Secretários Estaduais assinam ato de filiação ao PSB nesta quinta dia 8

O governador Flávio Dino comanda ato de filiação de secretários de Estado do Maranhão, em solenidade transmita pelas redes sociais nesta quinta-feira, dia 8.

Assinarão a ficha de filiação ao partido os secretários estaduais Carlos Lula (Saúde), Jefferson Portela (Segurança), Rogério Cafeteira (SEDEL), Catulé Júnior (Turismo), Marcos Pacheco (Política Pública) e Karen Barros (Procon/Viva).

AL-MA aprova por unanimidade ‘Auxílio Cuidar’ para órfãos por causa da Covid-19

O deputado Othelino Neto, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, destacou a aprovação do Projeto ‘Auxílio Cuidar’, de autoria do Poder Executivo, que beneficia crianças e adolescentes órfãos de pai e mãe biológicos ou por adoção, sendo que um dos dois tenha falecido em razão da Covid-19.

“Diante desse triste cenário, o projeto vem, de forma muito marcante, contribuir para amenizar os impactos financeiros dessas crianças que perderam seus pais por conta do coronavírus, servindo como um instrumento de amparo e oferecendo a elas uma condição a mais de ter o seu sustento provido”, destacou Othelino Neto.

A matéria foi aprovada por unanimidade pela Casa e seguiu à sanção do governador Flávio Dino.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), estima-se que cerca de 45 mil crianças e adolescentes perderam pai e mãe na pandemia.

O auxílio no valor de R$ 500,00, será pago mensalmente até o alcance da maioridade civil. O objetivo é contribuir para a garantia do direito à vida e à saúde, bem como ao acesso à alimentação, educação e lazer.

As crianças e adolescentes devem possuir moradia fixa no Maranhão há pelo menos um ano antes da orfandade completa e cuja família possuísse renda não superior a três salários mínimos.

O projeto garante que serão contempladas tanto as crianças e adolescentes em situação de orfandade que estejam sob os cuidados de família substituta, quanto as que estejam em acolhimento institucional.

O pagamento será feito pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social.

“União pelo Maranhão, é o que nosso povo quer”, Márcio Jerry sobre reunião da base.

O governador Flávio Dino (PSB), comanda reunião na noite desta segunda-feira, dia 6, com presidentes dos partidos da base do governo, na pauta as eleições 2022 e união do grupo liderado pelo governador.

Os pré-candidatos do grupo ao governo do Maranhão em 2022, também participam.

O presidente do PCdoB no Estado, Márcio Jerry, destacou nas redes sociais o encontro e a importância para união da base.

“União pelo Maranhão, é o que nosso povo quer. E é o que faremos!”, disse Márcio Jerry.

Com aproximação do período de definição do nome do grupo indicado pelo governador Flávio Dino para disputar o pleito de 2022, os pré-candidatos para se viabilizarem intensificaram as agendas políticas de modo a aumentar o risco de divisão do grupo.

A oposição assiste a tudo de camarote, sonhando com a volta ao Palácio dos Leões e torce pelo racha na base de apoio do governo, para tornar o caminho factível.

Dino, Brandão e Weverton voltam se reunir e mostrar união do grupo

O governador Flávio Dino (PSB), voltou se reunir com o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) e o senador Weverton (PDT), neste sábado, dia 3, no Palácio dos Leões.

Brandão e Weverton são os pré-candidatos do grupo melhores colocados nas pesquisas para o governo do Maranhão.

Após o encontro os três divulgaram nas respectivas redes sociais a mesma foto do encontro e texto que remete a união do grupo.

“Neste sábado, bom diálogo sobre o Maranhão com os companheiros senador @wevertonrocha e vice-governador @carlosbrandaoma. Seguimos juntos lutando a favor do nosso Estado”, destacou Flávio Dino.

“É sempre bom dialogar sobre política. Hoje, não foi diferente. Registro do encontro em que eu e o nosso governador Flávio Dino tivemos com o senador Weverton Rocha”, disse Carlos Brandão.

“Sábado de reunião e boas conversas com o governador @FlavioDino e @carlosbrandaoma . Seguimos firmes no projeto, apostando na unidade e trabalhando pelo Maranhão”, informou Weverton.

O governador Flávio Dino, após o encontro anterior disse que comandaria sua sucessão, destacou a importância da unidade do grupo e que o escolhido por ele terá que está comprometido com as políticas programáticas que vem sendo implementadas no Maranhão desde 2015.

Flávio Dino entrega primeira Policlínica do Idoso no Maranhão

O governador Flávio Dino entregou nesta terça-feira (29) a primeira Policlínica voltada para pessoas idosa no Maranhão.

Localizada no bairro da Liberdade, em São Luís, a unidade de saúde integra as ações do Plano de Urbanização para a área do projeto PAC Rio Anil. 

