Bombeiros do Maranhão continuam atuando em Brumadinho

 

avião
Bombeiros maranhenses estão integrando grupos de resgate em Brumadinho. Foto: Divulgação

O grupo de bombeiros militares enviados pelo Governo do Maranhão para o estado de Minas Gerais continuam auxiliando nas operações de resgate na tragédia ocorrida em Brumadinho. Eles são especializados em buscas, salvamentos especiais e resgate em estruturas colapsadas. Os bombeiros maranhenses estão distribuídos em grupos de busca e na terça-feira (29) auxiliaram na retirada de três corpos na chamada ‘zona quente’ do desastre.

A operação é dificultada pelas condições da área e as buscas avançadas estão sendo feitas com o auxílio de aeronaves. Devido a todas as condições adversas, a operação está sendo realizada de forma diferente do habitual e esse conhecimento será compartilhado com os bombeiros maranhenses.

“Inclusive no que diz respeito aos protocolos empregados aqui e seguidos por todas as equipes de bombeiros no Brasil, no que se refere ao atendimento a desastres de grandes proporções. É mais um aprendizado para que possamos ser sempre eficazes em outras situações afins, que esperamos que não venham a ocorrer, mas, para as quais precisamos estar preparados e adequadamente treinados”, declarou o major Patricio Penha.

Erlânio Xavier será eleito hoje Presidente da FAMEM

 

famem
Marcelo Tavares (Secretário da Casa Civil); Erlanio Xavier (Prefeito de Igarapé Grande); Flávio Dino (governador); Cleomar Tema (Prefeito de Tuntum) e Márcio Jerry (Secretário de Comunicação e Articulação Política)/Foto: Reprodução

“Atendi ao pedido do nosso maior líder, o governador Flávio Dino.., não há vencedores e nem vencidos. Prevaleceu o entendimento, o consenso, a cordialidade. O governador me solicitou que atuasse para evitar um pomo de discórdia em sua base de apoio, já que tanto eu como Erlânio somos seus aliados”, afirmou Cleomar Tema.

Erlânio Xavier destacou a ação do governador para evitar o embate. “Recebi com muita satisfação a proposta da conciliação e quero aqui destacar a serenidade do presidente Tema. Vamos trabalhar pelo fortalecimento do municipalismo”, afirmou.

Márcio Jerry anuncia continuidade da luta, mas agora em Brasília

 

marcio brasilia
Márcio Jerry e Flávio Dino/Foto: Reprodução

Para quem ainda tinha dúvidas sobre a permanência de Márcio Jerry, na equipe do governador Flávio Dino, acabou nesta segunda-feira (28). Através de sua conta no twitter ele anunciou que continuará a lutar em favor do Maranhão e do governo que ajudou construir, mas em outra frente.

jerry

Amigo pessoal e aliado de Flávio Dino desde os primeiros passos na política, apesar de experiente militante político será a primeira vez que Márcio Jerry exercerá um mandato credenciado pelas urnas. Almejando voos mais altos, na Câmara Federal terá um espaço importante para seus objetivos onde pretende ser uma das vozes mais destacadas do Maranhão. Márcio Jerry deixará comando da SECAP (Secretaria de Estado da Comunicação e Articulação Política), onde exerceu função estratégica no governo Flávio Dino.

marcio 2

Othelino Neto diz que boa relação com demais poderes será mantida

 

othelino
Dep. Othelino Neto(PCdoB), Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão/Foto: Reprodução

Faltando apenas cinco dias para a posse da nova legislatura, e com a reeleição para presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão praticamente garantida, o deputado Othelino Neto (PCdoB), disse ao Jornal Imparcial no final de semana, que caso permaneça no cargo manterá a independência e relação de harmonia da casa com os demais poderes, como vem ocorrendo em sua gestão.

“Existe alguns equívocos de segmentos da sociedade, por exemplo, de achar que os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) devem viver em conflito, mas quando acontece é ruim para o estado democrático de direito. O Maranhão da mais um bom exemplo ao Brasil, onde as instituições conseguem se relacionarem de forma respeitosa, mas cada um cumprindo suas prerrogativas”, destacou Othelino.

Ainda sobre sua permanência na Presidência da Assembleia, Othelino Neto, ratifica o que vem fazendo desde que iniciou sua gestão. Disse que o povo verá muito trabalho, com respostas rápidas e atuação coerente com o papel do legislativo. “Como estabelece o regimento democrático da casa, prevalecerá a vontade da maioria. A Assembleia Legislativa continuará nos próximos quatro anos com essa postura”.

Eleito deputado pela terceira vez, Othelino Neto, com formação política e ideológica de esquerda foi convidado por Flávio Dino para ingressar no PCdoB, falou do orgulho e experiência comunista no Maranhão que vem sendo destaque no Brasil. “No Maranhão estamos mostrando essa experiência exitosa no sentido de promover melhoria na qualidade de vida, valorização da população e corrigindo distorções que ainda prevalecem, onde a maioria tem pouco e a minoria sempre mais”, disse Othelino.

Governo do Maranhão envia apoio a Minas Gerais para ajudar nas buscas

 

tragico
Pessoas da comunidade de Parque da Cachoeira observam a área atingida pela lama depois do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. — Foto: Mauro Pimentel/AFP

brumadinho dinoO governador Flávio Dino usou sua conta no twitter no final da tarde deste domingo(27), para informar que autorizou apoio através do Corpo de Bombeiros do Maranhão ao estado de Minas Gerais para ajudar nas buscas das vitimas da tragédia em Brumadinho.

