O Maranhão Atlético Clube voltou se queixar e protestar contra prejuízos causados por ‘erros’ da arbitragem no Estadual. O MAC já havia sido prejudicado com um pênalti polêmico contra o São José, na terceira rodada do Campeonato Maranhense.
No último sábado (16), o ‘Bode’ enfrentou o Cavalo de Aço em Imperatriz, e mais uma vez foi penalizado com outro pênalti no mínimo duvidoso.
Os dois ‘erros’ custaram a perda de seis pontos ao ‘Bode’, que na próxima rodada enfrenta o Sampaio, que está com duas derrotas consecutivas para Moto, seu principal rival.
A diretoria do MAC está com vídeos dos pênaltis marcados nos jogos contra o São José e o Imperatriz. As imagens serão anexados à reclamação que será apresentada à Federação Maranhense.
Também será utilizado na reclamação do MAC, um áudio do presidente do São José, Paulo Campineiro, ao Program Domingo Esportivo da Rádio Educadora, onde ele declara durante entrevista que não havia laudo no jogo realizado em Rosário, no dia 3 de fevereiro contra o MAC. Por essa razão, a diretoria do Maranhão pedirá a realização de uma nova partida.
Ao centro Moacir Feitosa (Secretário de Educação de São Luis) e Felpe Camarão (Secretário de Estado da Educação)/Foto: Reprodução
As Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís, reuniram na sexta-feira (15), para juntas avançarem o processo de municipalização do Ensino Fundamental, como estabelecido pela Constituição e a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
Na reunião ficou encaminhadas as providencias relacionadas à demanda de professores em escolas municipalizadas e o remanejamento de outros profissionais da escola; infraestrutura das unidades escolares; oferta do Ensino Fundamental em regiões da capital como: Itaqui-Bacanga, Vila Maranhão, João Paulo, Cohatrac, Turu e Maracanã, entre outros pontos.
“Foi um encontro de fortalecimento do regime de colaboração com o município de São Luís, no sentido de seguirmos avançando no processo de municipalização das escolas de Ensino Fundamental pertencentes à rede estadual. Além disso, a parceria para a recuperação de escolas da rede municipal e a implantação do Colégio Militar na Cidade Olímpica”, pontuou o secretário Felipe Camarão.
“A reunião foi muito produtiva, um dos pontos abordados foi a municipalização das escolas. As secretarias Estadual e Municipal vão trabalhar juntas num regime de colaboração e planejamento, pensando no estudante e em prol da qualidade da educação”, pontuou o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.
Senador Weverton Rocha recebe grupo de vereadores de São Luís liderados pelo Presidente da Câmara Municipal, Osmar Filho, cumprindo extensa agenda em Brasília/Foto: Reprodução
O vereador Osmar Filho (PDT), Presidente da Câmara Municipal de São Luís, acompanhado de um grupo de vereadores está em Brasília em busca de soluções para demandas do Legislativo Municipal e da capital.
Nesta quinta-feira (14), a comitiva reuniu-se com parte da bancada maranhense e se encontrou com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, onde foram discutidos investimentos para o setor em São Luís.
O vereador Osmar Filho sabe da importância da comunicação e pretende ampliar a divulgação das ações da Câmara Municipal, por essa razão está buscando uma parceria com o Sistema de Comunicação da Câmara Federal. Ele discutiu o assunto com a coordenadora da Rede Legislativa de Rádio e TV da Câmara Federal, Evelin Maciel Brisolla.
O grupo de vereadores esteve também no Ministério do Desenvolvimento Regional, onde Osmar Filho foi recebido pelo assessor especialda pasta, Marco Porto. O objetivo foi a possibilidade de obter recursos para investimentos no saneamento básico em São Luís.
Por fim, se encontraram com os senadores Weverton Rocha e Eliziane Gama (PPS). Diante das dificuldades regionais para solucionar as demandas municipais, Brasília parece ter se transformado numa espécie de ‘oásis’. Diante disso, os vereadores da capital pretendem elaborar uma pauta que será permanentemente
discutida em Brasília.
Senadora Eliziane Gama recebe vereadores de São Luís/Foto: Reprodução
“Estou feliz com a visita do presidente da Câmara de São Luís, Osmar Filho, dos vereadores Marquinhos e Estevão Aragão e do deputado Pedro Lucas Fernandes. Nós conversamos sobre demandas para a cidade. O Legislativo Municipal tem papel preponderante para buscar melhorias para a capital maranhense. Por isso, coloco meu gabinete à disposição da cidade de São Luís e do Estado do Maranhão”, afirmou Eliziane Gama
A agenda da comitiva da Câmara Municipal de São Luís segue nesta sexta-feira (15), no Banco do Brasil e no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O último compromisso de Osmar Filho será um almoço com a juventude do PDT.
Diego Galdino (Secretário de Cultura e Turismo) e o governador Flávio Dino/Foto: Reprodução
O governador Flávio Dino usou o twitter para avisar que ele decide quem entra ou sai do governo. A reação é uma tentativa de reduzir a onda de boatos e especulações que estão acontecendo em meio às mudanças pontuais que vem sendo anunciadas pelo governador.
