“Vi de tudo nas ultimas 24 horas”, Dino sobre caso Marielle

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, reagiu nesta terça-feira, dia 25, ao que classificou de “incomodo com os avanços das investigações do caso Marielle”.

As críticas a Flávio Dino ocorreram após a repercussão da prisão de mais um suspeito de envolvimento no caso e a delação de Élcio Queiroz que confessou participação na execução da vereadora.

PF avança em investigações no caso da morte de Marielle Franco

Felipe Camarão e PT lamentam morte do vice-prefeito de São Luís Gonzaga

O vice-governador Felipe Camarão (PT), lamentou a morte de Dalva Bezerra, vice-prefeito de São Luís Gonzaga que faleceu nesta terça-feira, dia 25, ao sofrer um infarto fulminante. Dalvan era filiado ao Partido dos Trabalhadores e já havia sido vereador.

O prefeito de São Luís Gonzaga, Dr. Junho, decretou luto no município por três dias.

O PT do Maranhão, Francimar Mello, através de uma nota e em nome do partido no estado também lamentou a morte de Dalvan Bezerra aos 53 anoso fulminante.

“Partido dos Trabalhadores no Maranhão, expressa os sentimentos pelo falecimento do Ex-Vereador e Vice-prefeito de São Luís Gonzaga, companheiro Dalvan Bezerra.”

PF avança em investigações no caso da morte de Marielle Franco

A Polícia Federal e o Ministério Público do Rio de Janeiro deflagraram nesta segunda-feira, dia 24, a Operação Élpis, que apura as mortes da Vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, e tentativa de homicídio da assessora Fernanda Chaves.

A operação é desdobramento da delação Élcio Queiroz acusado de participar da execução junto com Ronnie Lessa, ambos estão presos no Sistema Prisional Federal, o crime já completou cinco anos.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse durante coletiva de imprensa que Élcio confirmou que dirigiu o carro usado no crime e Ronnie foi o responsável pelos disparos de submetralhadora contra Marielle. O ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, preso em operação nesta manhã, também teria participado do crime.

Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão, na cidade do Rio de Janeiro/RJ e região metropolitana.
Mais informações serão prestadas em entrevista coletiva que será concedida às 11h no auditório principal da Superintendência da PF, na Praça Mauá.

Lula e Dino lançam ‘PAS’ para área da Segurança Pública

O presidente Lula e o ministro da Justiça e Segurança Pública lançaram nesta sexta-feira, dia 21, no Palácio do Planalto, o Programa de Ação na Segurança (PAS).

Durante a cerimônia, Lula e Dino formalizam a assinatura dos primeiros nove atos no âmbito do PAS. As medidas estão relacionadas ao combate à violência no ambiente escolar, controle de armas, proteção da região amazônica e das fronteiras, repasses financeiros aos estados, valorização dos profissionais da segurança pública e endurecimento de leis envolvendo ataques ao Estado Democrático de Direito.

Entre as medidas, o Projeto de Lei que endurece as penas para crimes relacionados contra o Estado Democrático de Direito, chama atenção uma vez que pode chegar a 40 anos de prisão.

Projeto de Lei que aumenta penas aos crimes cometidos contra o Estado Democrático de Direito

A proposta altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código de Processo Penal), para aperfeiçoar o art. 359-L e o art. 359-M e para dispor sobre as causas de aumento aplicáveis aos crimes contra o Estado Democrático de Direito. Prevê pena de reclusão para quem cometer crimes contra o Estado Democrático de Direito e Golpe de Estado:

  • De 6 a 12 anos para quem organizar ou liderar movimentos antidemocráticos;
  • De 8 a 20 anos para quem financiar movimentos antidemocráticos;
  • De 6 a 12 anos, mais pena correspondente à violência, para crimes que atentem contra a integridade física e a liberdade do Presidente da República, do Vice-Presidente da República, do Presidente do Senado Federal, do Presidente da Câmara dos Deputados, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal e do Procurador-Geral da República, com fim de alterar a ordem constitucional democrática;
  • De 20 a 40 anos para crimes que atentem contra a vida das autoridades citadas acima, com fim de alterar a ordem constitucional democrática.

Em caso do crime ser cometido por funcionário público, há a perda automática do cargo, função ou mandato eletivo. Também há proibição da pessoa física contratar com o Poder Público e de obter subsídios, subvenções, benefícios ou incentivos tributários. Inclui também a possibilidade de suspensão de direitos de sócio e de administrador, enquanto perdurarem subsídios, subvenções ou benefícios ou incentivos tributários nos casos em que o condenado participar de sociedade empresária por decisão judicial motivada.

Os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, que culminaram em gravíssimos danos contra os Poderes do Estado e ao patrimônio público, demonstraram que o tratamento penal aos crimes contra o Estado Democrático de Direito precisa ser mais severo a fim de que sejam assegurados o livre exercício dos Poderes e das instituições democráticas, o funcionamento regular dos serviços públicos essenciais e a própria soberania nacional.

Por essa razão, com o Projeto de Lei, espera-se fortalecer tanto a finalidade retributiva da pena (repressão proporcional à gravidade do ilícito penal), quanto o caráter preventivo, reforçando seu poder intimidativo sobre os destinatários da norma, bem como reafirmando a existência e eficiência do direito penal brasileiro.”

Centrão abocanhou 50,6% das emendas pagas por Lula até agora

Do Metrpóles

O governo do presidente Lula (PT) liberou R$ 13,7 bilhões em emendas parlamentares até agora. Os principais beneficiados é o Centrão, com 50,6% do valor pago.

