Flávio Dino mostra coerência política em entrevista na GloboNews

 

flavio
Entrevista de Fávio Dino (Governador do Maranhão), na GloboNews/Foto: Reprodução

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), voltou ocupar espaço na imprensa nacional para falar sobre atual conjuntura política nacional e sua gestão no estado. Conhecido pela firmeza, coerência política e ideológica o governador não economizou nas críticas a algumas medidas inicias adotadas pelo governo Bolsonaro.

Ele também propôs alternativa para o combate a violência no país e defendeu uma reforma da previdência que não penalize os mais pobres.

Abaixo a entrevista na GloboNews ao Jornalista Mário Sergio Conti.

Governo apoia e Fábrica de Ração é inaugurada no Maranhão

 

frango
Fábrica de ração da empresa Frango Americano/Foto: Reprodução

Nesta semana foi inaugurada a fábrica de ração da empresa Frango Americano no município de Vargem Grande. Foram investidos R$ 10 milhões no empreendimento, que vai auxiliar no fomento da cadeia produtiva da avicultura na região Leste do Maranhão.

A fábrica vai abastecer aviários da Frango Americano no Estado e seu processo de produção deve inaugurar, em breve, um abatedouro no município de Coroatá.

A fábrica de ração faz parte dos investimentos anunciados pelo programa Mais Avicultura, lançado em 2015 pelo Governo do Estado, que tem por objetivo viabilizar maior competitividade ao Maranhão no mercado nacional e impulsionar a instalação e ampliação de mais empreendimentos no estado.

Com capacidade inicial para alimentar 2 milhões de aves, – número que deve dobrar dentro de pouco tempo – o empreendimento gerou mais de 125 empregos diretos e indiretos. Segundo o diretor da Frango Americano, Evandro Watanabe, a Seinc foi uma das maiores articuladoras para o desenvolvimento do setor avícola no Estado.

Para o prefeito de Vargem Grande, Carlinhos Barros o empreendimento tem mais de um viés em prol do desenvolvimento do Estado. “Primeiro, ele gera emprego. Em segundo lugar, uma indústria desse porte produz alimento. Graças à Frango Americano o custo do frango baixou muito na região, impactando nas refeições diárias dos alunos de Vargem Grande”, frisou.

Evandro Watanabe ainda acrescentou que “A Frango Americano tem 48 anos no mercado. É a maior empresa do Norte e Nordeste do país no ramo da avicultura. Temos atividades no Piauí, Tocantins, Pará e Maranhão. Mas devo acrescentar que a nossa meta em crescimento na avicultura é o Estado do Maranhão”.

Chapa de Erlânio Xavier mostra força e deverá vencer eleição na FAMEM

 

prefeitos 1
Erlânio Xavier cumprimentado pela deputada eleita Cleide Coultinho, viúva do ex-deputado e prefeito, Humberto Coutinho/Foto: Reprodução

Cerca de 130 prefeitos participaram na noite de quarta-feira (16), em São Luís, da reunião da chapa “Humberto Coultinho”, encabeçada por Erlânio Xavir, prefeito de Igarapé Grande. Entre os apoiadores, vários mandatários de municípios grandes, entre eles: São Luís, Timom, Barra do Corda, Presidente Dutra e São Luís.

prefeitos
Prefeitos Luciano leitoa (Timon), Fábio Gentil (Caxias) e Edivaldo Holanda Jr. (São Luís)

Em conversa com jornalistas, antes do evento, Erlânio disse que sua candidatura à Famem, tem o propósito de construir uma federação nova, mais atuante e que sirva, exclusivamente, aos interesses dos municípios. Falou ainda, que espera um entendimento com o atual presidente e candidato à reeleição Cleomar Tema (PSB).

Erlânio Xavier apresenta como propostas básicas para sua gestão: construir a própria sede da entidade na capital e uma subsede em Imperatriz; instalar uma secretaria da Famem em Brasília para agilizar demandas dos prefeitos junto ao governo federal e a bancada maranhense, além de reativar a Escola de Gestão da Famem com o Portal da Transparência para prestação de contas da entidade.

