Orleans diz que vai melhorar o transporte público na área Itaqui-Bacanga

Melhorias na mobilidade urbana foi uma das principais demandas apresentadas pelos moradores da Vila Embratel, na área Itaqui-Bacanga, durante encontro com o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, nesta quarta-feira (20), em ato intermediado pelo vereador de São Luís, Wendell Martins.

Na ocasião, ele convocou lideranças comunitárias da região para construírem, de forma conjunta, um plano voltado à solução dos problemas mais urgentes enfrentados pela população, com atenção especial ao transporte público.

Durante a reunião, Orleans assumiu o compromisso de promover uma ação rápida e efetiva para melhorar a mobilidade urbana na região e transformar a realidade do transporte coletivo, apontado pelos moradores como um dos setores mais prejudicados atualmente.

Ao tratar do tema, ele destacou que a Vila Embratel, que já chegou a contar com mais de 20 linhas de ônibus, hoje dispõe de apenas oito linhas em operação atendendo a rota para o bairro. Ele lembrou que o transporte público é uma responsabilidade da gestão municipal, criticou o abandono do setor e defendeu uma atuação séria e comprometida para enfrentar o problema.

Ainda durante sua fala, Orleans destacou a importância da participação das lideranças comunitárias nesse processo e fez um convite especial ao vereador Wendell Martins para colaborar diretamente na elaboração desse plano, reconhecendo sua atuação e conhecimento sobre as demandas da área Itaqui-Bacanga.

No ato, o vereador Wendell Martins ressaltou seu compromisso com a população e declarou apoio ao projeto político liderado por Orleans Brandão. O parlamentar destacou ainda que sua atuação tem sido pautada pela busca de melhorias concretas para população e pela confiança em uma liderança jovem e preparada para governar. O vereador também enfatizou o perfil dialogador de Orleans e reforçou que ele conta com uma ampla rede de apoio popular.

O pré-candidato a deputado estadual João Igor também marcou presença ao encontro na Vila Embratel, que foi mais uma comunidade da capital maranhense a acolher o projeto político de Orleans Brandão ao Governo do Estado. O ato foi marcado pela presença de um numeroso público, que demonstrou entusiasmo e apoio à sua pré-candidatura.

Bloqueados até R$ 50 milhões de empresarios do setor de transportes

A Justiça do Maranhão através da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, determinou o bloqueio de até R$ 50 milhões em bens de empresários e empresas do transporte público de São Luís.

Segundo a determinação judicial, há suspeitas que a empresa Expresso Rei de França, seria controlada por um “sócio oculto”. A decisão faz parte de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Maranhão, que aponta falhas no serviço de transporte coletivo e prejuízos aos consumidores.

Três em cada 4 mulheres já sofreram violência no deslocamento

Da Agência Brasil

Passaram por violência em deslocamentos nas cidades 74% das mulheres brasileiras, segundo a pesquisa Percepções e Experiências das Mulheres quando se Deslocam pelas Cidades. O estudo foi realizado pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, em parceria com a Uber.

As situações de violência mais vivenciadas são as cantadas e os olhares insistentes, relatadas por 60% das mulheres. O sequestro-relâmpago foi mencionado por 32%, a importunação sexual por 27%, a discriminação por 17% e o racismo por 14%. Passaram por agressão física 12%, e estupro, 7%.

Os deslocamentos a pé têm a maior incidência de violência, conforme a pesquisa. Relataram estar se deslocando dessa forma 55% das que sofreram sequestro-relâmpago, 56% das que sofreram racismo e 50% das que foram estupradas. Nos ônibus, 56% disseram que se deslocavam dessa forma quando passaram por importunação sexual e 28% quando foram sequestradas. No caso dos estupros, 33% das mulheres sofreram esse tipo de situação ao se mover de carro particular.

Ministro do STF autoriza transporte público gratuito dia 30

Do G1

O ministro do STF, Roberto Barroso, autorizou nesta terça-feira, dia 18, que prefeituras e empresas concessionárias ofereçam, voluntariamente e de forma gratuita, serviço de transporte público no dia 30 de outubro, no 2º turno das eleições.

“Levando-se em conta a desigualdade social extrema no país, o contexto de empobrecimento da população e a obrigatoriedade do voto no Brasil, é justificável que o Poder Público arque com os custos de transporte decorrentes do exercício desse direito-dever(…) Fica reconhecido que os municípios podem, sem incorrer em qualquer forma de ilícito administrativo, civil, penal ou eleitoral, promover política pública de transporte gratuito no dia das eleições, em caráter geral e sem qualquer discriminação, como forma de garantir as condições materiais necessárias para o pleno exercício do sufrágio ativo por parte de todos os cidadãos. Nesse caso, as empresas concessionárias ou permissionárias de transporte público municipal deverão atuar colaborativamente para garantir a efetividade da medida”, destaca o ministro Barroso.

