Othelino Neto fala sobre CPI das transferências no curso de medicina da UEMA

 

Othelino
Deputado Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia Legislativa/Foto: Reprodução

O deputado Othelino Neto, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, manifestou-se, oficialmente, sobre a instalação da CPI, proposta pelo deputado Yglésio (PDT), para apurar denuncias de transferência suspeitas no Curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em Caxias.

Para Othelinor,  cabe à Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apurar condutas de magistrados.

“Não discordo do mérito, tão pouco da queixa e da reclamação, mas acredito que o ambiente de investigação de supostas condutas irregulares de membros do Judiciário deve ser no próprio Poder Judiciário”, acentuou, reconhecendo que “é um tema grave e merece ser tratado com a devida atenção”, disse Othelino.

Ainda segundo os esclarecimentos do deputado Othelino Neto, a Assembleia é uma instância política e garantiu que a Casa tem dado o suporte necessário à causa.

“De toda forma, contem  com a solidariedade objetiva e concreta da Alema, naquilo que é prerrogativa desse Poder. Inclusive, Yglésio informou que já esteve com o corregedor-geral de Justiça, que, por sua vez, já deu início ao procedimento, e César disse que a Casa pode auxiliar em uma possível representação junto ao CNJ, e, de fato, podemos auxiliar, sim”, explicou.

Prefeito de São Luís lamenta selvageria no Centro Histórico e diz que não será tolerado

O prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) lamentou nesta segunda-feira (2), a confusão ocorrida na noite de domingo (1º), no Centro Histórico de São Luís. As imagens e vídeos de selvagerias envolvendo jovens se espalharam rapidamente nas redes sociais.

Edivaldo Holanda Junior disse está adotando providencias para que não volte ocorrer.

prefeito centro

Fim do mistério: Queiroz mora no metro quadrado mais caro de São Paulo. E agora?

 

queiroz acharam
Foto: Reprodução

Finalmente o Queiroz apareceu, e não foi a Polícia Federal que o encontrou, mas a revista Veja. A descoberta tornada pública nesta sexta-feira (30) era um dos maiores mistério da política brasileira atualmente e poderá levar a desdobramentos importantes, isto é, se houver interesse.

Fabrício Queiroz foi motorista e assessor do então deputado e hoje senador Flávio Bolsonaro, filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro. Segundo a revista Veja ele está morando no bairro do Morumbi, metro quadrado mais caro de São Paulo, próximo ao Hospital Albert Stein onde faz tratamento, e famoso por atender celebridades, políticos enfim pessoas com muito dinheiro.

Queiroz foi flagrado tomando café tranquilamente, segundo a revista, na lanchonete do Hospital Albert Stein, na última segunda-feira (26).

Escândalo

A última aparição de Queiroz foi no mesmo Einstein, no dia 12 de janeiro. O ex-assessor do filho do presidente postou um vídeo na internet, no qual aparecia dançando no hospital durante a recuperação da cirurgia.

Queiroz ficou conhecido no país todo depois do escândalo da movimentação suspeita de R$ 1,2 milhão em sua conta, quando trabalhava para Flávio Bolsonaro.

A tese do Ministério Público é que o dinheiro veio através de um sistema de coleta e de repasse de funcionários do gabinete de Flávio, quando ele era deputado estadual pelo Rio de Janeiro. O MP também encontrou emissão de cheques de Queiroz, no total de R$ 24 mil, para a conta de Michelle Bolsonaro, então futura primeira-dama.

Tratamento

Queiroz ficou internado no Einstein de 30 de dezembro de 2018 a 8 de janeiro de 2019. Submeteu-se à cirurgia conduzida pelo gastroenterologista Pedro Mello Borges, o mesmo médico que o atende até hoje.

Após deixar o hospital, o jornal O Globo divulgou que o tratamento havia custado R$ 133.580 e tinha sido pago em dinheiro vivo. A informação foi ratificada pelo advogado de Queiroz, Paulo Klein.

Ainda de acordo com a reportagem da Veja, o ex-assessor do filho do presidente continua tendo acesso ao que há de melhor em termos de medicina no país.

(Informações Revista Fórum)

Márcio Jerry diz que Dutra continua presidente do PCdoB em Paço do Lumiar

 

jerryy e dutra
Márcio Jerry e Domingos Dutra/Foto: Reprodução

O deputado federal Márcio Jerry, que também é presidente Estadual do PCdoB no Maranhão, usou o twitter na noite desta quinta-feira (29), para negar que houve eleição para presidente do Partido em Paço do Lumiar, como vem sendo divulgado.

De acordo com Márcio Jerry, o prefeito Domingos Dutra, que mesmo ainda internado após sofrer um AVC continua presidente do PCdoB em Paço do Lumiar. A Direção Estadual do Partido apenas autorizou o vice-presidente assumir interinamente a presidência no município.

