Projetos do Maranhão na área de Saúde serão modelo para América Latina

 

saude
Representantes da OPAS estiveram reunidas com o governador Flávio Dino nesta quinta-feira (11). (Foto: Handson Chagas).

A sala CUIDAR, rede de atenção às urgências e emergências obstétricas, e a Casa de Apoio Ninar, que presta assistência especializada a crianças com problemas de neurodesenvolvimento e seus familiares, servirão de modelo para implantação de políticas públicas de saúde na América Latina.

A afirmação foi feita por Suzanne Serruya, diretora do Centro Latino-Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço latino-americano da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Serruya e outras representantes da OPAS estiveram reunidas com o governador Flávio Dino na manhã desta quinta-feira (11), no Palácio dos Leões, para discutir os avanços da saúde materno-infantil no Maranhão e os novos passos do trabalho em conjunto das instituições no estado.

Weverton Rocha denúncia medida que exclui Maranhão de pacote para Agricultura

 

O senador Weverton Rocha (PDT-MA), informou nas redes sociais nesta quinta-feira (11), que está tomando providências no âmbito do Poder Legislativo, para o que ele classifica de inaceitável. De acordo com Weverton, o governo Bolsonaro prepara uma medida para o setor da Agricultura no Nordeste, mas que deixa de fora o Estado do Maranhão.

Screenshot_2019-04-11-12-30-25

Adriano Sarney defende causa dos classificados da PM, de olho no Palácio de La Ravardière

 

sarneyzinho
Deputado Estadual Adriano Sarney (PV)/Foto: Reprodução

O deputado Adriano Sarney (PV), está apostando alto no movimento dos classificados no concurso da PM do Maranhão, principalmente nas redes sociais, para de ‘carona’ colocar seu nome na disputa da Prefeitura de São Luís, em 2020.

Recentemente em entrevista a dezenas de emissoras de Rádio no estado, Flávio Dino, informou que os aprovados no concurso já estão trabalhando. Quanto aos classificados no cadastro de reserva, disse que podem ser chamados de acordo com o edital e a viabilidade no governo.

“Meu desejo é nomear todos, só não posso fazer amanhã porque não há dinheiro e a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite. Não me convidem para quebrar o Maranhão, porque eu não vou”, disse Flávio Dino.

Bancada Maranhense debate com Marcos Pontes utilização do Centro de Lançamento de Alcântara

 

alcantara acordo
Centro de Lançamento de Alcântara no Maranhão/Foto: Reprodução

A Comissão de Ciência e Tecnologia, realizou nesta quarta-feira (10), na Câmara Federal, Audiência Pública com a participação do Ministro Marcos Pontes, onde foi discutido o acordo para utilização do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

O deputado Márcio Jerry abriu o debate reconhecendo a importância do acordo de utilização do CLA, porém destacou ser imperativo ficar claro de que maneira se dará esse acordo.

“Se Alcântara é o melhor lugar do mundo para lançar foguetes, tem que ser também para viver […] com direitos, em acordo com a comunidade local e as comunidades quilombolas”, destacou o deputado Márcio Jerry.

Durante a audiência o ministro Marcos Pontes confirmou sua presença no próximo domingo (14), em Alcântara, e na segunda-feira (15), no Seminário sobre o Acordo em São Luís, promovido pelo governo do Maranhão através da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia.

 

Neto Evangelista diz que está pronto para disputar a Prefeitura de São Luís

 

IMG-20190312-WA0023
Deputado Neto Evangelista (DEM)?Foto: Reprodução

O deputado estadual Neto Evangelista (DEM), decidiu assumir a condição de pré-candidato a prefeito de São Luís, mesmo faltando 18 meses para o pleito de 2020. O jovem parlamentar está no terceiro mandato e comandou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, nos primeiros quatro anos do governo Flávio Dino.

Net_NETO_EVANGELISTA1
Eleição para Executiva Municipal do Democratas em São Luís/Foto: Reprodução

Eleito recententemente presidente da Executiva Municipal dos Democratas, na capital por unanimidade, demonstrou que tem apoio integral do partido para disputar o pleito em São Luís.

O objetivo do DEM é crescer mais em  nível nacional, e apresentar o maior numero possível de candidatos nas eleições do ano que vem, principalmente nas capitais, e São Luís é uma das prioridades.

“O DEM vive um momento diferente no Brasil e queremos incluir o Maranhão e São Luís nesse processo. Aproveitando, por exemplo, experiencias exitosas como a gestão do prefeito de Salvador ACM Neto, capital com características semelhantes a São Luís”, destacou Neto Evangelista.

O DEM no Maranhão deu carta branca ao deputado Neto Evangelista para discutir prioridades e soluções para São Luís. Para o deputado resta fortalecer seu nome dentro da sigla e do grupo político que tem à frente o governador Flávio Dino.

