Flávio Dino anuncia entrega da Casa da Mulher Brasileira em Imperatriz

 

casa imperatriz
Foto: Reprodução

Instrumento importante no combate à violência contra as mulheres no Maranhão, a Casa da Mulher Brasileira, cuja a única unidade no estado está em São Luís, terá uma nova na cidade de Imperatriz. Também no mesmo local funcionará a Casa do Idoso. O governador Flávio Dino usou sua conta no twitter para informar que a entrega será neste mês de março.

“Mês de março chegou. O mês em que vamos inaugurar a Casa da Mulher em Imperatriz, com órgãos dos sistemas de Justiça e de Segurança Pública para proteção e promoção dos direitos das mulheres. A Casa da Mulher já funciona em São Luís desde 2017”, destacou Dino.

A casa funcionará onde antes havia o Centro Social Urbano, no bairro Vila Nova, que estava abandonado a anos. O local recebe serviços de reforma, adaptação e ampliação para receber a Casa da Mulher Brasileira e a Casa do Idoso.

O objetivo da Casa da Mulher Brasileira é realizar atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica. No local são integrados vários serviços especializados como apoio psicossocial, delegacia, Juizado e Ministério Público.

No local há espaços como gabinete e sala de apoio para a defensoria, promotoria e juiz, sala de audiência, cartório, brinquedoteca, sala de atendimento psicossocial, sala de reunião, administrativo, recepção, dormitório, delegacia, investigação, cozinha, detenção e um corredor específico para acesso do agressor.

“Assembleia em Ação” reinicia atividades sexta-feira em Imperatriz

 

othelino
Foto: Reprodução

O programa “Assembleia em Ação” será realizado sexta-feira (14), em Imperatriz. Esta será a quarta edição do evento, que reunirá representantes de 23 municípios da Região Tocantina, no auditório do Hotel Imperial, das 9h às 12h, sob a condução do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), e a participação de diversos parlamentares, vereadores, prefeitos, lideranças políticas e sociedade civil.

O “Assembleia em Ação” já foi realizado em Balsas, Timon e Trizidela do Vale. O programa tem ganhado adesões e reunido centenas de representantes das regiões por onde tem passado. O presidente Othelino destacou o “Assembleia em Ação” como um instrumento de aproximação do Legislativo com a população.

“Nós iremos passar dois dias em Imperatriz, na primeira edição deste ano, discutindo com a sociedade local demandas da região e assuntos importantes para as cidades tocantinas”, frisou Othelino.

A quarta edição reunirá representantes dos município de Açailândia, Bom Jesus, Amarante, Campestre, Cidelândia, Davinópolis, Estreito, Governador Edison Lobão , Grajaú, Imperatriz, Itinga, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, Ribamar Fiquene, São Francisco do Brejão, São João do Paraíso, São Pedro da Água Branca, São Pedro dos Crentes, Senador Lá Roque, Sítio Novo e Vila Nova dos Martírios.

Obras serão retomadas no curso de Medicina da UFMA em Imperatriz

 

ufma-sisu
Foto: Reprodução

A Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Universidade Federal do Maranhão assinou termo de aditivo para a continuidade das obras do bloco 1 do prédio do curso de Medicina do Câmpus de Imperatriz.

O investimento é de R$ 345.492,86, e os reparos serão na parte hidráulica e elétrica do pavilhão, complementação da cobertura, instalação de equipamentos de combate a incêndio, revestimentos, piso e pintura em geral. A obras serão iniciadas na próxima semana, e a previsão de conclusão é no mês de maio.

Segundo Geovane Bezerra da Silva Júnior, diretor de Planejamento e Controle da Sinfra, os trabalhos no prédio estavam parados havia muito tempo, e uma das ações imediatas da nova gestão da Universidade é resolver a situação de várias obras inacabadas.

“Uma das prioridades do reitor Natalino Salgado é dar continuidade à reforma do bloco do prédio do curso de Medicina do Câmpus de Imperatriz. Isso beneficiará toda a comunidade acadêmica do curso, dando suporte em termo de infraestrutura, como salas de aulas e banheiros”, esclareceu.

Segundo, Willian da Silva Lopes, coordenador do curso de Medicina em Imperatriz, a retomada das obras beneficiará em torno de 400 alunos e possibilitará o desenvolvimento de metodologias ativas que o curso exige.

“As obras paradas prejudicavam diretamente a dinâmica de aulas, pela limitação de salas. No período de provas, era preciso montar um planejamento para não ocorrer choque de horários. Na última avaliação do curso, feita pelo Ministério da Educação (MEC), perdemos pontos no quesito de infraestrutura e, com a retomada da obra, poderemos melhorar a nota do curso futuramente”, pontuou.

FUNAC divulga nota sobre morte de adolescente em Imperatriz

 

funac-imperatriz
Foto: Reprodução

Faleceu ontem domingo (12), o adolescente Fernando Rian, 17 anos, que estava internado no Hospital Municipal de Imperatriz, após ser espancado dentro da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), em Imperatriz.

De acordo com a FUNAC  vítima teria sido espancado gravemente após ameaçar outros internos da unidade. O caso ainda investigado está sendo acompanhado pelo Ministério Público.

A Funac informou que está dando todo apoio necessário à família do socioeducando, principalmente em relação ao velório, funeral e enterro.

