Tarifa do transporte semiurbano metropolitano também foi reajustado

 

semiurbano
Foto: Reprodução

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) do Governo do Maranhão informa o reajuste tarifário nas linhas operadas no sistema semiurbano de passageiros e Expresso Metropolitano.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) da Prefeitura de São Luís informou, nesta quinta-feira (24), os reajustes tarifários na prestação do serviço de transporte público de São Luís.

Nesse contexto, a MOB considera a necessidade técnica de integração do Sistema Semiurbano ao Sistema Urbano de Transporte Coletivo de Passageiros, mediante bilhetagem eletrônica, o que possibilita ao usuário amplo acesso à integração nos Terminais de Passageiros, aos ônibus que circulam na área Metropolitana, nos limites geográficos da Ilha da São Luís.

O reajuste tarifário justifica-se pelo equilíbrio econômico-financeiro do Sistema de Transporte Coletivo Semiurbano de Passageiros para que os usuários tenham acesso aos Terminais Urbanos de forma equilibrada.

O valor da tarifa do Serviço Público de Transporte Coletivo Semiurbano passa de R$ 3,10 para R$ 3,40. Já o Expresso Metropolitano passa de R$3,30 para R$ 3,60. O aumento terá vigência a partir de 00:00h do dia 26/01, sábado, consoante aumento autorizado pela prefeitura.

Erlânio e Tema formalizam chapas e disputam controle da FAMEM

 

famem
Erlânio Xavier (Prefeito de Igarapé Grande) e Cleomar Tema (Prefeito de Tumtun)/Foto: Reprodução

Com o slogan da chapa “A FAMEM de Todos Nós”,  Cleomar Tema, parece tentar sugerir aos prefeitos ser ele, o candidato do Palácio do Leões. Mesmo tendo o governador Flávio Dino declarado reiteradamente que não se envolverá na eleição da Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM), que acontecerá na próxima quarta-feira (30), em São Luís.

A disputa será entre Tema (prefeito de Tumtun), atual presidente da entidade; e Erlânio Xavier (prefeito de Igarapé Grande). Os dois são aliados do governo.

Ao registrar sua chapa Tema disse está certo da vitória. “Estou confiante na vitória. Tenho recebido muitas adesões nos últimos dias, de colegas de várias regiões do Estado e acredito que venceremos mais uma vez”. Mas, ao ponderar sobre a possibilidade de resulta contrário a sua expectativa, disse que importante é manter a FAMEM unida.

O otimismo do atual presidente é natural, ninguém entra na batalha para perder. Mas, ao contrário da certeza positiva de Tema quanto ao pleito, nos bastidores o que se ver é uma tendência favorável ao prefeito Erlânio Xavier, da Chapa “Humberto Coutinho – A FAMEM é Nossa”.

Quem vencer comandará a FAMEM nos próximos dois anos, inclusive durante as próximas eleições municipais que acontecerão em 2020, cujo resultado será importante para a sucessão estadual em 2022.

Dos 217 municípios maranhenses, a FAMEM conta apenas com 195 prefeitos filiados. Os dois candidatos registraram suas chapas no mesmo dia, ontem quarta-feira (23). Erlânio Xavier pela manhã e Cleomar Tema no final da tarde.

Maranhão se destaca em geração de emprego formal em 2018

 

emprego
Foto: Reprodução

O Maranhão fechou o ano de 2018 com saldo positivo de 9.649 empregos com carteira assinada em 2018. O estado é o terceiro melhor resultado entre todos os estados do Nordeste.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados nesta quarta-feira (23).

O desempenho é quatro vezes maior que o verificado em 2017, quando houve saldo positivo de 2.299 carteiras assinadas no Maranhão.

No Nordeste, o Maranhão só fica atrás de Bahia (28.621) e do Ceará (23.081), que têm economia e população maiores.

Em relação a todas as 27 unidades da federação, o Maranhão fica na melhor metade, com o 13º lugar geral na criação de vagas.