“O governador Flávio Dino é ciente das nossas movimentações, inclusive desde antes. Ele tem conduzido bem nosso grupo político. Não é um problema para ele, mas parte da solução ter nomes fortes para disputar a prefeitura de São Luís, no arco de partidos sob sua liderança. Mas, quem fará essa condução é o governador e não tenho dúvidas que fará com sabedoria, para não haver rachas e rusgas no grupo”, pontuou o deputado.

Sobre a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, o deputado reconhece o esforço do pedetista para acertar e encontrar soluções para as inúmeras demandas da capital. Porém, para ele, a capital maranhense tem problemas crônicos que precisam ser enfrentados como uma postura diferente.

“São Luis não é uma cidade simples de administrar, ela precisa ser administrada com pulso firme e presença forte do gestor da cidade. A capital tem problemas sérios e crônicos que não serão resolvidos do dia para noite, mas devem ser enfrentados e resolvidos como a questões de Mobilidade Urbana e Saúde”, disse o motivado pré candidato a Prefeitura de São Luís.

Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado firmam parceria

 

al-tce
Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa do Maranhão e o Tribunal de Contas do Estado oficializaram nesta segunda-feira (8), a parceria para veiculação do programa “TCE em Pauta” na grade da TV Assembleia. O programa será exibido semanalmente, com duração de 10 a 15 minutos, com foco para o controle externo estadual.

Participaram da solenidade os presidentes da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), e do TCE, conselheiro Nonato Lago, o diretor de Comunicação da Assembleia, Edwin Jinkings, e o coordenador de Comunicação do TCE, Fernando Abreu.

“Agora, os telespectadores acompanharão aquilo que é produzido no Tribunal de Contas, cuja função constitucional é fazer o controle externo, ou seja, controlar a boa aplicação do recurso público, e lá se produz muito. É importante que a sociedade conheça de perto aquilo que é feito pelo Tribunal de Contas”, destacou Othelino Neto.

“O Tribunal de Contas assinala um teto na sua vida institucional. Essa parceria é da maior importância, porque a sociedade precisa saber das ações do Tribunal de Contas e, quanto mais mecanismos de transmitir essas ações, melhor”, assinalou o conselheiro Nonato Lago.

Flávio Dino participará do lançamento de Revolução Laura em São Luís

 

flavio dino e manuella
Manulla D’Ávila e Flávio Dino/Foto: Reprodução

A jornalista e militante política de esquerda Manuela D’Ávila, que concorreu como vice-presidente na Chapa encabeçada por Fernando Haddad, na última eleição, conta sua experiência no livro Revolução Laura, que será lançado nesta terça-feira (9), em São Luís.

O livro fala sobre o desafio da mulher que concorreu à presidência do Brasil e chegou ao segundo turno como candidata a vice-presidente sem abrir mão da maternidade.

“Como a minha vida é muito pública, o entrelaçamento da Laura e as transformações que ela me provocou, mesmo as privadas, sempre foram públicas. Porque eu fui gestante deputada, depois eu passei o meu puerpério e a minha licença maternidade sendo deputada, e depois numa etapa de transição da primeiríssima infância [da Laura] eu me transformei candidata à presidência da República…”, explica Manuela.

O governador Flávio Dino já garantiu sua presença no lançamento do livro Revolução Laura, com sessão de autógrafos e um bate-papo nesta terça-feira (9), às 18h, na Casa do Maranhão.

Marcha dos Prefeitos inicia com inauguração da Casa da FAMEM em Brasília

 

famem casa
Foto: Reprodução

Vários prefeitos liderador por Erlânio Xavier (PDT),  presidente da Famem (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão), inauguraram nesta segunda-feira (8), a Casa da Famem, na capital federal. O ato faz parte da programação da XXII Marcha dos prefeitos a Brasília.

Além de prefeitos marcaram presença no ato o senador Weverton Rocha (PDT), o deputado federal Gil Cutrim (PDT) e  deputado estadual Ciro Neto (PP).

“Esta casa estará sempre de portas abertas para os prefeitos maranhenses, durante 24 horas de todos os dias”, destacou o presidente da Famem, Erlânio Xavier.

Para o senador Weverton Rocha (PDT) a inauguração da Casa Famem, em Brasília, é um sonho antigo dos prefeitos que foi realizado.

“Há dez anos quando para cá vim depois que tomaram o governo de Jackson Lago, acompanhei o sofrimento dos prefeitos quando vinha a Brasília para tratar de assuntos dos seus municípios.  Principalmente, daqueles municípios pequenos que não têm estrutura para sustentar condições ideais para que seus gestores desenvolveram um trabalho aqui”, assinalou Weverton.

famem 3
Foto: Reprodução