e fraternidade entre todos os brasileiros e brasileiras.

Com as bênçãos de Deus, haveremos de honrar nossa dupla condição, de cidadãos e cristãos, pois não há contradição entre elas quando o propósito é servir, buscando a paz e o entendimento. E digo tudo isso com muito amor pelo nosso querido Brasil e pelo Povo Brasileiro: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes Amor uns pelos outros!” (João,13,35).

JUNTOS PELO BRASIL!

Luiz Inácio Lula da Silva
São Paulo, 19 de outubro de 2022.

Aliados de Lula cobram ações contra fake news e direito ao voto no dia 30

Grupo de aliados do ex-presidente Lula (PT), candidato a presidência da república, liderados pelo ex-governador Flávio Dino (PSB), eleito para o Senado Federal, se reuniram no inicio da noite de ontem, segunda-feira, dia 17, com os ministros do STF, Alexandre de Moraes (Presidente do TSE) e Roberto Barroso.

Na reunião eles cobraram basicamente, mais efetividade e rapidez no ‘combate à indústria das fake news’ e a viabilização para o transporte de eleitores nas eleições. A preocupação é com abstenção no dia 30 de outubro, que normalmente são altas no 2º turno.

O grupo questionou os ministros sobre o tempo de resposta do TSE em relação a fake news utilizada pela campanha de Bolsonaro que durou quase duas semana, que Lula fechará igrejas, caso seja eleito. Porém, o vídeo que associa Bolsonaro a canibalismo, foi retirado em menos de 24 horas.

Nota divulgada pelo gabinete do ministro Barroso sobre a audiência:

Nota sobre encontro do Ministro Barroso com grupo de parlamentares e advogados

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu nesta segunda-feira (17) um grupo de parlamentares e advogados para tratar sobre a ADPF 1013. Em encontro de cerca de uma hora, eles pediram que o ministro volte a analisar o pleito de garantia de transporte público gratuito e obrigatório para todos os municípios brasileiros no próximo dia 30 de outubro, segundo turno das eleições.

O grupo fez ainda um pedido alternativo que leva em conta três pontos: 1) garantir que prefeitos e concessionárias que queiram oferecer transporte gratuito não sejam alvo de punições, como ações de improbidade ou eleitorais; 2) possibilitar o uso de ônibus escolares para transporte; 3) determinar o cumprimento da lei 6091/1974 para garantir requisição de transporte nas zonas rurais.

O ministro se comprometeu a analisar os pedidos com a brevidade possível.

Ipec/TV Globo: Lula tem 54% e Bolsonaro 46% dos votos válidos

Do G1

Pesquisa Ipec/TV Globo divulgada nesta segunda-feira, dia 17, mostra Lula (PT), com 54% dos votos válidos. Jair Bolsonaro (PL) tem 46%.

Em votos totais, Lula tem 50% e Bolsonaro, 43%, no cenário estimulado.

Foram entrevistadas 3.008 pessoas em 184 municípios entre sábado (15) e segunda-feira (17). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02707/2022.

No 1º turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Lula e Bolsonaro se enfrentam na BAND às 20h neste domingo

Da Folha de SP

O primeiro debate no 2º turno das eleições presidências, entre Lula e Bolsonaro, que acontece neste domingo, dia 16, está sendo tratado pelas campanhas dos candidatos como determinantes para os próximos rumos da disputa.

O debate é promovido pela Folha de SP, Uol e TVs Bandeirantes e Cultura e terá com objetivo saber dos candidatos suas propostas, porém embates mais fortes deveram ocorrer, pelo próprio nível da campanha marcada por denuncias e ataques mútuos, principalmente nas redes sociais.

De acordo com a organização do debate, Lula e Bolsonaro terão 1h de confronto direto. Serão 3 blocos de 30 minutos com previsão de perguntas de jornalistas, em que os candidatos poderão debater livremente.

Professora Cássia agradece votação em São Luís e ratifica apoio a Lula

Professora da rede municipal de ensino de São Luís e candidata pela primeira vez à Assembleia Legislativa, Cássia teve quase mil votos na capital maranhense. A ex-candidata do PCdoB pediu voto ao presidente Lula no segundo turno.

“Com o coração cheio de alegria agradeço os amigos e amigas da nossa São Luís por abraçarem com tanto entusiasmo e amor nossa candidatura a deputada estadual (…) Agora, peço respeitosamente a todas e todos, que votemos no Lula presidente, para o Brasil voltar a investir na educação de nossas crianças e a ser feliz”, disse.

A Professora Cássia afirmou que estará sempre ao lado da população lutando por mais educação e dias melhores. Ela obteve 801 dos 1.786 votos para deputada estadual em São Luís.

Genial/Quaest: Lula tem 54% e Bolsonaro 46% dos votos válidos

Do O Globo

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, dia 13, indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% das intenções de voto para o segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL), que tem 41%. São 6% os que declaram voto em branco ou nulo, enquanto 4% dizem estar indecisos.

A atual distância entre os dois adversários, de oito pontos percentuais, estava em sete pontos no levantamento da semana passada

Desconsidera brancos, nulos e indecisos, Lula tem 54% e Bolsonaro 46% dos validos.

A Quaest ouviu 2.000 pessoas, diretamente na residência dos eleitores selecionados, entre os dias 10 e 12 de outubro. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o número de identificação BR-07106/2022.