“Como já disse reiteradamente, estamos fazendo poucas mudanças na equipe, com muita tranquilidade e colhendo varias sugestões. Mas as decisões são de minha responsabilidade, exclusivamente. Quando decido mesmo, eu comunico aqui nesse espaço, como faço há vários anos”, disse Dino no twitter.
O governador se pronunciou no momento que crescia as especulações sobre a permanência de Diego Galdino na Secretaria de Cultura.
“Entre vários boatos, um diz que Diego Galdino sairá da Cultura. Não há qualquer previsão nesse sentido. Ele permanece e tenho certeza de que prosseguirá o trabalho sério e eficiente que vem fazendo.”
A repercussão da declaração de Flávio Dino deixou aliviado Diego Galdino que agradeceu o governador nas redes sociais. “Agradeço a confiança do Governador no trabalho que estamos realizando na Secretaria. Continuarei dedicado em fazer o melhor para o Maranhão.”
O governador já havia demonstrado certa irritação com a especulação em relação as mudanças na sua equipe. Durante recente solenidade de premiação de policias no Palácio dos Leões, Flávio Dino iniciou sua fala informando que a permanência do delegado Jefferson Portela, na Segurança Pública, só dependia do próprio secretário. Pondo fim às apostas de troca no comando do Sistema de Segurança do Estado.
Deputado Estadual Márcio Honaiser, Secretária Flávia Alexandrina e o vereador Raimundo Penha/Foto: Reprodução
O deputado estadual Márcio Honaiser e o vereador de São Luís Raimundo Penha, ambos pedetistas, estão juntos em favor da regularização fundiária de bairros da capital maranhense.
Nesta quarta-feira (13), estiveram reunidos com a Secretária de Cidades do Estado, Flávia Alexandrina, onde trataram do problema fundiário em vários bairros de São Luís, entre eles: Vila Gorete, Camboa, Liberdade, Fé em Deus, Alemanha e Vila Palmeira.
Durante a reunião também foi apresentado a questão da reforma do Mercado do Ipem São Cristóvão. Márcio Honaiser e Raimundo Penha deixaram o encontro animados com a possibilidade das demandas apresentadas serem contempladas ainda em 2019.
Reunião na Secid para tratar da regularização fundiário de bairros de São Luís/Foto: Reprodução
O deputado Márcio Honaiser está em seu primeiro mandato, mas com possibilidade de assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, nos próximos dias. Quanto ao vereador Raimundo Penha, também no primeiro mandato faz um trabalho diferenciado, atuando de forma objetiva em várias frentes e pautando suas ações além das atribuições básicas na Câmara Municipal. Nos bastidores é considerado um quadro promissor da nova geração de políticos do Maranhão.
Governador Flávio Dino e Rogério Cafeteira o novo Secretário de Esporte do Maranhão/Foto: Reprodução
O ex-líder do governo Flávio Dino na Assembleia, Rogério Cafeteira (DEM)), será o novo titular da Secretaria de Esportes do Estado. O anúncio foi feito nesta terça-feira (12), nas redes sociais pelo próprio governador, que fez questão de ressaltar o grande trabalho de Rogério na defesa do seu governo.
Rodrigo Lago na Secretaria de Comunicação e Articulação Política (Secap)/foto: Reprodução
O governador Flávio Dino anunciou nesta segunda-feira (11), mais um nome para sua equipe como havia informado na última sexta-feira (8). O advogado Rodrigo Lago comandará a Secretaria de Comunicação e Articulação Política (SECAP).
O governador anunciou a mudança na sua conta no twitter. Rodrigo Lago estava à frente da Secretaria de Transparência e Controle. Também nas redes sociais o deputado federal Marcio Jerry, antes titular da SECAP, parabenizou Rodrigo Lago.
Jefferson Portela (Secretário de Segurança) e o governador Flávio Dino/Foto: Reprodução
Em solenidade na manhã desta segunda-feira (11), no Palácio dos Leões, Policiais Civis e Militares que mais apreenderam armas em 2018, no âmbito do Programa Pacto Pela Paz, foram premiados.
A experiência do Maranhão, no combate à violência através do Pacto Pela Paz, ao contrário da proposta do governo Bolsonaro de armar a população, tem objetivo de estimular a polícia e retirar armas de fogo das ruas.
“Cada arma apreendida representa uma premiação de R$ 300 a R$ 1.500 reais. No final do ano os 6 policias que apreenderam o maior número recebem premio extra de R$ 20 mil cada um”, disse Flávio Dino.
O governador Flávio Dino, aproveitou o evento para acabar com especulações em relação a mudança no comando do Sistema de Segurança Pública do Maranhão. Após ressaltar a confiança e trabalho de Jefferson Portela ratificou sua permanência na Secretaria de Segurança, e completou dizendo que ele só não continua na pasta, se não quiser. Em tom descontraído, Dino lembrou o sonho do secretário em ser candidato à Prefeito de Chapadinha, seu município de origem. Situação em que precisaria deixar a pasta, mas essa é uma decisão apenas de Jefferson Portela, que continua em alta com o governador.