Dino vai incentivar com prêmios aplicação da 2ª dose contra Covid

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou nesta terça-feira, dia 15, como pretende incentivar a população Para tomar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19.

A partir da próxima serão sorteados prêmios para quem se vacinar.

“A partir da próxima semana, vamos sortear prêmios para incentivar que as pessoas lembrem de tomar a 2ª DOSE da vacina e que haja o devido registro pelos municípios no sistema do Ministério da Saúde”, anunciou Flávio Dino.

O governador também nas redes sociais, anunciou que o município de Alcântara atingirá amanhã, quarta-feira, dia 15, a marca de 100% de aplicação da 1ª dose da população adulta.

A ideia de Flávio Dino não é novidade, nos EUA a medida de premiação para incentivar as pessoas se vacinarem tem dado certo, e poderá funcionar também no Maranhão.

No Brasil, o número das pessoas que deveriam tomar a 2ª dose da vacina tem sido motivo de preocupação.

“Parecer não é maior que o bom senso e as leis”, Dino sobre uso da máscara

O governador do Maranhão, Flávio Dino, também reagiu com indignação nesta sexta-feira, dia 11, a intensão do governo Bolsonaro em desobrigar o uso da máscara.

Para o governador, o ‘parecer’ que foi cobrado ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre a desobrigação é inconcebível no que tange ao bom senso e as leis.

“Parecer não é maior do que o bom senso. E nem do que as leis. USAR MÁSCARAS salva a sua vida e a do próximo”, disse Dino no twitter.

Durante coletiva de imprensa realizado hoje em Genebra, a porta voz da OMS (Organização Mundial da Saúde), Margaret Harris, questionada sobre o uso da máscara deixou claro ser muito importante para prevenção e recomendou o uso.

“Deixamos a cada país tomar sua decisão, mas essa é a nossa recomendação (..) Vacinas são muito boas para evitar doenças. Mas ela não é um tratamento e só agem se você já foi infectado (..) O que queremos é reduzir a transmissão da doença e não sabemos se as vacinas podem evitar transmissão (..) Usar a máscara, portanto, é para prevenir a transmissão”, disse Harris.

Especialistas consideram temerária e trágica a medida de desobrigação do uso da máscara, o Brasil caminha rapidamente para atingir a marca de 500 mil mortos por Covid-19, com apenas 11% da população imunizada com as duas doses da vacina.

Flávio Dino esclarece ritmos de vacinação contra Covid-19

O governador do Maranhão, Flávio Dino, usou as redes sociais na manhã desta quinta-feira, dia 10, para esclarecer o ritmo diferente de vacinação contra Covid-19 nos municípios.

Ele também destacou o papel do governo do estado na processo, e ainda, como vem colaborando para agilizar a vacinação, uma vez que a aplicação das vacinas é atribuição precípua dos municípios.

“O modo como o Plano Nacional de Imunização foi estruturado, com grupos prioritários definidos nacionalmente e critérios etários, determinou ritmos diferentes de vacinação em cada município. Ademais, há vacinas que são orientadas pelo Min. da Saúde exclusivamente para capitais (..) Estamos ajudando os municípios, com 700 profissionais cedidos, além de doarmos insumos. Ainda há muitas fichas de vacinação em municípios que não foram informadas ao Min. da Saúde. E estamos fazendo os “arraiais da vacinação” para colaborar no aumento da velocidade da aplicação”, destacou Flávio Dino.

Esta semana o Maranhão avançou 11 posições no ranking nacional na aplicação da 1ª dose da vacina. O Estado estava em 24o lugar agora ocupa a 13o.

O governador Flávio Dino e o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, usaram as respectivas redes sociais nesta semana para anunciarem ações para acelerar a vacinação.

“Dino e Freixo acertam ingresso no PSB em 15 dias!” diz Carlos Minc

Da Fórum

O deputado estadual Carlos Minc (PSB-RJ) informou nas redes sociais, nesta terça-feira, dia 8, que o governador Flávio Dino (PCdoB-MA), e o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) se filiarão juntos ao PSB nos próximos dias.

Carros e Bicicletas Elétricas serão carregadas em Estação no Parque do Rangedor

O governador Flávio Dino participa nesta terça-feira, dia 8, da assinatura de convenio para instalação no Parque do Rangedor, de uma estação para carregar gratuitamente carros e bicicletas elétricas.

A iniciativa será viabilizada a partir da parceria do governo do Maranhão e a Equatorial Energia. A solenidade acontecerá no Palácio dos Leões.

Participam o governador, Flávio Dino, do CEO do Grupo Equatorial, Augusto Miranda, do Presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas, da Gerente de Relacionamento com Clientes, Francila Soares e do Engenheiro de Estudos e Planejamento, Lucas Pinheiro.

A novidade é uma iniciativa do Grupo Equatorial por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e contará também com geração de energia solar fotovoltaica.