Serviço inédito no estado, a Policlínica abre com capacidade para realizar dois mil atendimentos mensais.

“Cada vez mais nós vamos ter menos crianças e adolescentes porque a taxa de natalidade reduziu um pouco e nós teremos mais idosos, porque a taxa de longevidade graças a Deus aumentou. Daqui a algumas décadas a Policlínica do Idoso, hoje um serviço inovador, se Deus quiser vai ser uma rede de atenção especializada aos idosos”, destacou o governador

O espaço conta com seis consultórios e sala para procedimentos odontológicos, prontos para a oferta de serviços ambulatoriais nas áreas de endocrinologia, cardiologia, gastroenterologia, ginecologia, ultrassonografia, vascular, reumatologia, urologia, geriatria, neurologia, proctologia, psiquiatria, pneumologia, clínica geral e odontologia. 

A Polínica e resultado da parceria entre a Secretaria de Cidades (Secid) com as Secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Governo (Segov).

O local funcionará das 7h às 19h de segunda a sexta-feira. A marcação de consultas será por meio do Whatsapp (98) 98568-3536 ou de forma presencial na unidade. 

Othelino Neto participa da entrega de cestas básicas para Baixada

O deputado Othelino Neto, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta segunda-feira (21), da entrega de cestas básicas a municípios por meio do programa ‘Comida na Mesa’, realizado pelo Governo do Estado.

Foram contempladas diversas cidades da Baixada Maranhense, atendendo a uma solicitação do parlamentar. Othelino agradeceu ainda ao governador Flávio Dino ao atender seu pedido, para a região da Baixada.

“Muita gente tem enfrentado esse momento com muita dificuldade em razão da crise econômica e sanitária. Essas cestas vão ajudar a diminuir o sofrimento dos nossos conterrâneos maranhenses. Hoje é um dia muito importante para a região e nós só temos a agradecer ao governador Flávio Dino por ter atendido à nossa solicitação”, afirmou Othelino.

Ao todo, foram entregues 17.824 cestas básicas a 12 municípios, entre eles estão Bacurituba, Bequimão, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Peri-Mirim, Pinheiro, Presidente Sarney, Santa Helena, São José de Ribamar, São João Batista, São Vicente Férrer e Turilândia.

Flávio Dino pede desfiliação do PCdoB após 15 anos e movimenta política no MA

O anuncio da saída de Flávio Dino do PCdoB, apesar de já esperado, ao informar nesta quinta-feira, dia 17, através das redes sociais seu pedido de desfiliação acabou gerando um grande debate nos meios políticos.

“Informo que pedi desfiliação ao PCdoB. Desejo êxito ao Partido na sua caminhada em defesa de uma Pátria Livre e Justa. Uma grande Frente da Esperança é um vetor decisivo para um novo ciclo de conquistas sociais para o Brasil. A tal tarefa seguirei me dedicando (..) Agradeço ao PCdoB a acolhida fraterna nesses 15 anos de militância. Diferenças que hoje temos, de estratégia e tática políticas, são menos importantes do que o meu reconhecimento ao papel histórico do partido na defesa de um novo projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil”, destacou Dino no twitter.

O Secretário de Estado das Cidades do Maranhão, Márcio Jerry, também presidente do PCdoB no Maranhão, se posicionou sobre o anuncio do governador. Ele disse que recebeu com respeito a decisão do “amigo e companheiro de lutas há quase 4 décadas”.

“Total respeito à decisão do amigo e companheiro de lutas há quase 4 décadas, gov @FlavioDino , que nesta data pediu desfiliação do PCdoB. Diferenças de leituras e rumos em dada conjuntura não nos afastam de objetivos e compromissos comuns (..) Flávio Dino não saiu da trincheira em que o PCdoB atua, apenas se reposicionou nessa mesma trincheira, reafirmando compromissos que nos unem e nos mantém em permanente combate em defesa do povo e do Brasil (..) Sigo atuando firmemente como militante e dirigente do PCdoB, buscando a construção de uma ampla coalizão em nosso país pela vida e a democracia; e defendendo firmemente o gov @FlavioDino , mantendo o MA no rumo certo sob sua liderança. Avante, firmes na luta!”, disse Márcio Jerry, presidente do PCdoB no MA.

Alcântara se tornará hoje 1ª a vacinar 100% da população adulta no Brasil

A cidade de Alcântara no Maranhão se tornou nesta quarta-feira, dia 16, a primeira cidade brasileira com 100% da população adulta vacinada contra a Covid-119.

O município com grande presença de quilombolas, um dos grupos inseridos no público-alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19.

Em Alcântara há uma forte atuação da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma). São profissionais de saúde que trabalham de forma colaborativa para o avanço do processo de vacinação.

Alcântara é o município com maior número de quilombos no Brasil. Ao todo são 204 comunidades, onde vivem mais de 3,3 mil famílias.