Carlos Lula e Francisco Nagib destacam posse de Creuzamar na Câmara de SL

Os deputados Francisco Nagib (PSB) e Carlos Lula (PSB) parabenizaram, na manhã desta quarta-feira, dia 7, a ativista social Creuzamar de Pinho (PT), que assumiu mandato de vereadora na Câmara Municipal de São Luís.

Petistas e Movimentos Sociais prestigiam posse de Creuzamar

“Eu queria fazer só um registro muito importante de uma líder quilombola da cidade de Codó, a senhora Creuzamar de Pinho, do PT, que assumiu, nesta terça-feira, a vaga temporária de vereadora na cidade de São Luís. É a primeira parlamentar quilombola da Câmara de Vereadores da Ilha (…) Creuzamar de Pinho era suplente de vereadora, nasceu na cidade de Codó, vem de uma família de descendentes de escravos, venceu na vida, superou as barreiras, é formada em Assistência Social e tem uma linda história de superação e luta, principalmente, pelas causas das pessoas negras”, declarou Nagib.

Já o deputado Carlos Lula, lembrou que Creuzamar de Pinho é uma líder do Partido dos Trabalhadores com muitos anos de militância em movimentos sociais.

“É ainda uma quilombola lá de Codó. Então, é importante e simbólico também que se possa agora celebrar essa conquista dela no Parlamento municipal da nossa cidade. E a gente deseja muita sorte a ela”, frisou Carlos Lula. 

MP-MA ouve representantes do Instituto ‘Juju e Cacaia’

Do MP-MA

O Ministério Público do Estado do Maranhão, através das Promotorias de Justiça da Probidade Administrativa de São Luís; e Fundações e Entidades de Interesse Social de São Luís) se reuniram com os representantes do Instituto “Juju e Cacaia – Tu és uma Bênção”, Aline Messias (presidente) e Diego Gomes Maranhão (advogado).

“Precisávamos saber quais as razões que levaram a Controladoria-Geral do Município de São Luís a recomendar o cancelamento do contrato com a ‘Juju e Cacaia’. Precisamos entender qual irregularidade foi encontrada pelo órgão. Somente após o recebimento dessas informações do Município de São Luís nós poderemos responder sobre essa situação do contrato para a organização do carnaval”, declarou a promotora de justiça Doracy Moreira Reis.

O objetivo foi levantar informações sobre a regularidade do contrato firmado com a Prefeitura de São Luís para a realização do carnaval do município. A audiência foi realizada na sede das Promotorias de Justiça de São Luís.

Também participaram as representantes da empresa Coelho Produções, contratada pela “Juju e Cacaia” para a organização do carnaval.

Convidados pelo MPMA, o atual secretário Municipal de Cultura, Maurício Itapary, e o controlador do Município, Sérgio Mota, não compareceram à reunião. Ambos justificaram as suas ausências.

Petistas e Movimentos Sociais prestigiam posse de Creuzamar

A Assistente Social, Creuzamar de Pinho (PT), tomou posse na Câmara Municipal de São Luís, nesta terça-feira, dia 6, em cerimônia concorrida no plenário do legislativo municipal da capital maranhense.

A solenidade foi presidida pelo vereador Paulo Vitor (PSDB), e contou com a presença do vice-governador Felipe Camarão (PT), a ex-vereadora Helena Hilluy, além de outras lideranças do PT, movimentos sociais e familiares.

A agora vereadora Creuzamar de Pinho, chega à Câmara após uma articulação, envolvendo os Diretórios Estadual e Municipal do PT e diretamente do vice-governador Felipe Camarão. Em 2020, Creuzamar ficou na segunda suplência, e assume o cargo após licença do ‘Coletivo Nós’ e gesto de Cricielle Muniz, primeira suplente do PT.

Creuzamar de Pinho é natural do município de Codó, mas criada na periferia de São Luís, no bairro do Coroadinho, onde inicio sua luta. Mulher negra, ingressou no PT em 1990, com reconhecida importância no Grupo de Mulheres Negras Maria Firmina, da Cooperativa Habitacional Zumbi dos Palmares e da Rede de Mulheres Negras do Maranhão (REMNEGRA).

Mãe de três filhos, ela se envolveu ativamente na Associação de Apoio a Crianças Cardiopatas e, como assistente social, coordenou projetos e defendeu os direitos das minorias. Antes de assumir como vereadora, liderou a Secretaria Adjunta de Direitos Humanos e Participação Popular, colocando sua experiência a serviço da população maranhense.