Vereadores marcam presença em audiência sobre Plano Diretor de SL

 

01
Vereadores Raimundo Penha (PDT), Osmar Filho (PDT), Presidente da Câmara Municipal, e Aquiles Andrade da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico

A Prefeitura de São Luís iniciou na última terça-feira (15), a etapa de realizações de audiências públicas que está discutindo a revisão do Plano Diretor da capital maranhense. Realizada no auditório da Faculdade Pitágoras, no turú, é a primeira das nove que acontecerão nos próximos dias. Participam membros do executivo e legislativo municipal e principalmente a população.

O objetivo é debater a reordenação de políticas voltadas para áreas urbanas e rural da cidade, além de garantir acessibilidade, mobilidade, uso racional do uso e
ocupação do solo, habitação, meio ambiente, saneamento básico, entre
outras questões que envolvem o planejamento estratégico do município.

Após a realização das audiências públicas e a formulação do documento com o resultado será encaminhado à Câmara Municipal, onde será objeto de discussão e votação no plenário da Câmara Municipal.

“Na nossa avaliação a cidade precisa avançar e no momento em que o
prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) encaminhar está matéria para o
Legislativo, a gente saberá contribuir para avançar nessa questão. Assim
que esse documento chegar na Câmara, com certeza, daremos total
celeridade ao assunto”, destacou o vereador Osmar Filho, presidente da Câmara.

Vários vereadores participaram da audiência, entre Raimundo Penha (PDT),
Francisco Chaguinhas (PP), Ricardo Diniz (PRTB), Honorato Fernandes (PT), Babara Soeiro (PSC), Estevão Aragão (PSDB) e Joãozinho Freitas
(PTB).

Para Othelino MA-315 é exemplo que a dedicação à política vale a pena

 

nael reis
Foto: Nael Reis

Esta semana o governador Flávio Dino fez a entrega da MA-315, rodovia muito importante para o desenvolvimento do turismo e economia do Maranhão. Entre os presentes um dos mais destacados foi o deputado Othelino Neto (PCdoB), Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.

A rodovia faz parte da Rota das Emoções que inclui os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, num trajeto cheio de belezas naturais.  Agora toda a região dos Lençóis Maranhenses está integrada à rota do turismo brasileiro. São 38 quilômetros de asfalto e bloquetes, que respeitam os aspectos naturais da região. Por isso, é a primeira ecorodovia do Maranhão.

Prefeitos, vereadores e moradores da região, além de deputados estaduais liderados pelo Presidente Othelino, entre eles, Ana do Gás (PCdoB), Zé Inácio (PT) e Marcos Caldas (PTB), prestigiaram a entrega da rodovia que era um sonho na região transformado em realidade. Também participou o deputado federal e senador eleito Weverton Rocha (PDT).

othelino
Othelino Neto (Presidente da Assembleia falando da importância da obra)/Foto: Reprodução

“Sem dúvidas, é uma das estradas com as paisagens mais bonitas que já tive a oportunidade de ver e ainda coloca Paulino Neves na rota do Turismo do Brasil, melhorará a economia do município, gerará empregos e a população viverá melhor”, avaliou o Presidente Othelino.

Othelino Neto disse ainda que a obra entregue é exemplo de como a dedicação à política vale a pena.

Com investimentos superiores a R$ 9 milhões, além de drenagem superficial e sinalização vertical e horizontal, a rodovia passa proporcionar mais segurança e conforto para os turistas que visitam o local. A cidade recebeu ainda 10km de calçamento, entre perímetro urbano e povoados, graças à parceria com a empresa Ômega.

Eleição na Famem: Erlânio Xavier reúne hoje prefeitos em São Luís

 

famem
Foto: Reprodução

A eleição da FAMEM (Federação dos Municípios do Maranhão), acontecerá no próximo dia 30 de janeiro, e terá dois candidatos aliados do Palácio dos Leões. Apesar de haver forte disseminação de informações atribuindo ao governador Flávio Dino, preferencia por um dos candidatos, ele já avisou mais de uma vez que não se envolverá no pleito.

erlanio
Erlânio Xavier (Prefeito de Igarapé Grande)

Nesta quarta-feira (16), o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), candidato de oposição ao atual presidente da entidade Cleomar Tema (PSB), de Tuntum, está prometendo reunir dezenas de prefeitos em São Luís, em ato que acontecerá no Rio Poty Hotel, na Ponta D’Areia. Nos bastidores não se fala em outra coisa, uma vez que o evento deverá mostrar o potencial e a dimensão do notório crescimento de Erlânio Xavier.