Além disso, o Maranhão teve, proporcionalmente, uma das maiores altas em todo o País. O aumento foi de 2,12%. No Brasil, foi de 1,4%.

No total, o Brasil teve saldo positivo de 529.554 vagas em 2018.

Maranhão continua fértil para facke news; a mais nova envolve a LATAM

galdino
Diego Galdino (Secretário de Cultura e Turimo do Maranhão)/Foto: Reprodução

A estratégia de ‘sabotar’ o Maranhão através de noticias falsas em redes sociais, para lucrar politicamente, parece não ter fim. Uma das mais recentes facke news é a que trata do fim do voo direto Rio de Janeiro a São Luís, realizado pela empresa aérea Latam.

De acordo a Secretaria de Turismo não houve em nenhum momento qualquer tipo de desentendimento do governo do Maranhão com a Latam. A decisão de encerrar o voo não envolveu o governo, foi unilateral da companhia área, por razões de mercado relativas ao Rio de Janeiro.

A fake news, diz que a continuidade do voo teria sido condicionado junto ao governo do estado, à redução do ICMS do combustível.

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Diego Galdino,  o voo foi cancelado em consequência da grave situação econômica, fiscal e de segurança pública enfrentada pelo Estado e pela capital do Rio de Janeiro.

“O Estado está com vários meses de salários atrasados para aposentados, pensionistas e servidores em geral, não pagando seus fornecedores. Isso acabou afetando o fluxo de turistas dos segmentos de negócios e lazer, fazendo com que a companhia aérea tomasse a decisão de encerrar os voos diretos partindo do Rio para várias capitais”, diz Galdino.

Além disso, em 2015, o Governo do Maranhão emitiu um decreto reduzindo a alíquota do ICMS de 25% para 12% para dois aeroportos maranhenses e chegou a 7% em três ou mais aeroportos, em consonância com a política adotada por outros Estados do Nordeste.

O secretário Galdino ainda informou que está sendo discutido a implantação de voos regionais pela primeira vez no Maranhão. Já há negociações com algumas companhias a implementação de uma malha interna, contemplando o lazer e negócios entre vários municípios do Maranhão”.

Obras marcarão fim de miséria onde antes havia palafita no São Francisco

 

sao francisco
Governador Flávio Dino e o Prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Junior/Foto: Reprodução

Foi autorizado nesta terça-feira (22), o início das obras do projeto PAC Ponta do São Francisco, que acabará com uma das imagens e condições de vida mais emblemáticas, localizada no coração da capital do Maranhão.  Com início imediato as obras deverão ser entregues até o próximo ano.

Além de um aterro para construção de praça, quadras e uma avenida que interligará o bairro às vias vizinhas, o projeto também inclui obras de abastecimento de água, saneamento básico e melhoria da iluminação pública.

“Teremos aqui um grande avanço, um grande benefício, na medida em que esses R$ 7 milhões feitos no nosso governo, em parceira com o Governo Federal e a prefeitura de São Luís, vão garantir a urbanização de todo o território”, disse Flávio Dino.

pobreza
Palafitas que se manteve durante décadas foram demolidas em 2018/Foto: Reprodução

Os antigos moradores das palafitas também serão contemplados com as melhorias do bairro. Atualmente, eles recebem o aluguel social no valor de R$ 500 para pagar a estadia provisória. E em breve serão contemplados com parte das 256 unidades do Residencial José Chagas, unidades do Minha Casa Minha Vida construídas pelo Governo do Estado na Avenida Ferreira Gullar.

“É um passo muito significativo nesse conjunto de esforços para melhorar as condições de vida dessa população que há tanto tempo foi esquecida”, destacou o governador.

O aterro será construído nas áreas sujeitas a alagamentos causados pelo fluxo das marés e haverá ainda a construção de equipamentos públicos de apoio à pesca e lazer, em conformidade com seus respectivos projetos urbanísticos e complementares.