Marcelo Brito cobra Braide documento do acordo de reajuste negociado

O presidente do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, Marcelo Brito, na manhã desta terça-feira, dia 6, cobrou o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), documentos do acordo que o gestor anunciou sobre o repasse aos empresários garantirem às reinvindicações dos rodoviários e impedir a greve.

“…eu estou aqui para esclarecer para os rodoviários e usuários, uma situação do vídeo do prefeito, e que eu gostaria que ele fosse mais detalhado, através de documentações, já que ele já conversou com alguns empresários mostrando algum percentual, que mostre também para nós…”, cobra Marcelo Brito.

Mantida greve dos Rodoviários nesta terça, dia 6, na Grande São Luís

Na noite de ontem, após os rodoviários confirmarem a paralização do transporte público, nesta terça-feira, o prefeito, Eduardo Braide, nas redes sociais, anunciou o pagamento do reajuste negociado entre rodoviários e empresas.

“O município vai assumir o percentual de reajuste negociado entre rodoviários e empresas”, disse Eduardo Braide.

Mantida greve dos Rodoviários nesta terça, dia 6, na Grande São Luís

O Sindicato dos Rodoviários no Estado do Maranhão informou no inicio da tarde desta segunda-feira, dia 5, que não houve avanço na rodada de negociações na manhã de hoje, com intermediação do Ministério Público do Trabalho, sendo mantida a paralização do transporte público às 00:00h de amanhã terça-feira, dia 6.

“…devido à falta de atendimento, sobre a pauta de reivindicação dos trabalhadores, a data-base do ano vigente da categoria”, diz comunicado, assinada por Marcelo Brito, presidente do STTREMA.

“Que tenhamos discussões positivas”, Paulo Vitor sobre Câmara em 2024

A Câmara Municipal de São Luís retoma nesta segunda-feira, dia 5, os trabalho em 2024, ano de eleições. Na solenidade estão sendo aguardados chefes de poderes e representantes de órgãos de controle.

Hoje nas redes sociais, o vereador Paulo Vitor (PSDB), presidente do Legislativo Municipal, disse que espera “um anos de discussões positivas no parlamento”. A legislatura tem sido maraca pela difícil relação com o prefeito da capital, Eduardo Braide (PSD), que provavelmente não comparecer à solenidade.

A retomada dos trabalhos contará com algumas novidades. Assumem mandatos os suplentes em decorrência de pedidos de licença, entre eles: Creuzamar Pinho (PT), Professora Eva (PSB) e Sá Marques (Podemos).

Igor Almeida vai comandar a Comunicação da Câmara de São Luís

O jornalista Igor Almeida assume a Direção de Comunicação da Câmara Municipal de São Luís, na próxima segunda-feira, dia 5, quando também serão retomadas atividades na casa para o ano de 2024.

Igor Almeida saí do comando da SECOM da Prefeitura de SL

Igor comandou a SECOM da Prefeitura de São Luís, até ano passado, quando pediu exoneração do cargo.

Rodoviários anunciam greve na terça, dia 6, na Grande São Luís

O Transporte Coletivo na Grande São Luís pode parar na próxima semana. O Sindicato dos Rodoviários do Maranhão (STTREMA), anunciou nesta quinta-feira, dia 1º, que a categoria vai em greve por tempo indeterminado na próxima terça-feira, dia 6, a partir de 0h, caso as negociações com as Empresas de Transporte de Passageiros não avancem. 

Um comunicado sobre a grave, assinado pelo presidente do STTREMA, Marcelo Brito, divulgado nas redes sociais.

O SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTES RODOVIÁRIOS NO ESTADO DO MARANHÃO – STTREMA, por meio de seu presidente, no exercício de suas atribuições legais, informa à comunidade de São Luís e Região Metropolitana que os rodoviários entrarão em greve por tempo indeterminado a partir das 00:00 do dia 06 de fevereiro de 2024. Esta decisão é respaldada pela Lei 7.783/89, devido à falta de atendimento por parte do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros – SET, sobre a pauta de reivindicação dos trabalhadores, a data-base do ano vigente da categoria.

São Luís – MA,
01 de fevereiro de 2024.

Marcelo Luís Alves Brito
Presidente-STTREMA