MP-MA realizará programação para o mês da Consciência Negra

O Ministério Público do Maranhão, por meio do Centro Cultural, promove, a partir de quinta-feira, 17, uma programação especial alusiva ao Mês da Consciência Negra, que inclui exposição coletiva, feira de artesanato e apresentações de atrações culturais. Todas as atividades serão realizadas no Centro Cultural e Administrativo do MPMA, localizado na Rua Oswaldo Cruz, 1396, Centro.

A programação terá início no dia 17, às 9h, com a solenidade de abertura da exposição Raízes Ancestrais, composta por telas de Tassila Custodes e de Uaatê, além de esculturas de Jean Charles, Izabel Matos e Guaracy Soares. A exposição ficará em cartaz até o dia 30, no Espaço Ilzé Cordeiro, no Centro Cultural. Na ocasião, haverá atrações culturais, com apresentação do poeta Guaraci e os cordelistas Mozés, Genilda e Raimunda Frazão. 

As comemorações do Mês da Consciência Negra terão ainda um brechó e a comercialização de produtos orgânicos nos dias 17 e 18. Entre os produtos que poderão ser adquiridos estão geleias e pães integrais, da Casa de Helena; doces, da Dulce Cook, azeite e farinha, da Cresol, e hortaliças da Tijupá. Já nos dias 28, 29 e 30, haverá uma Feira de Artesanato, Culinária e Farmácia de Axé.

Encerrando a programação, no dia 30, haverá desfile do Rei Afro, além de apresentações culturais com Gil Maranhão, Zaida Moraes e Paulo Cacique, Cilos Brown e MC Katinha.

Para Braide e Duarte a Eleição 2024 em São Luís, está logo ali…

Em São Luís a disputa para a prefeitura da capital maranhense em 2024 está em pleno andamento. São vários os pretendentes ao comando do Palácio de Lá Ravardière. Mas, ao que tudo indica o prefeito Eduardo Braide e o deputado Duarte Junior, devem protagonizar a disputa novamente, a exemplo de 2020.

Braide e Duarte estiveram em Brasília nesta semana acompanhando a movimentação política. A capital federal vive um grande frisson político com a preparação para o terceiro governo Lula.

A destinação de R$ 15 milhões para São Luís, através de emendas da bancada maranhense no Congresso Nacional, deu sinais e o tom do que deverá nortear a disputa na capital.

Nas redes sociais, Eduardo Braide tentou passar a imagem de boa relação com Brasília, ao agradecer o recurso e informar onde será aplicado. Já Duarte Junior aproveitou para alfinetar o prefeito e cobrou a correta aplicação do recurso.

“..Agradeço a bancada maranhense, que destinaram R$ 15 milhões, para a reforma do Hospital Socorrão 2..”, comemorou Braide.

“..Não se pode reclamar da falta de dinheiro. Espero que esse recurso seja aplicado com seriedade..”, disse Duarte.

Em tese, Duarte Jr. saiu fortalecido das eleições 2022, por fazer parte do grupo político de Brandão e Dino. O mesmo não se pode dizer do prefeito Eduardo Braide, que mesmo elegendo o irmão deputado estadual, os outros resultados foram desfavoráveis, tendo agora que se reposicionar politicamente.

Mais antes das eleições municipais em 2024, terão as eleições na Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM) no próximo dia 21 de novembro, e na Assembleia Legislativa do Estado que acontecem em fevereiro, que medirão a força do grupo político do governador Carlos Brandão e do senador eleito Flávio Dino, após as Eleições 2022. O resultado dessas eleições deverão influenciar diretamente nas eleições municipais de 2024 no Maranhão.

Paulo Vitor e Osmar Filho iniciam transição na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de São Luís iniciou o processo de mudança da nova Mesa Diretora para o biênio 2023-2024, que terá na presidência o vereador Paulo Victor (PCdoB), que se reuniu esta semana com o atual dirigente da Casa, o vereador Osmar Filho (PDT), que se elegeu deputado estadual.

“Iniciamos o processo de transição na Câmara, na qual assumirei a presidência no ano que vem. Com apoio do vereador Osmar Filho, estamos dando início a esta etapa com o objetivo de integrar as pessoas da nossa Casa Legislativa e garantir o entendimento do povo quanto aos nossos papéis como vereadores.”, disse Paulo Vitor. 

A nova Mesa Diretora da Câmara de São Luís que tomará posse em 1º de janeiro de 2023 terá presidente o vereador Paulo Vitor; Francisco Chaguinhas, Ribeiro Neto e Edson Gaguinho, que ocuparão os 1º, 2º e 3º vice-presidente, respectivamente; para o cargo de 1º secretário foi eleito Aldir Júnior; Beto Castro será o 2º secretário; Fátima Araújo será a 3ª secretária; Andrey Monteiro, 4º secretário; e Antônio Garcez, 5º secretário.

Othelino Neto recebe apoio de lideranças políticas em Rosário

O deputado Othelino Neto (PCdoB), candidato a reeleição, comandou mais um grande ato político no interior do estado. Desta vez foi em Rosário quando reuniu um grande número de apoiadores e lideranças locais, entre eles, do vereador Carlos do Remédio, presidente da Câmara Municipal.