CPI do Transporte Público de São Luís prepara calendário de trabalho

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Transporte Público em São Luís, realizou nesta segunda-feira, dia 6, a primeira reunião.

O presidente e relator são respectivamente os vereadores Francisco Carvalho (PSL) e Álvaro Pires (PMN). Os demais membros são os vereadores: Astro de Ogun (PCdoB), Otávio Soeiro (Podemos).

Os trabalhos serão realizados durante o recesso de final de ano. A CPI terá prazo de 60 dias com possibilidade de ser prorrogado por igual período para conclusão dos trabalhos.

O objetivo será investigar o contrato de prestação do serviço de Transporte Público de São Luís. O certame foi realizado em 2016, durante a gestão do ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr (PSD).

Foi eleito como vice-presidente o vereador Astro de Ogum (PCdoB).

Participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores, Osmar Filho (PDT), o primeiro-secretário da câmara, Octávio Soeiro (Podemos), o co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT) e o vereador Ribeiro Neto (PMN).

O vereador Marquinhos (DEM), que foi escolhido para ser um dos membros integrantes da comissão, não participou da reunião.

Chico Carvalho também informou que amanhã deve elaborar o calendário com a agenda de trabalho da CPI do Transporte Público Municipal.

Lockdown reduz circulação em 85% no Transporte Público e confirma apoio da população

 

Secap-Carlos-Pereira (1)
População está contribuindo no cumprimento do lockdown/Foto: Carlos Pereira

Circulação de passageiros reduziu em 85% no sistema de transporte público da Região Metropolitana de São Luís. O percentual e o resultado positivo das ações promovidas pelo Governo do Estado, e a contribuição da população no cumprimento do lockdown.

A suspensão total de serviços não essenciais e redução da circulação na região tiveram início no dia 5 e prosseguem até dia 14 deste mês. No transporte urbano de passageiros, a média diária de passageiros, que era de 470 mil, caiu para 70 mil, indicando 85% de queda de movimentação neste sistema.

No semiurbano, a média de 170 mil por dia diminuiu para cerca de 26 mil, representando 84,4% de menos movimentação. Ou seja, de uma média de 600 mil passageiros nos dois sistemas, com o lockdown diminuiu para, aproximadamente, 90 mil, gerando a redução geral de 85%.

No transporte semiurbano, uma série de medidas são realizadas pela MOB, entre estas, o transporte apenas de passageiros sentados nos coletivos, redução do número de ônibus, permanência das janelas abertas e antes de cada viagem é feita limpeza dos veículos com água e sabão ou álcool 70%. Equipes da SMTT, com o apoio da Polícia Militar, seguem com barreiras nos principais pontos de tráfego.

Quem está em deslocamento em carros particulares ou no transporte coletivo precisa comprovar que trabalha em atividades essenciais ou está a caminho de supermercados ou unidades de saúde, por exemplo. Por meio do Centro de Controle de Operações do Trânsito, da SMTT, é observada em tempo real toda a movimentação dos principais corredores viários da cidade. da capital.

As fiscalizações cobrem ainda o comércio de serviços e produtos não essenciais, que deve permanecer fechado; mercados, que precisam cumprir regras para evitar a transmissão do novo coronavírus; e a circulação de pessoas, que deve ser restrita. O objetivo do bloqueio é fazer com que seja cumprido o isolamento social e reduzir a curva de casos da Covid-19.

Requalificação de Avenidas e BRT reduzirá tempo em viagens no transporte coletivo na Grande Ilha

 

IMG-20190515-WA0007
Obras de prolongamento da Avenida Litorânea/Foto: Handson Chagas

Entre as obras do governo do Estado em andamento em São Luís, apresentadas à imprensa nesta terça-feira (14), e que serão entregues em breve, a extensão da Litorânea que vai além do prolongamento é uma das mais destacadas.

Ela representa a primeira etapa de implantação do sistema de transporte tipo BRT na capital, que beneficiará milhares de pessoas diariamente na Grande Ilha.

Com previsão de conclusão até outubro de 2020, o obra de requalificação das avenidas Litorânea e Holandeses, conta com investimento da ordem de R$ 140 milhões.

IMG-20190515-WA0009
Lawrence Melo (Presidente da Agencia Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos)/Foto: Randson Chagas

O BRT vai interligar os municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. A obra de requalificação das avenidas e implantação do BRT vai reduzir viagens dos usuários de transporte coletivo em mais de 40 minutos na Região Metropolitana.

Presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos, Lawrence Melo, foi ouvido pelo blog Upaonews.com onde fala do andamento e importância da obra.