Reforma Administrativa: Assembleia pode ganhar novos deputados

 

zito
José Rolim Filho (Zito Rolim) ex-prefeito de Codó/Foto: Reprodução

É grande a expectativa entre os suplentes de deputado estadual com a reforma administrativa que está sendo feita pelo governador Flávio Dino no Executivo Estadual. 

Novos deputados podem tomar posse nos próximos dias, caso Dino confirme algum parlamentar para integrar o seu secretariado. 

Comenta-se nos bastidores que nomes que se elegeram para a atual legislatura, mas já integraram a equipe do governo e fizeram bom trabalho, podem voltar para comandar alguma pasta. É o caso de Márcio Honaiser (PDT). 

Há também a possibilidade de outros deputados assumirem alguma secretaria. O nome de Ana do Gás (PCdoB) também aparece com força para ocupar alguma pasta no governo. 

Com isso, há a expectativa dos primeiros suplentes em assumir um mandato na Assembleia Legislativa. Ariston (Avante), ligado ao prefeito de Santa Rita Hilton Gonçalo, e Zito Rolim (PDT), ex-prefeito de Codó, podem ser os novos parlamentares do Maranhão. 

Informações Blog Marrapá

Carretas colidem frontalmente na BR 135 área do Campo de Perizes

 

WhatsApp Image 2019-02-13 at 07.59.05 (1)
Acidente em Perizes no trecho de mão dupla da BR 135/Foto: Reprodução

Uma colisão frontal envolvendo duas carretas ocorrida nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (13), no Km 36 da BR 135, resultou na morte de uma pessoa e outra ferida. Segundo a Policia Rodoviária Federal, que está no local, o acidente ocorreu no trecho de mão dupla da rodovia no Campo de Perizes.

As circunstâncias em que ocorreu o acidente ainda não foram divulgados, mas pode ter sido provocado por um buraco na pista. Essa nova ocorrência e gravidade deverá aumentar as queixas e protestos em relação a duplicação da BR 135 e as condições deploráveis em que se encontra. A rodovia é o único acesso por terra à capital do Maranhão.

DzNbvnVXgAQd2OQ
Reunião da Bancada Maranhense em Brasília com representantes do DNIT, terça-feira (12)/Foto: Reprodução

Nesta semana, a bancada maranhense em Brasília voltou se reunir com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), para cobrar do governo federal providências para recuperação das rodovias federais no estado. Na BR 135 um dos trechos mais deteriorados é entre Miranda e São Mateus.

Gov. Flávio Dino deve anunciar mais três mudanças em sua equipe

 

equipe
Governador Flávio Dino deve concluir mudanças na sua equipe ainda esta semana/Foto: Reprodução

O governador Flávio Dino deve fazer mais três mudanças na sua equipe de governo.

Depois de anunciar o advogado Rodrigo Lago como o novo secretário de Articulação Política e Comunicação, o ex-deputado Rogério Cafeteira no Esportes e a engenheira Fabiola Ewerton Mesquita na presidência da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Dino deve contemplar o PP e o PR com secretarias.

Segundo apurou o blog, o PP pode ficar com a secretaria de Meio Ambiente – já que perdeu o Esportes – e o PR deve emplacar o novo titular da Agricultura.

Na secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), o PDT deve indicar o novo secretário.

Na secretaria de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) já é dado como certo o deputado federal Rubens Jr.

Do Blog do Jhon Cutrim

Rogério Cafeteira garante grande trabalho na Secretaria de Esporte

 

rogerio e flavio
Governador Flávio Dino e Rogério Cafeteira o novo Secretário de Esporte do Maranhão/Foto: Reprodução

O ex-líder do governo Flávio Dino na Assembleia, Rogério Cafeteira (DEM)), será o novo titular da Secretaria de Esportes do Estado. O anúncio foi feito nesta terça-feira (12), nas redes sociais pelo próprio governador, que fez questão de ressaltar o grande trabalho de Rogério na defesa do seu governo.cafeteira

Flávio Dino anuncia Rodrigo Lago para comandar a SECAP

 

lago
Rodrigo Lago na Secretaria de Comunicação e Articulação Política (Secap)/foto: Reprodução

O governador Flávio Dino anunciou nesta segunda-feira (11), mais um nome para sua equipe como havia informado na última sexta-feira (8). O advogado Rodrigo Lago comandará a Secretaria de Comunicação e Articulação Política (SECAP).

RODRIGO

O governador anunciou a mudança na sua conta no twitter. Rodrigo Lago estava à frente da Secretaria de Transparência e Controle. Também nas redes sociais o deputado federal Marcio Jerry, antes titular da SECAP, parabenizou Rodrigo Lago.