“Estamos na reta final de campanha e eu não poderia deixar de vir a Rosário, cidade que muito estimo e quero continuar apoiando com ações por meio do meu mandato parlamentar. Senti de perto o entusiamo dos rosarienses e vou retribuir com muito trabalho para trazer os benefícios que a cidade necessita. Agradeço ao amigo Carlos do Remédio por ter organizado esse belo ato de apoio à nossa reeleição”, disse Othelino.

O vereador Carlos do Remédio falou da importância de Othelino continuar na Assembleia. Ele também ressaltou que apoio a Othelino fortalece o trabalho do governo em Rosário.

“Ele é muito sensível às nossas demandas e está sempre à disposição (..) vai somar ao trabalho do governador Carlos Brandão e de Flávio Dino no Senado”, afirmou Carlos Remédio.

Realizada primeira cirurgia por vídeo na rede municipal de São Luís 

Realizada em São Luís, a primeira cirurgia por videoconferência, na rede municipal de saúde. O procedimento aconteceu na quarta-feira, dia 14, no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I).

A técnica, minimamente invasiva conta com o auxílio de uma câmera introduzida no abdômen para que sejam feitas as manobras cirúrgicas.

“Este com certeza é um grande passo para a saúde de São Luís. A cirurgia por vídeo é uma técnica já consolidada, segura e que possibilita ao paciente uma recuperação mais rápida, diminuindo o tempo de internação hospitalar e reduzindo os riscos de infecções”, disse Joel Nunes, secretário de saúde.

A cirurgia foi de retirada de um apêndice, em uma paciente de 23 anos, do município de Itapecuru Mirim (MA). O procedimento contou com nove profissionais e durou 50 minutos.

O procedimento acontece por meio de pequenos furos no corpo do paciente para a inserção de uma endocâmera que permite ao cirurgião visualizar, em monitores, o interior do organismo. Isso possibilita a realização de procedimentos cirúrgicos sem incisões maiores como nos métodos convencionais. Geralmente é realizado com o paciente em estado de anestesia geral.

Transporte Coletivo poderá paralisar novamente em São Luís

O Presidente do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, Marcelo Brito, está convocando a imprensa para uma coletiva na manhã desta quinta-feira, dia 21, onde destacará a forte possibilidade da categoria voltar a deflagrar greve no setor de transporte público na capital.

De acordo com o Sindicado dos Rodoviários, não foram cumpridas as medidas, por parte dos empresários, de garantir a atividade do cobrador nas linhas de ônibus que circulam na Grande Ilha.

A atividade desempenhada pelos cobradores, é assegurada por meio de lei municipal, que impede que trabalhadores Rodoviários exerçam mais de uma função ao mesmo tempo, como por exemplo, motorista acumulando a função de cobrador.

MP-MA cobra Braide transporte para idosos que fazem hemodiálise

O Ministério Público do Maranhão está recomendo ao prefeito de São Luís, Eduardo Braide, e ao secretário municipal de Saúde, Joel Nicolau Júnior, implantação, no prazo de 180 dias, de transporte sanitário eletivo a pessoas idosas submetidas a procedimentos de diálise/hemodiálise.

A Recomendação, assinada pelo titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso, José Augusto Cutrim Gomes, pede providências por parte do Município de São Luís, no sentido de assegurar o deslocamento (ida e volta) dos pacientes até as unidades da rede municipal de saúde (públicas ou conveniados), onde é oferecido o referido tratamento.

O documento foi encaminhado para acompanhamento dos conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa; Conselho Nacional do Idoso; Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa e Direitos do Idoso; Comitê de Valorização da Pessoa Idosa (CVPI); Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso; Núcleo da Pessoa Idosa da Defensoria Pública Estadual; Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, da Câmara Municipal de São Luís; Comissão dos Direitos de Direitos Humanos, da Assembleia Legislativa do Estado; Comissão do Direitos da Pessoa Idosa da OAB-MA; e Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular do Estado do Maranhão.

São Luís atinge maior ocupação hoteleira dos últimos 10 anos

A Taxa de Ocupação Hoteleira em São Luís, no primeiro semestre de 2022, registrou uma média de 57% da rede local superando os últimos 10 anos. O destaque no período foi o mês de junho, que atingiu mais de 70% da ocupação de hotéis e pousadas.

As médias do primeiro semestre são: 2012 (56%), 2013 (50%), 2014 (50%), 2015 (47%), 2016 (47%), 2017 (50%), 2018 (52%), 2019 (55%), 2020 (31%), 2021 (42%) e 2022 (57%). 

Brenda Leite, coordenadora responsável pelas pesquisas, explicou que é possível afirmar que mais de 78% dos hospedados nos hotéis são pessoas de fora da cidade.

“Nós sempre cruzamos os dados do fluxo turístico coletados nos portões de entrada de São Luís e comparamos com a ocupação hoteleira. As médias são proporcionais”, disse Brenda.

O levantamento também apontam pontos positivos para a cidade: 92% dos visitantes consideram a sua experiência em São Luís como boa ou ótima, e em relação ao gasto médio, 55% dos turistas gastam em média R$ 350,00 por dia, e os outros 45% gastam até R$ 200,00 por dia.

Os dados são de pesquisas realizadas pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com o Observatório de Turismo da Cidade de São Luís, que monitora e acompanha o crescimento do setor na capital maranhense.