Em artigo governador Flávio Dino fala sobre Direito e Justiça

 

belizario
Governador Flávio Dino com Dom. Belisário no lançamento da Campanha da Fraternidade 2019, no Maranhão/Foto: Reprodução

A Quaresma é sempre um tempo de reflexão para nós cristãos. E todos os anos, nesse período, a Campanha da Fraternidade contribui com um tema para reflexão geral da comunidade. Agora a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos convida a refletir sobre políticas públicas e a participação política, nesses tempos de desânimo de muitas pessoas com a vida em sociedade.

“Serás libertado pelo Direito e pela Justiça” (Isaías, 1, 27) é a passagem bíblica que marca a campanha. Ou seja, a libertação, além de espiritual, também ocorre por meio da luta por uma sociedade mais justa, com direitos para todos. No mesmo Livro de Isaías, capítulo 1, no versículo 17, estão delineadas características de uma sociedade melhor, a ser edificada com as mãos de todos: “Respeitai o Direito, protegei o oprimido; fazei justiça ao órfão, defendei a viúva.”

Portanto, só há o cumprimento da Palavra quando todos agem juntos segundo o Direito, que tem como escopo principal a promoção dos oprimidos, simbolizados na Bíblia pelos órgãos e viúvas.

A construção dessa sociedade melhor é um trabalho árduo que necessita da participação de todos, para desespero dos que acreditam em soluções mágicas ou autoritárias, ou que se alimentam do conflito para demarcar posições, em vez do diálogo para construir soluções.

Aqui no Maranhão, temos construído um processo coletivo de transformação de nosso estado, após décadas de governos que só pensavam nos seus, e não nos oprimidos, como determinam as Sagradas Escrituras. O Orçamento Participativo é uma boa prova da mudança. Ele é uma ferramenta de atuação popular junto ao Estado para encontrar soluções de forma coletiva. É um processo que estimula a mobilização das pessoas para definir o destino dos recursos públicos. Nesses 4 primeiros anos de gestão, cerca de 100 mil maranhenses participaram desses processos. Um total de R$ 160 milhões dos recursos públicos foram investidos em obras definidas pelo Orçamento Participativo.

Este ano, o Orçamento Participativo será retomado em maio. Mas antes mesmo disso, já estamos iniciando um outro processo participativo no estado. É a elaboração do Plano PluriAnual (PPA), que definirá os principais programas de gestão nos 4 próximos anos. Os temas norteadores do PPA são os novos 65 compromissos que firmei com o povo do Maranhão para este novo mandato.

Nova gestão que se inicia sob uma égide desafiadora. Seguir sendo um dos governos mais bem avaliados do país, em meio a uma das mais prolongadas e profundas crises da história. Alcançar esta meta só é possível estando conectado com nosso povo. Com o que ele quer e almeja. É o que continuaremos a fazer.

Deputado Fábio Macedo pede desculpas pela confusão que se envolveu no PI

 

IMG-20190309-WA0069
O cantor Léo Cachorrão e o deputado Fábio Macedo/Foto: Reprodução

A detenção e condução do deputado do Maranhão, Fábio Macedo (PDT), na madrugada deste sábado (9), em Teresina, capital do Piauí, continua repercutindo principalmente nas redes sócias.

De acordo com as informações, ele foi conduzido à delegacia após se envolver numa briga com o cantor Léo Cachorrão, durante uma festa na capital piauiense. Na confusão ele teria lesionado um musico na altura da testa, e durante a condução um policial militar foi ferido na mão.

Vídeos e áudios do momento da ação policial se espalharam rapidamente em na internet e redes sociais. Além das acusações de agressão contra o parlamentar, um áudio registra graves ameaças contra policias, atribuídas ao parlamentar.