Paço Jerry

“Homenageada dentro de casa deixa meu coração cheio de alegria”, Alcione Nazaré

 

alcione homenagem
Foto: reprodução

A solenidade de concessão da Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’, maior comenda do Poder Legislativo do Maranhão, à cantora Alcione Dias Nazareth, nesta quinta-feira (29), foi muito concorrida. Entre os presentes o governador Flávio Dino e o vice-governador, Carlos Brandão além de familiares, amigos e fãs.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), deu as boas-vindas a Alcione dizendo que concessão da Medalha a Alcione era uma homenagem ao povo do Maranhão. “

“Esta homenagem é a todo o povo do Maranhão pelo que a cantora Alcione representa para a cultura do nosso Estado e do nosso País. Cada vez que Alcione leva o nome do Maranhão para o Brasil e para o mundo, como a maior expoente da nossa cultura, ela enche todos nós de muito orgulho”, disse Othelino .

O governador Flávio Dino, também presente na homenagem disse que fez questão de participar da solenidade e lembrou de recente episódio em que Alcione, com a veiculação de um vídeo na internet, saiu em defesa do Maranhão e do Nordeste.

“Alcione é uma vitoriosa, e por isso não morrerá nunca. Assim como o samba não vai morrer, porque nós não vamos deixar. Certamente Alcione integra para sempre o panteão dos imortais da cultura do Maranhão”, ressaltou Flávio Dino.

Para Alcione o agradecimento é o maior sentimento pela demonstração de carinho do povo da sua terra.

“Fico agradecida a todos por esta grande festa e esta bela homenagem, feita aqui dentro de casa, com as pessoas de casa, o que para mim é uma honra muito grande e uma emoção muito forte. Fico, principalmente, com meu coração cheio de alegria e com a minha alma bastante lisonjeada”, disse Alcione.

Assembleia Legislativa do MA homenageará Alcione com Medalha ‘Manuel Beckman’

 

Alcione
Foto: Reprodução

A cantora Alcione receberá na manhã desta quinta-feira (29), na Assembleia Legislativa do Maranhão, a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”. A iniciativa da homenagem é do deputado Wendell Lages (PMN).

Alcione Dias Nazareth, a “Marrom”, nasceu em São Luís, no dia 21 de novembro de 1947.

O nome de batismo foi ideia do pai, inspirado na personagem Alcione, protagonista do romance espírita “Renúncia”, psicografado por Chico Xavier. Ela é a quarta de nove irmãos: Wilson, João Carlos, Ubiratan, Alcione, Ribamar, Jofel, Ivone, Maria Helena e Solange.

‘CPI das Transferências no Curso de Medicina em Caxias’ já tem 15 assinaturas

 

WhatsApp-Image-2019-05-21-at-10.32.55
Deputados Yglésio Moisés (PDT) e César Pires (PV) denunciaram transferências para Curso de Medicina de Caxias/Foto: Reprodução

Foi denunciado na Assembleia Legislativa do Maranhão na manhã desta quarta-feira (28), ‘transferências suspeitas’ de universitários que estudam medicina em países como  Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai para o curso da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) em Caxias.

O caso chegou ao conhecimento dos parlamentares a partir de relatos de estudantes, professores e lideres estudantis. Segundo a denuncia, as prováveis irregularidades nas transferências estariam causando prejuízos ao curso e revolta na instituição.

Após ser tornado público através da tribuna da Assembleia pelos deputados Cesar Pires (PV) e Yglésio Moisés (PDT) foi solicitado a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que de imediato obteve 15 assinaturas, suficiente para ser protocolado junto à mesa diretora do Poder Legislativo Estadual.

O autor do pedido da CPI é o deputado Yglésio, que também é médico. De acordo com ele, o curso de medicina em Caxias tem capacidade para cerca de 35 vagas, mas já foram autorizadas 17 transferências. O objetivo da comissão será esclarecer como está se dando esse processo.

“Quando você tem 17 decisões no mesmo sentido, quando você tem todas as medidas liminares concedidas pelo mesmo magistrado em Caxias, que tem três Varas Cíveis.., nós começamos aqui a ver problema no curto horizonte”, disse Yglésio ao defender a CPI.

As transferências estão sendo autorizadas através de liminares determinadas pela Justiça em Caxias. Os beneficiados são brasileiros que cursam medicina em universidades particulares estrangeiras.

Ministro Dias Toffoli será homenageado na Assembleia Legislativa do Maranhão

 

Dias Toffoli
Foto: Reprodução

O ministro Dias Toffoli , presidente do Supremo Tribunal Federal, receberá no próximo dia 20 de setembro, a maior honraria do Poder Legislativo do Maranhão. A Medalha do Mérito legislativo “Manuel Beckman será entregue a Dias Toffoli por iniciativa do deputado Othelino Neto (PCdoB), presidente do Parlamento Estadual.

“O ministro Dias Toffoli tem uma longa trajetória a serviço do Direito e da Justiça no Brasil. Uma militância de algumas décadas como advogado, depois foi nomeado ministro do Supremo, hoje é o presidente daquela Corte, que é a maior instância do Poder Judiciário e, por isso, merece o reconhecimento do povo do Maranhão”, justificou Othelino Neto.

Natural de São Paulo, o ministro Dias Tofffolio, além de presidir o Supremo Tribunal Federal, também preside, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O ministro já passou pelo Supremo Tribunal Eleitoral. Foi advogado-geral da União durante o Governo Lula e presidiu a comissão de juristas responsável pela elaboração do anteprojeto do novo Código Eleitoral brasileiro.