Ministros de Bolsonaro cumprem agenda no Maranhão nesta sexta

 

MINISTROS JUNTOS
Ministros Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretária de Governo)/Foto: Reprodução

A relação institucional entre o governo federal e o Maranhão, que alguns esperavam ou acreditavam ameaçada, em razão das diferenças políticas e ideológicas entre o presidente Bolsonaro e o governador Flávio Dino, até agora tem ocorrido com notória normalidade.

Além das agendas ocorridas na capital federal onde foram apresentadas demandas do Maranhão, nesta sexta-feira (8), dois ministros do governo Bolsonaro cumprem agenda em São Luís, o ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas e o ministro da Secretária de Governo Carlos Alberto dos Santos Cruz.

Tarcísio Freitas participará de reunião no Dnit onde será apresentado a situação da BR 135 e outras rodovias federais no estado. A presença do ministro de Infraestrutura no Maranhão é resultado do esforço do governo e da bancada federal.

Quanto ao ministro Carlos Alberto dos Santos Cruz, este visitará às instalações da EBC no Maranhão. Essa agenda também se dá em função de esforço da banda federal, após apelo dos servidores através de documento onde destacaram a importância dos 50 da TV Educativa.

Confirmado sucesso do Carnaval no Maranhão, aprovação foi de 91%

 

Apresentação-da-pesquisa-sobre-o-Carnaval-Karlos-Geromy-1024x682
Governo apresenta resultado do Carnaval 2019 no Maranhão/Foto: Reprodução

Pesquisa realizada pelo Instituto Interpreta a pedido pelo Governo do Maranhão, feita com foliões que frequentaram o Carnaval 2019 em São Luís, mostra que aprovação foi de 91% . O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (7)

A pesquisa foi feita no Circuito Beira Mar, nos dias 3, 4 e 5 de março, com 600 pessoas. A margem de erro é de 4 pontos porcentuais.

Questionados se aprovam ou não o Carnaval em São Luís, 91% disseram que sim. Ou seja, nove em cada dez pessoas. Outros 6% disseram não aprovar. E 3% não souberam responder.

“Foi o melhor Carnaval do Maranhão. Colocamos como um dos maiores carnavais do Brasil. O Circuito Beira Mar se consolidou, entre outros locais já tradicionais, como a Madre Deus. Entramos no roteiro nacional do Carnaval”, disse o secretário de Cultura do Estado, Diego Galdino.

Policiamento

Do total de entrevistados, 84,5% classificaram o policiamento como ótimo ou bom durante a festa. A fatia de ótimo foi de 54%. A de bom, de 30,5%.

Para 13%, o policiamento foi regular. A fatia de ruim foi de 0,83; e a de péssimo, 1,5%.

Retorno

Quanto a intenção de retornarem ao Estados e São Luís. Cem por cento deles disseram que pretendem retornar à capital maranhense.

Investimentos

A festa foi realizada pelo Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís, com o apoio cultural do Grupo Mateus.

Foram investidos R$ 11 milhões em estrutura, pessoal e apresentações. Foram mais de 260 atrações, entre blocos tradicionais, alternativos, turmas de samba, tambor de crioula e shows, com predomínio de artistas locais, selecionados mediante credenciamento, processo transparente e democrático de contratação artística.

Cerca de 500 mil pessoas passaram pelos circuitos oficiais da festa em São Luís: Beira Mar, Madre Deus, Ceprama e Lagoa.

Rede hoteleira

A ocupação hoteleira ficou em 73% em São Luís, 23 pontos acima que no mesmo período do ano passado. Em Barreirinhas, ficou em torno de 80%.

Acessibilidade

O Carnaval também garantiu acessibilidade: área coberta com vista privilegiada para as atrações reservada para cadeirantes na Beira Mar e no Ceprama; intérprete de libras na Beira Mar e Ceprama; banheiros químicos adaptados em todos os circuitos; assentos preferenciais para idosos, pessoas com mobilidade reduzida e surdos nas arquibancadas do circuito Beira Mar.

O Projeto Travessia levou mais de 150 cadeirantes aos circuitos de folia nos cinco dias de carnaval em São Luís.

Resultado oficial do Carnaval 2019 será divulgado nesta quinta-feira (7)

 

balanc3a7o-carnaval.jpg
Resultado do Carnaval 2019 é apresentado ao governador Flávio Dino/Foto: Gilson Teixeira

Em reunião nesta quarta-feira (6), do governador Flávio Dino com os secretários Jefferson Portela (Segurança), Diego galdino (Cultura) e Rodrigo Lago (Comunica e Articulação Política) foram apresentado o balanço parcial do Carnaval de 2019 no Maranhão.

A divulgação oficial será realizada na quinta-feira (7), em dois momentos. Pela manhã às 10h, no Palácio dos Leões, os Secretários Diego Galdino e Rodrigo lago falarão à imprensa sobre o resultado da movimentação hoteleira, econômica e da festa nos locais do evento.

Às 15h será a vez do Secretário Jefferson Portela revelar o resultado oficial na área de Segurança Pública durante o Carnaval na capital e interior do estado.

“Temos um balanço positivo, com bons números para a economia e o turismo no período do carnaval. Destacamos também o bom trabalho da equipe da segurança pública, importante componente para termos um carnaval tranquilo”, destacou o governador Flávio Dino.