O projeto, que está previsto para inaugurar em novembro deste ano, conta com o investimento de outras nove empresas do setor elétrico, representadas pela Global Participações em Energia. O investimento total do projeto em cinco estados é de aproximadamente R$ 19 milhões.

O objetivo do projeto é avaliar o uso de veículos elétricos pela comunidade frente ao cenário atual de mobilidade urbana. Para isso, dez bicicletas elétricas serão disponibilizadas para uso da população, como alternativa de locomoção e lazer, na forma de compartilhamento via aplicativo de celular.

Além disso, um carro elétrico será doado e ficará a cargo da Secretaria de Governo para fiscalização dos parques.

O Parque do Rangedor, espaço bem utilizado por quem busca atividade física e de lazer, é ponto de encontro da população de São Luís e funciona de domingo a domingo, das 5h às 11h e das 16h às 21h. São 8 praças com equipamentos de esporte e playgrounds, uma pista para caminhada e ciclovia de 3,5km.

O espaço também contará com um Batalhão de Polícia Ambiental, além de uma praça de food truck, funcionando sempre das 17h às 21h.

“Haveremos de recuperar nosso protagonismo global”, lamenta Flávio Dino

O governador Flávio Dino (PCdoB), lamentou nesta quinta-feira, dia 22, a situação do Brasil aos olhos do mundo, após o discurso de Bolsonaro durante abertura da Cúpula do Clima hoje que está discutindo metas em defesa do meio ambiente.

De acordo com Flávio Dino, além da fala do presidente ficar no ‘final da fila foi ‘excessivamente genérica’.

“O presidente brasileiro ficou no fim da fila dos líderes a discursar. E o presidente dos Estados Unidos não ficou para ouvir. Ou seja, a esdrúxula diplomacia do Brasil como “pária mundial” foi bem-sucedida. Lamento muito. Haveremos de recuperar o nosso protagonismo global (..) Além de excessivamente genérico, o discurso de Bolsonaro tem um grave problema: é incoerente com a realidade. Faltam ações que deem amparo às palavras. Basta ver a situação absurda do Fundo Amazônia, paralisado desde 2019”, disse Dino twitter.

Anvisa pede ao STF suspensão do prazo dado ao MA para importação da Sputnik V

Do 247

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recorreu ao STF nesta terça-feira, dia 20, para suspender o prazo sobre parecer da importação temporária da Sputnik V.

O órgão quer mais tempo para reunir informações sobre a substância.

No último dia 29 de março, atendendo ação do governo do Maranhão, o ministro Ricardo Lewandowski determinou até o dia 28 de abril para a Anvisa decidir sobre a importação da Sputnik V. Caso não haja uma decisão, o Maranhão está autorizado importar.

“..Ante o exposto, defiro em parte a liminar, ad referendum do Plenário desta Suprema Corte, para determinar que, no prazo máximo de 30 dias, a contar de 29/3/2021, a Anvisa decida sobre a importação excepcional e temporária da vacina Sputnik V, nos termos do art. 16, § 4º, da Lei 14.124/2021 (..) Ultrapassado o prazo legal, sem a competente manifestação da Anvisa, estará o Estado do Maranhão autorizado a importar e a distribuir o referido imunizante à população local, sob sua exclusiva responsabilidade, e desde que observadas as cautelas e recomendações do fabricante e das autoridades médicas..”, destacou Lewandowsck.

O governo do Maranhão comprou 4.582.862 de doses da vacina russa Sputinik V.

Não faz sentido.., que reconhecer direitos de Lula “prejudicam a Lava Jato”, diz Dino

O governador e ex-juiz federal, Flávio Dino (PCdoB), comentou nesta quinta-feira, dia 15, a importância do julgamento no STF das ilegalidades praticadas contra o ex-presidente Lula.

“Muito importante que o STF esteja julgando múltiplas ilegalidades perpetradas contra o ex-presidente Lula. Óbvias incompetência e suspeição do juiz, por parcialidade no caso concreto. Outros processos legítimos por corrupção, contra outros réus, podem e devem continuar (..) Não faz sentido o argumento de que reconhecer os direitos do presidente Lula “prejudicam a Lava Jato”. Tal “operação” não pode ser canonizada e ser intocável. Acertos e erros devem ser reconhecidos. As leis não podem deixar de ser aplicadas por argumentos puramente políticos”, pontuou Dino.

O pleno do STF julga hoje a anulação dos processos contra Lula no âmbito da Lava-Jato em Curitiba, que já havia sido descido na 2ª turma, mas que ontem os ministros decidiram levar ao plenário.

Um dos mais contundente críticos da condução dos processos contra Lula em Curitiba, o governador Flávio Dino, sempre contestou e questionou a competência de Moro e Deltan nas investigações e julgamentos dos casos envolvendo o petista.