Nota

1 – Na madrugada deste domingo (12), o socioeducando que se encontrava internado no hospital em Imperatriz faleceu, ao que prestamos condolências aos famíliares e amigos por essa momento de perda e dor, inclusive para todos nós da Socioeducação . Ele foi vítima de agressões de outros sete adolescentes.

2 – Os adolescentes envolvidos passaram pelos devidos processos legais do sistema de justiça, bem como pelo procedimento interno na Comissão de Avaliação Disciplinar da Funac.

3 – Todo apoio necessário à família do socioeducando está sendo realizado, principalmente em relação ao velório, funeral e enterro.

MPF propõe ação contra UFMA por falta de estrutura para deficientes visuais

 

ufma imp
Campos da UFMA em Imperatriz/Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão, em Imperatriz, ajuizou ação civil pública contra a Universidade Federal do Maranhão da cidade por falta de adaptação e condições de ensino que supram as necessidades dos alunos com deficiência visual.

O inquérito foi instaurado em 2018 depois da representação de alunos. O Campus da Ufma em Imperatriz não disponibiliza o profissional Ledor, responsável pela transposição de mensagens e imagens impressas para a comunicação oral, facilitando o entendimento do aluno.

A ação foi proposta após a verificação de negligência por parte da direção da instituição em relação aos recursos oferecidos aos estudantes, comprometendo, assim, o desenvolvimento acadêmico. A universidade deve assegurar o direito das pessoas com deficiência à aprendizagem com estrutura que atenda suas necessidades especiais. (Informações MPF-MA)

continue lendo aqui

Após Conferência PCdoB no Maranhão convoca militância para batalha eleitoral

 

 

pcdob

O deputado federal Márcio Jerry, reconduzido à presidência do Diretório Estadual do PCdoB, durante 16ª Conferência Estadual do PCdoB, realizada no final da última semana, disse que objetivo do partido agora é crescer ainda mais no maranhão.

pcdob-1-1-e1574695328336.jpg‘Passada a vitoriosa Conferência Estadual do PCdo no Maranhão e sob nova direção o foco é preparar nossa participação nas eleições do ano que vem’, Márcio Jerry.

A sigla que está à frente do Palácio dos Leões desde 2015, sob a liderança do governador Flávio Dino, lançará vários candidatos a vereadores e prefeitos nos municípios maranhense em 2020, entre eles, São Luís e Imperatriz. O objetivo é eleger pelo menos 60 prefeitos dos 217 existentes no estado.

A Conferencia Estadual do PCdoB do Maranhão realizada no final de semana, em São Luís, lotou o auditório principal da Assembleia Legislativa do Estado. Participaram do evento a presidente nacional do partido Luciano Santos, o governador Flávio Dino, militantes e representantes de vários partidos.

PCdoB no Maranhão realizará Conferencia Estadual visando eleições 2020 e 2022

 

pcdob
Foto: Reprodução

O PCdoB do Maranhão está convocando seus filiados para sua grande Conferencia Estadual que acontecerá nos próximos dias 22 e 23 de novembro, em São Luís, e que estabelecerá as metas do partido para as eleições de 2020 e 2022.

jerry
Deputado federal Márcio Jerry, presidente Estadual do Maranhão/Foto: Reprodução

Para o deputado federal Márcio Jerry, presidente Estadual do PCdB, o partido demonstrará no encontro o resultado da grande mobilização ocorrida no Maranhão antes do encontro.

“Contagem regressiva para a Conferência Estadual do PCdoB do Maranhão dias 22 e 23 de novembro. Evento que vai aprovar as diretrizes do partido para os próximos dois anos e renovar a direção partidária. Após processo de mobilização intenso, forte, belo, vivo em todo o Maranhão”, destacou Márcio Jerry.

Em encontro do PCdoB realizado no último sábado (9), durante Conferencia Municipal na capital, o partido ratificou o objetivo de lançar candidato a prefeito em São Luís e reforçar a representatividade no parlamento. Para Márcio Jerry o objetivo é vencer as eleições.

“O PCdoB disputará pra valer e para vencer a eleição a prefeito de nossa São Luís, para continuar as parcerias de resultados tão importantes”, disse Jerry.

O PCdoB no Maranhão conta atualmente nos quadros com 46 prefeitos, 2 deputados federais, 6 estaduais e o governador do estado. O objetivo da sigla e se manter como um dos principais partidos no Maranhão e com candidatos nas principais cidades São Luís e Imperatriz.

PCdoB lançará pré-candidatura de Marco Aurélio em Imperatriz na próxima sexta-feira (30)

 

Aperto-de-Mão
Clayton Noleto (presidente Municipal do PCdoB em Imperatriz) e o deputado estadual Marco Aurélio/Foto: Reprodução

O diretório municipal do PCdoB em Imperatriz lançara na próxima sexta-feira (30), na Associação Médica de Imperatriz, às 197, a pré-candidatura do deputado Marco Aurélio para a prefeitura.

De acordo com o presidente do partido em Imperatriz, Cleyton Noleto, o ato reunirá lideranças políticas e populares da região que estão engajados no projeto intitulado “Imperatriz Pode Mais”.

O PCdoB chama atenção e esclarece aos outros pré-candidatos que o lançamento do nome de Marco Aurélio não é uma imposição, mas o inicio da construção de um projeto virtuoso para as eleições de 2020, em Imperatriz.