O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) proibiu através de decreto nesta segunda-feira (26), a utilização de fogo para limpar áreas. Como o estado integra a Amazônia Legal, a medida tem caráter preventivo.
“Considerando que o Maranhão integra a Amazônia Legal, e visando prevenir situações críticas quanto a queimadas, editei agora Decreto PROIBINDO o uso de fogo para limpeza de áreas”, disse Flávio Dino twitter.
A advogada Adaltina Queiroga e o governador Flávio Dino/Foto: Reprodução
“Na próxima semana, a advogada Adaltina Queiroga, atualmente Secretária Adjunta na Casa Civil, assumirá a presidência do VIVA/PROCON. A atual presidente, Karen Barros, será Secretária Adjunta na Educação”, disse Flávio Dino no twitter.
A mudança atinge diretamente o deputado Duarte Junior, uma vez que sai da presidência Karen Barros, sua namorada, e deve ainda ter relação com os embates entre o deputado e outros parlamentares da base do governo na Assembleia Legislativa.
O prefeito da cidade de Açailândia Juscelino Oliveira (PCdoB), se reuniu na tarde desta quinta-feira (22), com correligionários para comunicar que deixará o cargo. No seu lugar assumirá o vice-prefeito Aluísio Sousa (SD).
O Termo de Renúncia será protocolada amanhã sexta-feira (23), pelo próprio Juscelino Oliveira, na Câmara Municipal. O prefeito atendeu aos apelos principalmente da família em função de problemas de saúde que vem enfrentando algum tempo.
Juscelino Oliveira que vem fazendo tratamento de uma cardiopatia em São Paulo, já algum tempo, foi eleito com uma grande votação numa das principais municípios do Maranhão.
Márcio Jerry (PCdoB) e Pedro Lucas Fernandes (PTB)/Foto: Reprodução
Os deputados federais Márcio Jerry (PCdoB) e Pedro Lucas Fernandes (PTB) vão homenagear as vítimas do acidente trágico na Base de Alcântara ocorrido em 2003.
A Iniciativa dos parlamentares maranhenses foi anunciado nas redes sociais nesta quinta-feira (22), por Márcio Jerry, que também destacou a celebração da retomada do Programa Espacial na Base, na mesma solenidade.
Ontem, quarta-feira (21), com votos do PCdoB, PDT e PSB voto favorável foi aprovado o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) para uso do Centro de Lançamentos de Alcântara (MA) na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados.
Jair Bolsonaro (presidente da República) e Onix Leronzoni (ministro d casa Civil)/Foto: Reprodução
O governo federal anunciou oficialmente, nesta quarta-feira (21), a ampliação do seu programa de privatizações e concessões. Além da desestatização de 16 empresas, a concessão de presídios e parques nacionais também será incluída pelo Palácio do Planalto no projeto.
A quantidade de presídios incluída na proposta não foi detalhada. Em nota, o governo cita superlotação, criação de vagas e a baixa capacidade de investimentos dos estados para ampliar e gerir a infraestrutura necessária.
Também foi incluído no programa a concessão do Parque Nacional de Lençóis Maranhenses, do Parque Nacional de Jericoacoara, e a renovação do contrato de concessão do Parque Nacional do Iguaçu, que já é explorado pela iniciativa privada.
As discussões sobre a polêmica criação do Estado do Maranhão do Sul voltaram à tona, desta vez puxada pelo senador pelo Tocantins, Siqueira Campos (DEM), e repercutida por representantes das regiões que formariam o novo estado, no plenário da Assembleia Legislativa.
A iniciativa do senador do estado vizinho, que surgiu com o desmembramento do Estado de Goiás, no entanto, só vem a confirmar que o movimento separatista é fruto do desejo de forasteiros, conforme já alertava o ex-deputado Manoel Ribeiro quando surgiu o movimento separatista, ainda na década de 90.
Diante da nova ofensiva para tentar dividir o Maranhão, cabe a pergunta: Que interesse estaria movendo o senador Siqueira Campos em requentar uma matéria que não agrada a grande maioria da população e propor a nossa divisão aos invés de cuidar dos problemas do seu estado? O senador, sem que nada justifique, protocolou o projeto de decreto legislativo propondo a realização de um plebiscito por parte da Justiça Eleitoral, para a criação do Maranhão do Sul.
Cientes de que o tema, mesmo requentado desperta paixões, alguns parlamentares estaduais eleitos pela região tocantina ou que garimpam votos por lá se reanimaram, principalmente porque estamos em véspera de ano eleitoral, sempre usado por políticos demagogos para levar esperança e se apresentarem como defensores da causas que agradariam a população da região em questão.
Essa história de que o Maranhão, geograficamente, é um estado muito extenso não cola. Minas Gerais possui um dos maiores território do país e lá o lema é “Minas Gerais não se divide. Aqui os forasteiros de Imperatriz e região, diante da impopularidade da proposta, passaram a missão para o “estrangeiro” Siqueira Campos, e deram um jeito de colocar o senador Roberto Rocha, o popular Asa de Avião”, para relatar. Mas ainda que o senador maranhense jogue contra os interesses do Estado e se manifeste a favor, quem vai decidir é a população do Maranhão, que parece não admirar muito o tucanos, a final conseguiu apenas 2,5 por cento dos votos na eleição para governador em 2018, equivalente a 64.446 votos num estado que possui 4.5 milhões de eleitores.
Othelino Neto (PCdoB),, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão/Foto: Reprodução
A Lei de Abuso de Autoridade aprovada recentemente no Congresso Nacional foi o tema central do Podcast ‘Diálogos com Othelino’, desta semana do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB).
Othelino Neto também voltou chamar atenção aos constantes ataques do presidente Jair Bolsonaro aos seus opositores, que segundo ele, não contribuem para ambiente de entendimento democrático e pacifico no país.
O presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), destacou de forma elogiosa a iniciativa ao enaltecer a importância da criação do Dia de Combate à Depressão, que terá como data 13 de setembro. O deputado Fábio Macedo (PDT) é o autor da lei e de outra que criou o Programa de Auxílio a Pessoas com Depressão no âmbito da Rede Pública Estadual de Saúde.
“Realmente, é um tema muito presente, certamente; todas as famílias enfrentam o problema da depressão, que é, como já dizem os especialistas, “o Mal do Século”. É realmente um tema que convém o envolvimento e a participação de todos nós”, disse Othelino Neto.
o deputado Fábio Macedo disse que vai informar em breve para imprensa a programação e a localização do evento. Ele também agradeceu ao governador Flávio Dino por sancionar a lei.
“Além do Dia do Combate à Depressão, esta Casa também votou, por unanimidade, e foi sancionado pelo governador, o auxílio às pessoas com depressão. Todos sabem que um tratamento de depressão não é barato e não depende só de uma sessão. São várias sessões, e agora também o Maranhão passa a ter agora esse serviço nos hospitais da rede pública. Parabéns a todos os deputados que votaram, por unanimidade. E agora, quem tem esse problema vai poder contar com o tratamento necessário”, afirmou.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 300 milhões de pessoas sofrem com a depressão, segunda doença que mais cresce.