Entre as siglas do Centrão, estão PP, do presidente da Câmara, Arthur Lira, PSD, que abriga o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, União Brasil, MDB e Republicanos.

O PL partido de Jair Bolsonaro e o principal de oposição ao governo Lula é um dos mais contemplados com R$ 444,3 milhões.

Caxias no MA entre as 50 cidades mais violentas do Brasil em 2022

Do G1

Caxias cidade polo na região do Cocais no Maranhão está entre as 50 cidades mais violentas do Brasil. É o que revela o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira, dia 20, sendo essas as cidades com população acima de 100 mil habitantes em 2022.

Os dados são os divulgados com base na taxa de mortes violentas intencionais (MVIs), divulgadas pelas secretarias de segurança pública de cada estado.

MunicípioEstadoTaxa de Mortes Violentas Intencionais (2022)
1JequiéBA88,8
2Santo Antônio de JesusBA88,3
3Simões FilhoBA87,4
4CamaçariBA82,1
5Cabo de Santo AgostinhoPE81,2
6SorrisoMT70,5
7AltamiraPA70,5
8MacapáAP70,0
9Feira de SantanaBA68,5
10JuazeiroBA68,3
11Teixeira de FreitasBA66,8
12SalvadorBA66,0
13MossoróRN63,5
14IlhéusBA62,1
15ItaitubaPA61,6
16ItaguaíRJ61,6
17QueimadosRJ61,2
18Luís Eduardo MagalhãesBA56,5
19EunápolisBA56,3
20Santa RitaPB56,0
21MaracanaúCE55,9
22Angra dos ReisRJ55,5
23ManausAM53,4
24Rio GrandeRS53,2
25AlagoinhasBA53,0
26MarabáPA51,8
27Vitória de Santo AntãoPE51,5
28ItabaianaSE51,2
29CaucaiaCE51,2
30São Lourenço da MataPE50,3
31SantanaAP49,4
32ParagominasPA49,3
33PatosPB47,5
34ParanaguáPR47,3
35ParauapebasPA46,9
36MacaéRJ46,7
37CaxiasMA46,5
38ParnaíbaPI46,3
39GaranhunsPE44,9
40São Gonçalo do AmaranteRN44,9
41AlvoradaRS44,8
42Jaboatão dos GuararapesPE44,6
43Duque de CaxiasRJ44,3
44Almirante TamandaréPR44,2
45CastanhalPA44,2
46Campo LargoPR43,3
47Porto VelhoRO42,1
48Ji-ParanáRO41,8
49Belford RoxoRJ41,8
50MaritubaPA41,6

São considerados MVIs: As mortes violentas intencionais levam em conta os crimes de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e feminicídio).

O aspecto positivo nesse cenário é que o Brasil registrou queda de 2,4% em 2022 nessa categoria de crimes.

O Brasil registrou em 2022 o maior número da história de casos de estupros – considerando também estupros de vulneráveis. Segundo os dados da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta quinta-feira (20), foram 74.930 vítimas.

Preso ex-deputado que discutiu com Márcio Jerry na Câmara

O ex-deputado federal Emerson Miguel Petriv (PROS), o Boca Aberta, bolsonarista de linha de frente, foi preso nesta quarta-feira, dia 18, em Londrina, durante operação realizada pelo Ministério Público do Paraná.

O ex-deputado foi preso por posse ilegal de arma de fogo.

Na legislatura passada o então deputado Boca Aberta e o deputado Márcio Jerry (PCdoB) protagonizaram uma situação que por muito pouco não acaba em vias de fato no plenário da Câmara Federal, o ocorrido viralizou nas redes sociais.

O ex-deputado Boca Aberta foi eleito em 2018 na onda bolsonarista, mas foi cassado em 2021 pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ele também é investigado por pratica de “rachadinha”.

A prisão aconteceu por determinação da 3ª Vara Criminal de Londrina. O ex-deputado será monitorado por tornozeleira eletrônica. Foram apreendidos com ele: celulares, computadores e a arma.

AL-MA e Unale preparam I Seminário Nacional de Legisladoras em SL

Da AL-MA

A deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, se reuniu com o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado Diogo Moraes (PSB-PE), para alinhar os preparativos do I Seminário Nacional de Legisladoras, que acontecerá no dia 5 de setembro, em São Luís.

“Nosso objetivo é motivar as mulheres a cada vez mais assumirem postos e espaços de poder. A participação feminina é indispensável para uma gestão com paridade e que constrói políticas públicas que atendam a população como um todo. Estamos muito felizes por São Luís sediar esse primeiro encontro e vamos fazer um lindo evento”, afirmou Iracema Vale.

O seminário terá como tema “Mulheres no Poder” e abordará assuntos como a violência política de gênero e a necessidade de maior participação feminina na política. O evento reunirá deputadas estaduais de todo o Brasil, bem como vereadoras, prefeitas e secretárias maranhenses.

Participaram do encontro, a procuradora da Mulher do Parlamento Estadual, deputada Daniella (PSB); o deputado Roberto Costa (MDB); o deputado Antônio Pereira; a diretora de Comunicação da Assembleia, Jacqueline Heluy; a chefe do Cerimonial da Alema, Aristeia Barros; o comandante do Gabinete Militar, coronel Emerson Bezerra; a chefe da Comunicação da Unale, Camila Ferreira, além de assessores.