Hoje tem Flávio Dino no programa da Miriam Leitão na Globo News

 

Flavio Dino Miriam

O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) de fato se tornou uma das mais lucidas e importantes vozes da atual conjuntura política, principalmente a brasileira.

Nesta quinta-feira (26), ele será convidado do programa da jornalista Miriam Leitão, hoje às 21h30, na Globo News. Em pauta economia, politica e terras indígenas.

População aplaude Medalhas a polícias e jovem hostilizado em Balsas

 

PMs
Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa do Maranhão que vem fazendo várias homenagens por indicação dos parlamentares realizou mais uma(s) quarta-feira (25), a pedido do deputado Neto Evangelista (DEM).

Foram agraciados com ‘Medalhas Manuel Beckman’ os  PMs Roberto Henrique da Silva Lima, Wesleyson Alves de Oliveira e Célio Henrique Lima Alves por demonstrarem empatia e respeito à dignidade da pessoa humana ao se solidarizarem com um jovem que estava vendendo ‘suquinho’ e foi hostilizado por colegas em Grajaú, interior do Maranhão. O caso que foi gravado viralizou nas redes sociais.

Para o deputado Othelino Neto, presidente do Parlamento Estadual, os PMs demonstraram que valorizam as pessoas, por isso merecem a homenagem.

“Os senhores deram e dão um exemplo de amor à profissão. Mostram que são policiais que cultuam a vida, que valorizam as pessoas e, por isso, merecem essa homenagem”, disse Othelino Neto.

Os polícias homenageados na Assembleia Legislativa do Maranhão também tiveram suas ações e exemplos reconhecidos pelo governador Flávio Dino.

A homenagem aconteceu um dia após a tentativa de concessão da mesma honraria à ministra Damares Alvez (Mulher e Direitos Humanos) do governo Bolsonaro. Concedida pela deputada Mikal Damasceno a solenidade não aconteceu em razão de fortes protestos de setores da sociedade contra a homenagem. Situação semelhante deverá acontecer com a concessão da ‘medalha’ ao jornalista Gllen Greenwold editor do Site Intercept Brasil, que está denunciando os bastidores da Lava Jato.

Secretário Jefferson Portela receberá ‘Medalha Manuel Beckman’ na AL-MA

 

JeffersonPortela
Secretário Jefferson Portela/Foto: Reprodução

O Secretário de Segurança Pública do Estado, Jefferson Portela, será homenageado quinta-feira, 26 de setembro, às 11 horas, na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Ele será agraciado com a Medalha Manoel Beckman, a maior honraria do Poder Legislativo àqueles que contribuíram ou contribuem para o bem do Maranhão ou do Brasil. A homenagem tem como autor o deputado Duarte Jr (PCdoB).

Formado em Direito na Universidade Federal do Maranhão passou por várias delegacias na capital e interior, também foi Delegado Geral, Presidente da Adepol (Associação de Delegados de Polícia do Maranhão. Jefferson Miler Portela está no cargo de Secretário de Segurança desde 2015.

Governador do Rio é criticado duramente nas redes sociais neste domingo

 

witel
Foto: Reprodução

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, ainda não se manifestou em relação ao assassinato de Ágatha Félix, criança de 8 anos morta com um tiro de fuzil desferido pela PM no Complexo do Alemão, ocorrido na madrugada de sexta-feira para sábado (21).

Às 9h deste domingo (22), voltou ao Twitter, apenas para comemorar o aniversário do município do São Gonçalo. Seguidores se revoltaram e lotaram o espaço de comentários da publicação com críticas.

A morte de Ágatha se soma às inúmeras outras, principalmente de negros e pobres moradores de comunidades, que vêm aumentando desde que Wilson Witzel assumiu como governador do Rio de Janeiro.

Witzel é entusiasta de uma política de segurança agressiva, e causou polêmica ainda no ano passado, quando disse que a polícia sob seu comando vai “mirar na cabecinha e fogo”. Ele já chegou, inclusive, a lamentar por não poder disparar mísseis em comunidades do Rio. (Revista Fórum)

Governadores do Nordeste se reúnem no Rio Grande do Norte

 

RIO GRANDE
Foto: Reprodução

O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB), uma das vozes mais contestadora e lucidas na atual conjuntura política brasileira, também mantém uma agenda intensa nacionalmente. A sua ideia de uma frente ampla de centro esquerda vem tomando corpo e já é encarada como alternativa para 2020 e 2022.

No  twitter nesta segunda-feira (16), ele anunciou sua participação em mais uma reunião do Consórcio Nordeste, que acontece no Rio Grande do Norte. Flávio Dino também mantém liderança e protagonismo entre os governadores da Amazônia Legal.