Está prevista também a criação de estacionamentos, rampas de acesso pesqueiro ao Rio Anil e Bacia de São Marcos, além de galpão de apoio a comunidade pesqueira ali existente e localizadas ao longo da Avenida Ferreira Goulart.

Calendário de pagamento dos servidores públicos do MA em 2019

 

images
Foto: Reprodução

O governo do Maranhão divulgou o calendário de pagamento do servidor público estadual em 2019, através do Decreto Nº 34.655, de 15 de janeiro. A data estabelecida ocorre até o quarto dia do mês e as parcelas do 13º salário serão pagas nos meses de julho e dezembro.

A determinação do governador Flávio Dino é que, havendo viabilidade financeira, o pagamento seja sempre antecipado.

Confira as datas do pagamento dos servidores estaduais* para o ano de 2019:
• Janeiro – 04.02.2019
• Fevereiro – 04.03.2019
• Março – 02.04.2019
• Abril – 03.05.2019
• Maio – 03.06.2019
• Junho – 03.07.2019
• 1ª parcela do 13º salário – 03.07.2019
• Julho – 02.08.2019
• Agosto – 04.09.2019
• Setembro – 04.10.2019
• Outubro – 04.11.2019
• Novembro – 02.12.2019
• 2ª parcela do 13º salário – 16.12.2019
• Dezembro – 02.01.2020

Flávio Dino assinará Ordem de Serviços do PAC Ponta do São Francisco

 

Será assinado nesta terça-feira (22), às 16h, pelo governador Flávio Dino a ordem de serviço para início das obras integrantes ​do projeto denominado PAC Ponta do São Francisco. Trata-se de obras de urbanização onde serão investidos cerca de R$ 7.267.094,53 (sete milhões duzentos e sessenta e sete mil e noventa quatro reais e cinquenta ​e três centavos).​​

As obras consistem em urbanizações e infraestruturas​ básicas de rede de esgoto sanitário doméstico, drenagem pluvial, rede de abastecimento de água, redes gerais ​de iluminação e força, estruturais, recuperação e continuidade do talude existente, aterro de áreas sujeitas a alagamentos causados pelo fluxo das marés e construção de equipamentos públicos de apoio à pesca e lazer, em conformidade com seus respectivos projetos urbanísticos e complementares.​​

Está prevista também a criação de estacionamentos, rampas de acesso pesqueiro ao Rio Anil e Bacia​ de São Marcos, galpão de apoio a comunidade pesqueira ali existente e localizadas ao longo da Avenida Ferreira Goulart. ​​

Na mesma área também está em fase de conclusão o Residencial José Chagas, empreendimento executado pela Secid, de interesse social no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) com contrapartida do Governo do Estado, que visa erradicar famílias que vivem em vulnerabilidade social na localidade. O Residencial José Chagas, localizado na avenida Ferreira Gullar, no bairro da Ilhinha, é composto por 256 apartamentos. ​​

Presidente da AL-MA mantém agenda de trabalho mesmo durante recesso

 

othelino reunião
Desembargador Ricardo Dualibe (Presidente do TRE-MA) e o Dep. Othelino Neto (Presidente da Assembleia)/Foto: Reprodução

O deputado Othelino Neto (PCdoB), Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, mesmo a casa em recesso vem mantendo uma agenda de trabalho muito intensa. Na manhã desta sexta-feira (18), um dos primeiros a ser recebido foi o desembargador Ricardo Dualibe (Presidente do TRE-MA).

Reeleito para mais um mandato, Othelino Neto, também trabalha para garantir sua permanência na presidência do Parlamento Estadual.  Apesar de caminhar para uma eleição em tese tranquila, quer evitar surpresas durante a posse da nova legislatura e também a votação da nova Mesa Diretora para o biênio 2019-2020, que acontecerá no próximo dia 1º de fevereiro. .

Hoje também   recebeu vários deputados eleitos e reeleitos. Entre eles Adelmo Soares, Edson Araújo, Duarte Junior, Cleide Coutinho e outros. Tudo registrado nas redes sociais pelo deputado Othelino Neto.