Segundo o Portal GP1, ao ser ouvido na unidade policial onde foi registrada a ocorrência, Léo Cachorrão informou que a confusão começou por volta das 3h40 da madrugada, quando se apresentava e o deputado pediu para cantar uma música sendo permitido. Mas, quando Fábio Macedo pediu para cantar novamente e ele negou, o deputado teria se irritado e atirado um copo em sua direção que atingiu um dos músicos na testa, que foi levado a uma unidade de saúde em seguida também prestou depoimento na delegacia.

Em principio o deputado seria autuado em flagrante, mas o procedimento acabou se limitando a um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), neste caso o acusado é liberado após pagamento de fiança.

Na tarde deste sábado (9), o deputado Fábio Macedo, usou as redes sócias para se desculpar com seus eleitores e o povo do Maranhão. Ele atribui o episódio a problemas de depressão e alcoolismo.

nota

nota2

Governadores do Nordeste se reunirão em São Luís na quinta-feira (14)

 

SÃO-LUÍS-PALÁCIO-DOS-LEÕES
Foto: Reprodução

O Maranhão sedia na próxima quinta-feira (14) mais uma edição do Fórum de Governadores do Nordeste. O encontro vai ser no Palácio dos Leões, em São Luís, onde Flávio Dino vai receber os demais oito governadores.

No Fórum, será assinado o protocolo para criar o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – ou simplesmente Consórcio Nordeste.

Trata-se de uma iniciativa para firmar parcerias, otimizar resultados e economizar recursos financeiros.

Com o consócio, poderão ser feitas, por exemplo, compras compartilhadas entre os Estados. Isso reduz os custos dos produtos e dos serviços.

Também vai haver parcerias em diversas áreas, como desenvolvimento econômico e social, infraestrutura, tecnologia e inovação, segurança pública, administração prisional e proteção do meio ambiente.

“Vamos ganhar na escala das aquisições governamentais, podemos formatar e fomentar o desenvolvimento de políticas públicas e também captar recursos em organismos nacionais e internacionais”, diz Rodrigo Maia, procurador-geral do Estado do Maranhão.

Durante o Fórum em São Luís, será feita uma reunião específica para a criação do Consórcio Nordeste.

O encontro em São Luís será o segundo do exercício 2019-2022. O primeiro foi em Brasília, no início de fevereiro.

Na ocasião, foi lançada a Carta dos Governadores do Nordeste, em que é solicitada solução imediata para o déficit de Previdência, sem impedir o acesso dos mais pobres a direitos básicos.

A carta também pede discussão aprofundada sobre segurança pública que envolva combate a facções criminosas, tráfico de armas e explosivos, além de controle maior sobre fronteiras; proposta para o Novo Fundeb; e retomada de assuntos federativos na Câmara e no Senado, como cessão onerosa, bônus de assinatura e securitização.

Ministros de Bolsonaro cumprem agenda no Maranhão nesta sexta

 

MINISTROS JUNTOS
Ministros Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretária de Governo)/Foto: Reprodução

A relação institucional entre o governo federal e o Maranhão, que alguns esperavam ou acreditavam ameaçada, em razão das diferenças políticas e ideológicas entre o presidente Bolsonaro e o governador Flávio Dino, até agora tem ocorrido com notória normalidade.

Além das agendas ocorridas na capital federal onde foram apresentadas demandas do Maranhão, nesta sexta-feira (8), dois ministros do governo Bolsonaro cumprem agenda em São Luís, o ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas e o ministro da Secretária de Governo Carlos Alberto dos Santos Cruz.

Tarcísio Freitas participará de reunião no Dnit onde será apresentado a situação da BR 135 e outras rodovias federais no estado. A presença do ministro de Infraestrutura no Maranhão é resultado do esforço do governo e da bancada federal.

Quanto ao ministro Carlos Alberto dos Santos Cruz, este visitará às instalações da EBC no Maranhão. Essa agenda também se dá em função de esforço da banda federal, após apelo dos servidores através de documento onde destacaram a importância dos 50 da TV Educativa.