Marcio e Lago

Flávio Dino diz que Portela só não continua na Segurança se não quiser

 

portela
Jefferson Portela (Secretário de Segurança) e o governador Flávio Dino/Foto: Reprodução

Em solenidade na manhã desta segunda-feira (11), no Palácio dos Leões, Policiais Civis e Militares que mais apreenderam armas em 2018, no âmbito do Programa Pacto Pela Paz, foram premiados.

A experiência do Maranhão, no combate à violência através do Pacto Pela Paz, ao contrário da proposta do governo Bolsonaro de armar a população, tem objetivo de estimular a polícia e retirar armas de fogo das ruas.

“Cada arma apreendida representa uma premiação de R$ 300 a R$ 1.500 reais. No final do ano os 6 policias que apreenderam o maior número recebem premio extra de R$ 20 mil cada um”, disse Flávio Dino.

O governador Flávio Dino, aproveitou o evento para acabar com especulações em relação a mudança no comando do Sistema de Segurança Pública do Maranhão. Após ressaltar a confiança e trabalho de Jefferson Portela ratificou sua permanência na Secretaria de Segurança, e completou dizendo que ele só não continua na pasta, se não quiser. Em tom descontraído, Dino lembrou o sonho do secretário em ser candidato à Prefeito de Chapadinha, seu município de origem. Situação em que precisaria deixar a pasta, mas essa é uma decisão apenas de Jefferson Portela, que continua em alta com o governador.

Terminais garantirão ligação 24 horas entre São Luís e Alcântara

 

porto
Terminal Ponta d’Areia em São Luís./Foto: Gilson Teixeira
porto alcantara
Terminal Independência em Alcântara/FotoReprodução

Aprovado pelo atual governador Flávio Dino a construção dos Terminais Portuários ligando São Luís à cidade de Alcântara vai mudar radicalmente o transporte entre as duas regiões.

Aguardado há décadas, a obra vai garantir o transporte de passageiros e de cargas 24 horas por dia, para escoamento da produção, encurtando em mais de 200 quilômetros o trajeto entre São Luís e a Baixada Maranhense.

Os Terminais Portuários terão cais flutuantes capazes de receber embarcações, independentemente das tábuas de marés, que atualmente só permitem a navegação no período da cheia.

O Cais da Praia Grande, reformado recentemente pelo Governo do Maranhão, é o único terminal hidroviário que oferece viagens para Alcântara na capital maranhense. Conta com quatro embarcações. Atualmente, são duas viagens por dia, transportando 398 passageiros. Ou 11.935 por mês.

Também há as embarcações do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA) que realizam o transporte diário de 246 militares.

Com a implantação dos Terminais Portuário na Ponta d’Areia, em São Luís e do Terminal Independência, em Alcântara, estima-se a realização de 24 viagens por dia, com embarcações saindo a cada 1 hora, transportando 3.312 passageiros diariamente.

Em São Luís, o Terminal da Ponta d’Areia será construído em uma área próximo ao Espigão Costeiro e contará com área de 6.954,46 m² com capacidade para sete embarcações grandes e 16 pequenas.

Já o Terminal Independência construído em Alcântara será na localidade Sítio da Independência, com área construída de 4.177,52 m².

Dep. Marco Aurélio comemora Bonificação no ENEM para estudantes do Maranhão

 

marco deputado
Deputado Marco Aurélio (PCdoB)/Foto: Reprodução

O deputado e professor Marco Aurélio (PCdoB-MA), comemorou e publicou nas redes sociais nesta sexta-feira (8), decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Brasília, que garante em caráter liminar a Bonificação no ENEM para estudantes do Maranhão para ingresso na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Aprovada pelo Conselho de Educação Pesquisa e Extensão da UFMA em 2017, ficou determinado que tinha direito a Bonificação de 20% nas notas do Enem, os alunos que tivessem cursado, pelo menos, o último ano do ensino fundamental e todo ensino médio em escolas maranhenses.

Porém o Ministério Público Federal entrou com uma Ação Civil Pública requerendo a suspensão da Bonificação, e a Justiça Federal suspendeu a resolução, que impediu que os estudantes tivessem o acréscimo nas notas já para primeira chamada do SISU 2018.

A Bonificação foi uma das principais causas defendidas por Marco Aurélio durante seu primeiro mandato de deputado estadual. Inicialmente uma luta praticamente solitária, mas que passou contar com apoio de estudantes, professores e principalmente da Universidade Federal do Maranhão, Assembleia Legislativa do Estado, juristas, políticos e vários outros colaboradores.

 

WhatsApp Image 2019-02-08 at 17.03.11

WhatsApp Image 2019-02-08 at 17.03.09

WhatsApp Image 2019-02-08 at 17.03.11 (1)

WhatsApp Image 2019-02-08 at 17.03.13