A equipe do Corpo de Bombeiros preparado para esse tipo de missão e comandada pelo major Patrício Daniel, embarcou neste domingo, no Aeroporto Hugo da Cunha Machado, em São Luís, para Minas Gerais.

O rompimento da barragem da mineradora Vale ocorreu no início da tarde da última sexta-feira (25). As ações estão sendo concentradas mais fortemente na parte mais baixa da cidade, onde os moradores estão sendo retirados. Cerca de 58 pessoas já tiveram mortes confirmadas, o número de desaparecidos até momento chegam a 305.

“Somos o país que mais preserva o meio ambiente”

 

brumadinho
Brumadinho/Foto: Reprodução

Tragédia anunciada, após três anos do desastre em Mariana agora foi Brumadinho. Quantas ainda precisarão acontecer para mostrar que preservar o meio ambiente é desenvolvimento e defesa da vida…

img_20190126_074406
Brumadinho/Foto: Reprodução

Flávio Dino cobra Bolsonaro postura de Presidente da República

 

dino-bolsonaro-600x300 (1)
Governador Flávio Dino e o Presidente Jair Bolsonaro/Foto: Reprodução

O governador do Maranhão, Flávio Dino, assim como milhares de brasileiros, se posicionou sobre a decisão do deputado federal Jean Wyllys, que desistiu do mandato e resolveu deixar o Brasil, por medo de morrer.

Flávio Dino usou sua conta no twitter para sugerir ao presidente Jair Bolsonaro,  postura básica de respeito e defesa da democracia brasileira, em razão da posição e cargo que exerce.

O presidente teria comemorado, também no twitter, ao saber da decisão de Wyllys.

screenshot_2019-01-25-09-14-30

Tudo pronto para solenidade de posse dos deputados no Maranhão

 

imirante
Foto: Reprodução

Os eleitos e reeleitos para a 19ª legislatura da Assembleia Legislativa do Maranhão serão empossados no dia 1º de fevereiro de 2019, sexta-feira, às 9h30, no Plenário Deputado Nagib Haickel.

Todas as providenciados e preparativos já foram adotados para a primeira sessão preparatória, marcada para 9h30, quando tomarão posse os 42 deputados estaduais, que ficarão nos próximos quatro anos no Parlamento Estadual.

Após a posse, acontecerá, na segunda sessão preparatória, a eleição para a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, marcada para 11h30. As duas sessões preparatórias serão presididas pelo deputado Rigo Teles (PV), pelo fato de ter o maior número de mandatos, dentre os parlamentares reeleitos.

A eleição dos membros da nova Mesa Diretora da Assembleia para o biênio 2019/2020 terá início às 11h30 para escolha dos parlamentares que ocuparão os seguintes cargos: presidente da Assembleia, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente e 4º vice-presidente; 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário, e para o cargo de Procuradora da Mulher.

A cerimônia de abertura dos trabalhos da 19ª legislatura será realizada dia 4 de fevereiro, segunda-feira, às 16h. Antes os deputados se deslolocarão para o hall de entrada da Assembleia Legislativa, onde acontecerá cerimônia militar.

O governador do Estado, Flávio Dino e o vice Carlos Brandão participarão da solenidade. O governador deverá passar em revista à tropa da Polícia Militar do Maranhão. Eles também assistirão ao desfile da tropa militar, ao lado dos deputados e demais convidados.

A programação contará também com a presença de autoridades das esferas federal, estadual e municipal.

A sessão solene, que marcará o início do ano legislativo de 2019, deverá ser iniciada com um pronunciamento do governador Flávio Dino, que fará a leitura da Mensagem Governamental. Em seguida, o novo presidente da Assembleia Legislativa, eleito na primeira sessão preparatória do dia 1º de fevereiro, fará discurso com o qual deverá ser encerrada a sessão solene.

Os empossados serão:

Detinha (PR)

Cleide Coutinho (PDT)

Duarte Jr. (PCdoB)

Zé Gentil (PRB)

Othelino Neto (PCdoB)

Márcio Honaiser (PDT)

Drª Thaiza (PP)

Adriano Sarney (PV)

Carlinhos Florêncio (PCdoB)

Neto Evangelista (DEM)

Marcelo Tavares (PSB)

Professor Marco Aurélio (PCdoB)

Fernando Pessoa (Solidariedade)

Andreia Rezende (DEM)

Edson Araújo (PSB)

Rafael Leitoa (PDT)

Ana do Gás (PCdoB)

Adelmo Soares (PCdoB)

Rigo Teles (PV)

Glalbert Cutrim (PDT)

Paulo Neto (DEM)

Daniella Tema (DEM)

Vinícius Louro (PR)

Yglésio Moisés (PDT)

Hélio Soares (PR)

Antônio Pereira (DEM)

Ciro Neto (PP)

Arnaldo Melo (MDB)

Roberto Costa (MDB)

Fábio Macedo (PDT)

Rildo Amaral (Solidariedade)

Ricardo Rios (PDT)

Leonardo Sá (PRTB)

Zé Inácio (PT)

Pará Figueiredo (PSL)

Helena Duailibe (Solidariedade)

Mical Damasceno (PTB)

César Pires (PV)

Pastor Cavalcante (PROS)

Wellington do Curso (PSDB)

Wendell Lajes (PMN)

Felipe dos Pneus (PRTB)