Resultado oficial do Carnaval 2019 será divulgado nesta quinta-feira (7)

 

balanc3a7o-carnaval.jpg
Resultado do Carnaval 2019 é apresentado ao governador Flávio Dino/Foto: Gilson Teixeira

Em reunião nesta quarta-feira (6), do governador Flávio Dino com os secretários Jefferson Portela (Segurança), Diego galdino (Cultura) e Rodrigo Lago (Comunica e Articulação Política) foram apresentado o balanço parcial do Carnaval de 2019 no Maranhão.

A divulgação oficial será realizada na quinta-feira (7), em dois momentos. Pela manhã às 10h, no Palácio dos Leões, os Secretários Diego Galdino e Rodrigo lago falarão à imprensa sobre o resultado da movimentação hoteleira, econômica e da festa nos locais do evento.

Às 15h será a vez do Secretário Jefferson Portela revelar o resultado oficial na área de Segurança Pública durante o Carnaval na capital e interior do estado.

“Temos um balanço positivo, com bons números para a economia e o turismo no período do carnaval. Destacamos também o bom trabalho da equipe da segurança pública, importante componente para termos um carnaval tranquilo”, destacou o governador Flávio Dino.

Carnaval bate record de público no Maranhão e consolida Circuito Beira Mar na capital

 

Carnaval-de-Todos-2019
Foto: Reprodução

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura Cerca de 500 mil pessoas participaram do Carnaval realizado pelo governo do Maranhão, nos circuitos oficiais em São Luís: Beira Mar, Madre Deus, Ceprama e Pracinha da Lagoa, que começou na sexta-feira (1º) e terminou nessa terça-feira (5).

Carnaval-de-Todos-2019-13
Foto: Reprodução

“Fizemos o maior carnaval da história do Maranhão. Agradeço à população, aos artistas e grupos culturais, à Secretaria de Cultura liderada por Diego Galdino, à Secretaria de Segurança e aos policiais, à Prefeitura de São Luís e aos demais parceiros públicos e privados”, afirmou o governador Flávio Dino.

Carnaval-de-Todos-2019-3
Foto: Reprodução

O local que mais reuniu multidões foi o Circuito Beira Mar, criado em 2017. O circuito tem crescido ano a ano e já se tornou referência para o Carnaval.

Foram-500-mil-pessoas-em-5-dias-de-festa-4-1024x576
Foto: Reprodução

Luis Fernando aceita convite do governador Flávio Dino e deixará prefeitura de Ribamar

 

renuncia
Prefeito Luis Fernando e o governador Flávio Dino/Foto: Reprodução

Do Blog do Jhon Cutrim

O ainda prefeito de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB) já bateu o martelo e irá assumir a Secretaria de Programas Estratégicos do Estado.

A pasta, antiga Secretaria Extraordinária de Programas Especiais (SEPE) foi transformada em Secretaria de Programas Estratégicos em ato oficializado na semana passada, informou mais cedo o blog Marrapá.

Depois de uma reunião que durou até à noite no Palácio, Luis Fernando aceitou o convite do governador Flávio Dino para compor sua equipe.

Agora resta apenas LF comunicar o dia que deixará a prefeitura de Ribamar para assumir a secretaria de Programas Estratégicos.

Luis Fernando próximo de integrar equipe do governador Flávio Dino

 

luis fernando
Governador Flávio Dino e Luis Fernando (Prefeito de São José de Ribamar)/Foto: Reprodução

Do Blog Marrapá

Os rumores de que o prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando, irá assumir uma pasta no governo Flávio Dino podem se concretizar ainda essa semana. 

E a secretaria já está até definida. É a de Projetos Especiais (SEPE), que deixará de ser Extraordinária e será reforçada com a incorporação de alguns órgãos que ficarão sob sua responsabilidade, como o Imesc. 

Luís Fernando vai substituir o advogado Enos Ferreira na SEPE.