‘Participo hoje da reunião do Consórcio Nordeste, realizada no Rio Grande do Norte. Debatemos sobre simplificação e justiça do sistema tributário no Brasil, parcerias administrativas na área da saúde e dos direitos do consumidor, além da pauta federativa no Congresso Nacional’, destacou Flávio Dino nas redes sociais.

‘Amigo sincero’ ajudaria Bolsonaro a evitar crises externas, diz Dino

 

Flavio-Dino-Marina-Barbosa-1200x630
Flávio Dino, governador do Maranhão/Foto: Reprodução

BRASÍLIA  –  O governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), disse nesta quinta-feira que espera que o presidente Jair Bolsonaro tenha um “amigo sincero” perto dele para que o alerte sobre os riscos de se produzir incidentes internacionais “todos os dias.”

A afirmação faz referência às recorrentes trocas de farpa protagonizadas por Bolsonaro com líderes de outros países e órgãos internacionais. Ontem, o presidente atacou a líder chilena Michelle Bachelet.

“Espero que [Bolsonaro] tenha algum amigo sincero perto dele. Não é algo correto todos os dias produzir incidentes internacionais. Não ajuda o Brasil. Digo isso como um autêntico patriota que acredita no Brasil”, afirmou.

Dino falou sobre o assunto durante debate promovido pelo Conselho das Américas, organização empresarial norte-americana cujo objetivo é promover o livre comércio no continente.

Ao ser questionado, numa escala de 0 a 100, em qual medida as declarações do presidente Bolsonaro atrapalham a atuação de investidores no país, Dino enfatizou: “100”. Já o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que também participou do evento, optou por uma resposta mais política.

“Questões políticas sempre interferem mas não são uma peculiaridade do Brasil. Declarações do Trump também [atrapalham]. O Reino Unido tem vivido um conflito político enorme em função do Brexit. E tem a Itália, que não consegue sustentar um governo. A democracia é um enorme desafio que, nos tempos atuais, com redes sociais, torna ainda mais instável a relação entre representantes e representados”, respondeu.

(Informações Valor Econômico)

Revogadas limares de transferências para Curso de Medicina da UEMA em Caxias

 

liminar-500x279
Foto: Reprodução

O caso das transferências no Curso de Medicina da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), na cidade de Caxias, autorizadas através de liminares teve um desfecho importante nesta quarta-feira (4), cinco das dezessete autorizações foram revogadas.

O caso foi denunciado semana passada na Assembleia Legislativa, onde o deputado Yglésio Moisés (PDT), chegou a colher assinaturas para instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para apurar a denuncia de professores, pais e alunos.

Segundo Yglésio, a decisão de revogar é um passo importante, mas que não significa a solução do problema em definitivo.

“Hoje tivemos a revogação de cinco decisões liminares, o juiz sentenciou enveredando pela não ajuizamento da ação principal do processo considerou que apenas a ação cautelar, como ação assessoria, não seria substancialmente suficiente para dar prosseguimento ao feito e diante optou extinguir os cinco processos. Mas, ainda há vários  ações para serem analisadas e esperamos que o bom censo prevaleça”, avaliou o deputado Yglésio.

A decisão foi do juiz Sidarta Galtama da 1ª Vara Cível de Caxias, o mesmo que havia autorizado liminarmente as transferências de estudantes de instituições particulares de outros estados e exterior para UEMA, instituição pública.

Othelino Neto fala sobre CPI das transferências no curso de medicina da UEMA

 

Othelino
Deputado Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia Legislativa/Foto: Reprodução

O deputado Othelino Neto, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, manifestou-se, oficialmente, sobre a instalação da CPI, proposta pelo deputado Yglésio (PDT), para apurar denuncias de transferência suspeitas no Curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em Caxias.

Para Othelinor,  cabe à Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apurar condutas de magistrados.

“Não discordo do mérito, tão pouco da queixa e da reclamação, mas acredito que o ambiente de investigação de supostas condutas irregulares de membros do Judiciário deve ser no próprio Poder Judiciário”, acentuou, reconhecendo que “é um tema grave e merece ser tratado com a devida atenção”, disse Othelino.

Ainda segundo os esclarecimentos do deputado Othelino Neto, a Assembleia é uma instância política e garantiu que a Casa tem dado o suporte necessário à causa.

“De toda forma, contem  com a solidariedade objetiva e concreta da Alema, naquilo que é prerrogativa desse Poder. Inclusive, Yglésio informou que já esteve com o corregedor-geral de Justiça, que, por sua vez, já deu início ao procedimento, e César disse que a Casa pode auxiliar em uma possível representação junto ao CNJ, e, de fato, podemos auxiliar, sim”, explicou.