Eventos ocorrerão no Costa Rodrigues enquanto durar obras no Castelinho

 

castelinho
Foto: Reprodução

Os Secretários de Estado Rogério Cafeteira ( Esporte e Lazer), Clayton Noleto (Infraestrutura) e uma equipe do Corpo de Bombeiros estiveram no Ginásio Castelinho após o desabamento ocorrido no inicio da tarde desta quarta-feira (6), em São Luís, onde verificaram in loco as condições do prédio cujo telhado veio abaixo.

No twitter o secretario Rogério Cafeteira lamentou o ocorrido e destacou as providências que estão sendo adotadas. O objetivo é recuperar o ginásio mais rápido possível.

castelninho cafeteira

No momento do desabamento haviam no interior do prédio duas pessoas, o vigia identificado como Lidicéli e um amigo. De acordo com eles antes do teto cair aconteceu um barulho estranho e imediatamento conseguiram sair do interior do ginásio.

Através de nota o governo se pronunciamento oficialmente sobre o desabamento e informou sobre a utilização do Costa Rodrigues, enquanto durar as obras no Castelinho.

53641308_2123669471087196_440744415724568576_n

costa
Parte do teto do Castelinho que desabou/Foto: Reprodução

Carnaval bate record de público no Maranhão e consolida Circuito Beira Mar na capital

 

Carnaval-de-Todos-2019
Foto: Reprodução

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura Cerca de 500 mil pessoas participaram do Carnaval realizado pelo governo do Maranhão, nos circuitos oficiais em São Luís: Beira Mar, Madre Deus, Ceprama e Pracinha da Lagoa, que começou na sexta-feira (1º) e terminou nessa terça-feira (5).

Carnaval-de-Todos-2019-13
Foto: Reprodução

“Fizemos o maior carnaval da história do Maranhão. Agradeço à população, aos artistas e grupos culturais, à Secretaria de Cultura liderada por Diego Galdino, à Secretaria de Segurança e aos policiais, à Prefeitura de São Luís e aos demais parceiros públicos e privados”, afirmou o governador Flávio Dino.

Carnaval-de-Todos-2019-3
Foto: Reprodução

O local que mais reuniu multidões foi o Circuito Beira Mar, criado em 2017. O circuito tem crescido ano a ano e já se tornou referência para o Carnaval.

Foram-500-mil-pessoas-em-5-dias-de-festa-4-1024x576
Foto: Reprodução

Márcio Honaiser presta contas de um mês de mandato na AL-MA

 

_20190201_141140
Márcio Honaiser (Secretario de Estado de Desenvolvimento Social)/Foto: Reprodução

Recentemente empossado na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, o deputado Márcio Honaiser (PDT), utilizou as redes sócias para prestar contas do mês que esteve à frente do seu mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Segundo ele foram várias ações, entre elas: entrega da primeira escola estadual de Feira Nova, Farol do Saber de Fortaleza dos Nogueiras e participação na assinatura da ordem de serviço do Centro de Hemodiálise de Balsas, ao lado do prefeito Erik, ele ainda articulou a construção da quadra da Batavo.

Na Assembleia foi autor de indicações solicitando ao Governo do Estado a reforma do Mercado do Bequimão (Cobal), em São Luís, Escolas Dignas para Buritirana e Agrovila, em Loreto, as praças São José e Centenário, para São José dos Basílios e Benedito Leite, respectivamente, além da Escola Agrícola de Itinga e o Parque Ambiental de São Domingos do Azeitão.

Ele também foi autor de requerimento para a retomada da implantação de sistemas de abastecimento de água nos povoados Saco Grande e Olho D’Água, em Benedito Leite e destinação de emenda para quadra poliesportiva em Feira Nova.

De acordo com Márcio Honaiser, “o trabalho pela nossa população continua, como deputado e secretário de desenvolvimento social”.

Luis Fernando aceita convite do governador Flávio Dino e deixará prefeitura de Ribamar

 

renuncia
Prefeito Luis Fernando e o governador Flávio Dino/Foto: Reprodução

Do Blog do Jhon Cutrim

O ainda prefeito de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB) já bateu o martelo e irá assumir a Secretaria de Programas Estratégicos do Estado.

A pasta, antiga Secretaria Extraordinária de Programas Especiais (SEPE) foi transformada em Secretaria de Programas Estratégicos em ato oficializado na semana passada, informou mais cedo o blog Marrapá.

Depois de uma reunião que durou até à noite no Palácio, Luis Fernando aceitou o convite do governador Flávio Dino para compor sua equipe.

Agora resta apenas LF comunicar o dia que deixará a prefeitura de Ribamar para assumir a secretaria de Programas Estratégicos.

Luis Fernando próximo de integrar equipe do governador Flávio Dino

 

luis fernando
Governador Flávio Dino e Luis Fernando (Prefeito de São José de Ribamar)/Foto: Reprodução

Do Blog Marrapá

Os rumores de que o prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando, irá assumir uma pasta no governo Flávio Dino podem se concretizar ainda essa semana. 

E a secretaria já está até definida. É a de Projetos Especiais (SEPE), que deixará de ser Extraordinária e será reforçada com a incorporação de alguns órgãos que ficarão sob sua responsabilidade, como o Imesc. 

Luís Fernando vai substituir o advogado Enos Ferreira na SEPE.