Faltando menos de 15 dias para eleição, pelo menos nas redes sociais e blogs a temperatura da disputa está em alta. Os candidatos intensificaram a campanha e vários prefeitos já estão declarando votos, o que não significa que manterão até o dia do pleito.

Dos 217 municípios apenas 190 prefeitos estão aptos a votarem. Desse total, a chapa “Humberto Coutinho”, encabeçado por Erlânio já teria apoio confirmado de algo em torno de 120 votos.

Dep. Othelino Neto segue trabalhando permanência na presidência da AL-MA

 

othelino-neto-13-940x540
Dep. Othelino Neto (PCdoB), Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão/Foto: Reprodução

A posse e eleições no Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas ocorrerão no próximo dia 1° de fevereiro, e marcará o inicio da nova legislatura para o período de 2019-2022.

No Maranhão a solenidade está marcada para iniciar às 9h30, com a posse dos 42 deputados estaduais. Em seguida será realizada a eleição da Mesa Diretora para biênio 2019-2020, que deverá ser rápida em razão de por enquanto não haver outro nome em oposição ao deputado Othelino.

Atual presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), continua firme rumo a permanência à frente do Poder Legislativo do Estado, graças ao ambiente de tranquilidade e boa relação criado entre parlamentares e servidores. Outro aspecto considerado favorável foi o próprio resultado das eleições de outubro.

É aguardar os desdobramentos do processo que terá seu desfecho no próximo dia 1º, e a definição dos cargos da mesa que estão ocorrendo nos bastidores sem atropelos. Por enquanto, não há nenhuma informação de alguma chapa contrária ou nome de oposição ao deputado Othelino Neto.

Polícia já sabe quem são os executores dos prestadores de serviço da CEMAR

 

paço do lumiar
Foto: Reprodução

A polícia poderá prender nas próximas horas os executores dos dois prestadores de serviço da CEMAR, mortos a tiros na manhã desta terça-feira (15), na Rua B, Sítio Natureza, município de Paço do Lumiar, região metropolitana de São Luís.

Segundo o delegado Lucio Reis, titular da Superintendência de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP), os suspeitos de praticarem o crime foram identificados como Pablo Martins Silva, 18 anos, conhecido por “D’Menor” e outro elemento identificado apenas como “Chacal”. Ambos seriam moradores da área onde ocorreu o duplo homicídio.

De acordo com a polícia a motivação do crime foi o corte de energia na casa de uma pessoa ligada ao “D’Menor”. Ainda segundo os primeiros levantamentos, os dois suspeitos seguiram as vítimas logo após a equipe efetuar o corte na residencia. Antes de assassinarem a equipe da Cemar, teria havido uma rápida discussão entre os executores e as vitimas.

Na tarde de hoje duas pessoas ainda foram conduzidas até à SHPP, porem ficou constatado que elas não tiveram envolvimento no crime.

As vítimas eram funcionários da empresa Consórcio Norte, prestadora de serviços da CEMAR, identificados como João Vitor Melo e Francivaldo Carvalho da Silva. Ambos foram executados a tiros quando ainda se encontravam dentro do veículo utilizado no trabalho. Os disparos atingiram as vítimas principalmente na altura da cabeça.

A CEMAR e o Consórcio Norte divulgaram uma nota confirmando e lamentando o fato.

“A Cemar e o Consórcio Norte, empresa prestadora de serviços, informam que irão acompanhar os trabalhos de investigação pelas autoridades policiais do homicídio ocorrido na manhã desta terça-feira (15), em São Luís, vitimando os colaboradores João Victor Melo e Francivaldo Carvalho da Silva.

Cabe esclarecer que a Companhia e o Consórcio Norte irão acompanhar e colaborar com o trabalho de investigação da polícia, que deverá identificar as causas que levaram ao homicídio.

Neste momento as empresas lamentam e se solidarizam com os familiares e estão empenhadas em prestar toda assistência necessária”.